Procurar
Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS por Andy_Devil Ter 07 maio 2024, 8:43 pm
» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm
» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm
» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am
» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm
» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm
» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm
» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm
» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am
» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am
» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm
» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm
» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am
» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am
» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
+10
japadk
joeycaruzo
scorpion
flpstr
evertonalmada
Matheus290
Nenoboy
airton
www86
madcat1990
14 participantes
Fórum DingooBR :: <> DINGOO TECHNOLOGY / DINGOO DIGITAL / GEMEITECH <> :: • DINGOO A320 / A330 DT :: Nativo :: Tutoriais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Introducao
Neste tutorial irei explicar basicos de C, e o que precisam para comecar a programar em C.
Eis o que vao precisar:
- Notepad++(11mb)
- Meu template(5Kb)
- Coragem, que isto nao e para os fracos de coracao
Preparando isto tudo
Sei que estao fartos de copiar, instalar e etc.. mas confiem em mim, acaba neste tutorial, e temos muitos menos passos agora
por isso, comecemos!
- Instala o Notepad++
- Baixa o meu template
- Extrai o template na raiz do teu disco, para ficar assim:
- Código:
C:
|--Cygwin
|--Program Files
|--Template
|--font.tga
|--Makefile
|--main.c
|--Windows
- Feito!
Como programar em C
Finalmente a parte que todos estavam a espera!
*ahem* eis parte do ficheiro main.c:
- Código:
#include <stdlib.h> //Livraria principal de C, precisamos disto em todos os projectos C
#include <stdio.h> //Input/Output de ficheiros, apaga isto se nao usares ficheiros
#include <string.h> //Strings/texto, apaga isto se nao usares texto
#include <stdbool.h> //Booleanos, apaga isto se nao usares
#include <stdint.h> //Varios tipos adicionais de inteiros para poupar memoria e etc...
// Aqui comecam dependencias recomendadas para compilar no Dingoo
#include <dingoo/ucos2.h>
#include <dingoo/entry.h>
#include <dingoo/jz4740.h>
#include <jz4740/emc.h>
#include <jz4740/cpm.h>
#include <jz4740/cpu.h>
// Fim das dependencias recomendadas
// Livrarias SML para nos facilitar a vidinha
#include <sml/graphics.h> // Para Graficos
#include <sml/display.h> // Para aparecerem as coisas no ecra
#include <sml/control.h> // Para detectar quando os botoes foram pressionados
C, como em todas as linguagens, tem funcoes e livrarias, livrarias estas que podem tanto estar num ficheiro .h ou num ficheiro .c
Nestas livrarias geralmente sao incluidas funcoes, procedimentos, e declaracoes de novos tipos de variaveis.
O que estao a ver acima, sao declaracoes de dependencias. Basicamente dizendo que o nosso programa precisa do codigo daqueles ficheiros tambem.
eis a sintaxe:
- Código:
#include <nomedoficheiro.extensao>
Eu ate entrava mais nisto, mas por agora nao!
Variaveis
O que sao variaveis?
Variaveis sao basicamente onde guardamos a informacao que sera processada. Esta informacao pode ir deste 0 ou 1, ate uma imagem.
Mas ja que estamos numa linguagem de baixo nivel, nao esperem esse tipo de facilidades
Eis alguns tipos de variaveis que possam ser vos uteis:
- Código:
int - numeros que vao deste -2,147,483,648 ate' +2,147,483,647
bool - Booleano, basicamente valores TRUE e FALSE e nada mais
char - caracter, nao um conjunto de caracteres, 1 so' caracter!
float - como int, mas podemos usar decimais
e eis a sintaxe de como declarar variaveis em C:
- Código:
int inteiro;
bool booleano;
char caracter;
float milhas;
Como podem reparar, temos basicamente, o tipo de variavel, seguindo de o nome da variavel. E para finalizar, um ponto e virgula
Mas tenham cuidado!! Nomes de variaveis tem regras!!
