Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Qui 04 maio 2023, 2:33 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


Etapas na importação de uma encomenda internacional

2 participantes

Ir para baixo

Etapas na importação de uma encomenda internacional  Empty Etapas na importação de uma encomenda internacional

Mensagem por tardino Sáb 27 Set 2014, 5:53 pm

Olá galera , encontrei essa informações pela net e achei interessante pra galera desse fórum .

Dá pra imaginar em quantos lugares uma encomenda internacional passa até chegar as mãos do destinatário? Eu não imaginava até trabalhar com COMEX, e me surpreendi quando me deparei com isto no dia a dia do meu trabalho.

Vou listar e explicar o caminho das encomendas despachadas via serviço postal (USPS, China Post..). Courier é bem mais simples, e atípico, portanto explico em outra oportunidade.

* Lembrando que toda encomenda despachada por serviço postal chegará a sua casa por um agente dos Correios. Caso seja Courier chegará com algum agente da empresa contrata, como FedEx, UPS, DHL..)

Etapas:

1- Remetente deixa encomenda no serviço postal.

2- Encomenda pega avião rumo ao país de destino. O tempo que demora para a encomenda sair do país de origem varia de acordo com a modalidade de envio (First Class, Priority, Express). Quanto mais cara a modalidade mais rápido a encomenda sai do país de origem. Acesse aqui para ler mais sobre modalidades. Em geral encomendas dos EUA saem em até 7 após a postagem, até mesmo as de modalidade mais baratas. Já da China o envio é mais demorado, teve encomenda minha que demorou 2 semanas para sair de lá.

É normal avião de carga passar em vários países numa mesma rota, isto porque ele deixa e pega novas encomendas; com isto o tempo para o voo chegar ao país de destino acaba se estendendo.

3- Assim que o voo chega ao país de destino a encomenda é de responsabilidade da alfândega. Uma curiosidade é que você pode morar no Nordeste e sua encomenda ir para a alfândega de Curitiba. Isto porque o que define em qual alfândega sua encomenda irá passar não é o estado que você mora e sim o tipo de encomenda. Encomendas pequenas e de baixo valor declarado vão para Curitiba; encomendas de tamanho pequeno ou médio, e com valor declarado acima de 50 dólares vão para alfândega do Rio de Janeiro; e encomendas com valor declarado alto (próximo de 500 dólares ou acima) vão para alfândega de São Paulo.

4- Independente de qual alfândega vá o processo é o mesmo para todas. Primeiro a encomenda vai para a Unidade de Tratamento Internacional, “carinhosamente” apelidada pelos importadores de UTI; isto porque é nesse momento que o destino da encomenda será decidido. A decisão de qual encomenda será taxada e qual não será é por amostragem, ou seja, o fiscal da alfândega tem que escolher X quantidades de encomendas que vão para o canal vermelho. Por isso é importante que as caixas das encomendas sejam menores e mais discretas possível, porque quanto maior a caixa e mais diferente mais chamativa para os fiscais. Canal, que citei acima, é uma denominação que se refere a situação da encomenda. Existem dois canais: o verde (entrar no país sem ser taxado) e o vermelho (possível taxação).
O verde é quando sua encomenda já passou pela amostragem do fiscal e não foi escolhida para o canal vermelho, então a próxima etapa da encomenda é ir para um CEE (Centro de Entrega de Encomenda).
Caso a encomenda seja escolhida pelo fiscal para passar pelo canal vermelho é quase que certo que será taxada – cerca de 90% da encomendas que caem no canal vermelho são taxadas. No canal vermelho há o GEARA (Gerência de Atividades do Recinto Alfandegário), lá outros fiscais analisam detalhadamente cada encomenda que caiu no canal vermelho. O que é analisado:

- produtos químicos, remédios e alguns suplementos são barrados e não podem entrar no Brasil.

- se haverá taxação. Apenas encomendas de pessoa física para pessoa física, com valores inferiores a 50 dólares (produto + frete), e marcado como gift tem por lei isenção total de taxas; outras encomendas que não se enquadram nisso podem ser taxadas. *Livros, independente do valor, também não podem ser taxados.

- caso seja necessário o fiscal abrirá a caixa para averiguar melhor a encomenda.

- se o remetente despachar um produto e declarar um valor inferior ao verdadeiro o fiscal pode desconfiar e ver o valor de mercado do produto. E quem terá problema com e receita fiscal será o destinatário da encomenda, que terá que explicar legalmente o motivo do preço real estar diferente do declarado. Ou seja, não adianta comprar um Iphone e pedir para o vendedor declarar como 30 dólares.

As encomendas que caem no canal vermelho levam, aproximadamente, 1 mês a mais para chegar ao destinatário do que as encomendas que caem no canal verde. Taxadas ou não as encomendas que passaram pelo canal vermelho e GEARA vão também para o CEE.

5- No