Eis as regras:
- Nao podem comecar por numeros (Ex : 34Var)
- Nao podem ter nomes repetidos (Ex : Declarar duas vezes a variavel dingoo)
- Nao podem ter nomes de funcoes ou tipos (Ex : nao podem declarar uma variavel chamada "int" )
- Nao podem ter caracteres especiais (Ex : %#@+Var)
- Esta nao e exactamente uma regra obrigatoria, mas ajuda.. Deem nomes que fazem sentido as vossas variaveis, evitem usar nomes como "LOL" "ROFL" etc.. usem coisas que fazem sentido como "Alunos" "Tempo".
Agora... No template, temos umas variaveis especiais... e estas sao:
- Código:
gfx_font* appFont = NULL; // Variavel para a font que vamos usar para apresentar texto
display* appDisplay = NULL; // Memoria do ecra, usado para mostrarmos no ecra as coisas
bool appRunning = true; // isto e' uma variavel que e' usada para manter o programa num ciclo constante,
// Fazendo com que este nao se feche assim que for aberto! :)
- Código:
bool appRunning = true;
Temos uma variavel que e' booleana, chamada "appRunning" cujo valor inicial e' TRUE, e para finalizar, claro, um ponto e virgula
>>>>NO FIM DE CADA FUNCAO OU OPERACAO EM C TEM DE POR UM PONTO E VIRGULA;<<<<
Agora, antes desta booleana, temos 2 tipos desconhecidos:
- Código:
gfx_font* appFont = NULL; // Variavel para a font que vamos usar para apresentar texto
display* appDisplay = NULL; // Memoria do ecra, usado para mostrarmos no ecra as coisas
Estes 2 tipos tem cada um deles um uso.
gfx_font - Para carregarem tipos de letra para a memoria. Neste caso, mais a frente no programa, carregamos para esta variavel o ficheiro "font.tga" e usamos como tipo de letra!
display - e' aqui onde e' guardado tudo o que nos queremos apresentar no ecra. Basicamente, fazemos as operacoes todas, alteramos a imagem, e guardamos nesta variavel, ela depois e' mandada para o ecra usando a funcao :
- Código:
display_flip(appDisplay);
Operacoes com variaveis
Antes de comecar, em C, usa-se o sinal de "=" para atribuir valores. No entanto!! Se usarmos dois "==" estamos a comparar valores!! Por isso tenham cuidado!
Agora, vou dar-vos uns exemplos de operacoes e vou explicar o que cada um faz!
- Código:
int num = 0;
num = 1;
num++;
num = num + 3;
num = num - 3;
num--;
int num = 0;
Criei uma variavel integer chamada "num" e atribui-lhe o valor de 0.
num = 1;
Variavel integer ja foi criada! Estou a alterar o valor de 0 para 1.
Nota que, tens sempre de criar a variavel antes de a poder usar. e se vais comparar, precisas de lha atribuir ja um valor!
num++;
Isto basicamente adiciona 1 para a variavel (Se o valor dela for 1, 1+1=2, se o valor for 2, 2+1=3, e etc...).
Nota que, para isto funcionar direito, temos de declarar uma variavel com valor inicial, como o exemplo acima.
num = num + 3;
Com isto, pegamos no valor corrente da variavel "num", somamos com 3, e atribuimos o total 'a variavel "num"
Imaginemos que Num = 5, isto ira atribuir o valor de 8 'a variavel "num"
num = num - 3;
Com isto, pegamos no valor corrente da variavel "num", subtraimos com 3, atribuimos o total 'a variavel "num"
Imaginemos que Num = 5, isto ira atribuir o valor de 2 'a variavel "num"
num--;
Isto basicamente subtrai 1 da variavel (Se o valor dela for 3, 3-1=2, se o valor for 2, 2-1=1, e etc...).
Nota que, para isto funcionar direito, temos de declarar uma variavel com valor inicial, como o exemplo acima.
Bem, camaradas Dingooeiros, por agora e' tudo. Esperem mais tutoriais. Mas se no entanto tiverem duvidas, postem e irei responder
Outravez, quero feedback, se gostaram ou nao, postem e dem me as fossas opinioes! Elas sao muito importantes para mim!
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Ow muito bom isso relembrando minhas velhas aulas de c++ ^^
Manda mais que tá melhor que meu professor para explicar.
Isso deve estar te dando um trabalhão^^
Manda mais que tá melhor que meu professor para explicar.
Isso deve estar te dando um trabalhão^^
www86- User Level V
- Avisos :
Mensagens : 1267
Data de inscrição : 02/09/2010
Idade : 38
Localização : Ubá-MG
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Ótimo trabalho lusitano!
Apenas para contribuir, baixem um codigo fonte de algum emulador para Dingoo para ver como a linguagem (C++) funciona. Parece complicado, mas depois de entender a estrutura, o cara vai embora.
Sabe o que seria interessante, no futuro? Explicar sobre ponteiros e memória. Creio que isso seja um dos pontos mais importante da linguagem.
Apenas para contribuir, baixem um codigo fonte de algum emulador para Dingoo para ver como a linguagem (C++) funciona. Parece complicado, mas depois de entender a estrutura, o cara vai embora.
Sabe o que seria interessante, no futuro? Explicar sobre ponteiros e memória. Creio que isso seja um dos pontos mais importante da linguagem.
airton- User Level I
- Avisos :
Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/11/2010
Idade : 41
Localização : Joinville/SC/Brasil
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
@Airton : Tudo a seu tempo
@www86 : Haha obrigado pelo elogio
da' um trabalhao, sim, mas quero ver mais gente a programar po' dingoo
@www86 : Haha obrigado pelo elogio
da' um trabalhao, sim, mas quero ver mais gente a programar po' dingoo
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Tem tutorial para Programar no GEMEI A330??
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
nao tenho um gemei 330. Por isso..desculpa mas nao
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Poutz pq já faz tempo que o SDK do GEMEI saiu...
e queria tentar portar alguma coisa pra ele...
Mas não tenho conhecimento pra fazer uma empreitada desse porte...
Gostaria de saber onde esse pessoal aprende essas façanhas... se tivesse uma ajuda sei lá acho que talvez consiga alguma coisa...
Mas vlw mesmo assim
^^
e queria tentar portar alguma coisa pra ele...
Mas não tenho conhecimento pra fazer uma empreitada desse porte...
Gostaria de saber onde esse pessoal aprende essas façanhas... se tivesse uma ajuda sei lá acho que talvez consiga alguma coisa...
Mas vlw mesmo assim
^^
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Arranja me um Gemei 330 e ai falamos
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Cara, isso é tão fácil quanto o MMFD2! XD
Dar nomes a variáveis (Alterables Values)
Booleanos (Flags)
num = num + 1 (Set Alterable Value "Num" to value: Alterable Value "Num" value + 1)
É muito parecido! Aposto que pra posicionar uma imagem, por exemplo de 32x32, para centralizar seria Position X = 16, Position Y = 16
XD
Certo?
Cara, continue com os tutos! To curtindo! Vou pegar os livros e apostilas com meu amigo para aprender mais!!! *-------*
Dar nomes a variáveis (Alterables Values)
Booleanos (Flags)
num = num + 1 (Set Alterable Value "Num" to value: Alterable Value "Num" value + 1)
É muito parecido! Aposto que pra posicionar uma imagem, por exemplo de 32x32, para centralizar seria Position X = 16, Position Y = 16
XD
Certo?
Cara, continue com os tutos! To curtindo! Vou pegar os livros e apostilas com meu amigo para aprender mais!!! *-------*
Matheus290- Administrador
- Avisos :
Mensagens : 1441
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 31
Localização : SP
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Ótimo tutorial, valeu mesmo. Tenho uma dúvida, como instalar e configurar o SDK para desenvolver no UBUNTU? Se puder dar umas dicas agradeço!
evertonalmada- User Level Zero
- Avisos :
Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/08/2011
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Já fiz isso o problema é portar um programa
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
nossa deu até sono
scorpion- User Level VI
- Avisos :
Mensagens : 2277
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : San Diego
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
scorpion escreveu:nossa deu até sono
Pior que é verdade então ->
joeycaruzo- User Level VI
- Avisos :
Mensagens : 1635
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 27
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Por favor, sem flood.
Matheus290- Administrador
- Avisos :
Mensagens : 1441
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 31
Localização : SP
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
bom, pelo qeu eu percebi o tutorial sera de C e nao C++, estou correto?
Me pareceu muito bem explicado, parabens.OU talves seja porque ja estou na faculdade e estou aprendendo C ... malditos ponteiros.
Me pareceu muito bem explicado, parabens.OU talves seja porque ja estou na faculdade e estou aprendendo C ... malditos ponteiros.
japadk- User Level I
- Avisos :
Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/06/2011
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Sim é Cjapadk escreveu:bom, pelo qeu eu percebi o tutorial sera de C e nao C++, estou correto?
Me pareceu muito bem explicado, parabens.OU talves seja porque ja estou na faculdade e estou aprendendo C ... malditos ponteiros.
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Cara, parabéns pelo tutorial.. me motivou mesmo a comprar um Dingoo.. Programo desde os 7 anos de idade.. e, desde já tive interesse em aprender cada vez mais novas linguagens, e a sua me motivou a aprender C e, também à desenvolver para esse console tão pratico!.. Estou à espera da parte 3 .. Vlw e parabéns.. haha!
Tarikbc- User Level Zero
- Avisos :
Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/01/2013
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Infelizmente ele não vai fazer a parte 3. Pois já faz mais de 1 ano que ele fez esse tutorial. É uma pena.
E cara, se você curte programação e quer comprar um aparelho portátil, esqueça o Dingoo. Procure um aparelho com Android (como o JXD). Pois o Android, além de ser mais potente que o SO do Dingoo, é Open Source. Sem falar que aparelhos com Android muita gente tem, já o Dingoo, só o pessoal que teve a sorte de não ter o Dingoo quebrado/queimado/roubado.
E cara, se você curte programação e quer comprar um aparelho portátil, esqueça o Dingoo. Procure um aparelho com Android (como o JXD). Pois o Android, além de ser mais potente que o SO do Dingoo, é Open Source. Sem falar que aparelhos com Android muita gente tem, já o Dingoo, só o pessoal que teve a sorte de não ter o Dingoo quebrado/queimado/roubado.
Matheus290- Administrador
- Avisos :
Mensagens : 1441
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 31
Localização : SP
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Então cara, eu comprei um aparelho android ano passado,e sou realmente apaixonado por jogos antigos da nintendo, atari, etc.. desde a metade de 2012, venho programando para meu aparelho, não em C, mais em um app desenvolvido pela google, AppInventor, que inclusive, é muito bom, e pratico.Gostei bastante do dingoo, pois além de emular uma variedade enooorme de jogos antigos, tem botões físicos, algo que o android não tem, e que melhora bastante na jogabilidade, pois parece que você está jogando mesmo no bom e velho console..
Tarikbc- User Level Zero
- Avisos :
Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/01/2013
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Tarikbc escreveu:Então cara, eu comprei um aparelho android ano passado,e sou realmente apaixonado por jogos antigos da nintendo, atari, etc.. desde a metade de 2012, venho programando para meu aparelho, não em C, mais em um app desenvolvido pela google, AppInventor, que inclusive, é muito bom, e pratico.Gostei bastante do dingoo, pois além de emular uma variedade enooorme de jogos antigos, tem botões físicos, algo que o android não tem, e que melhora bastante na jogabilidade, pois parece que você está jogando mesmo no bom e velho console..
Conhece JXD e Yinlips?
tiagao_extremo- Master User
- Avisos :
Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Acabei de ver.. porque a pergunta?
Tarikbc- User Level Zero
- Avisos :
Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/01/2013
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Tarikbc escreveu:Acabei de ver.. porque a pergunta?
É que são portáteis que rodam Android nas suas versões 2.3, 4.0 e 4.1. Você comentou a preferência por programar para o dingoo pela presença de botões físicos, o que os aparelhos da JXD e Yinlips tem. Eu já tive um dingoo, o qual me desfiz para entrar no mundo do android, e o desempenho deles tanto em questão de botões e direcionais como em emuladores é muito superior ao Dingoo. E os modelos mais simples você encontra a partir de 135 reais, então é algo a se considerar.
tiagao_extremo- Master User
- Avisos :
Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Ah cara, valeu por comentar ae, mais eu ja tenho 2 aparelhos androids, não estou muito afim de ter mais um, queria mesmo é entrar para o mundo do dingoo, experimental algo diferente.. para você que ja teve um, oque você achou?, a qualidade da carcaça dele é boa(se botões emperram, etc)e se você achou que valeu a pena ter comprado um.. Abraço!
Tarikbc- User Level Zero
- Avisos :
Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/01/2013
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Tarikbc escreveu:Ah cara, valeu por comentar ae, mais eu ja tenho 2 aparelhos androids, não estou muito afim de ter mais um, queria mesmo é entrar para o mundo do dingoo, experimental algo diferente.. para você que ja teve um, oque você achou?, a qualidade da carcaça dele é boa(se botões emperram, etc)e se você achou que valeu a pena ter comprado um.. Abraço!
fica no android mesmo pq dingoo e meio limitado na emulação
ripman- Administrador
- Avisos :
Mensagens : 2918
Data de inscrição : 19/03/2011
Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)
Tarikbc escreveu:Ah cara, valeu por comentar ae, mais eu ja tenho 2 aparelhos androids, não estou muito afim de ter mais um, queria mesmo é entrar para o mundo do dingoo, experimental algo diferente.. para você que ja teve um, oque você achou?, a qualidade da carcaça dele é boa(se botões emperram, etc)e se você achou que valeu a pena ter comprado um.. Abraço!
Cara, comprei meu Dingoo em 2009 pelo Mercado Livre e paguei R$ 300,00 nele. Me arrependo até hoje, mas tudo bem. Durante 2009 e 2010 ele foi muito útil, mas depois eu vi que as limitações dele não poderiam ser contornadas. A carcaça dele é razoável, os botões são bons, algumas pessoas tem problema com o L e o R, mas como usava pouco os meus nunca deram problema, e o direcional nunca consegui jogar jogos de luta bem nele. Substitui por um jxd S602 e não me arrependo. Eu queria um aparelho que emulasse super nintendo e psx, e isso esse aparelho faz de forma perfeita. Outro problema do Dingoo é que como ele não é mais fabricado, ele está sendo vendido até bem caro, e o hardware dele não justifica o investimento feito, mas se é o que você realmente quer, escolha aquele que vá te divertir mais.
tiagao_extremo- Master User
- Avisos :
Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)
» [Tutorial] Converter roms CPS2 para rodar no Nativo
» [Nativo] Jogos do Dingoo A320 (CPS-1, CPS-2 & Neo-Geo)
» Letras de música no seu Dingoo ! (Nativo)
» Temas para Sistema Nativo do Dingoo
» [Tutorial] Converter roms CPS2 para rodar no Nativo
» [Nativo] Jogos do Dingoo A320 (CPS-1, CPS-2 & Neo-Geo)
» Letras de música no seu Dingoo ! (Nativo)
» Temas para Sistema Nativo do Dingoo
Fórum DingooBR :: <> DINGOO TECHNOLOGY / DINGOO DIGITAL / GEMEITECH <> :: • DINGOO A320 / A330 DT :: Nativo :: Tutoriais
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos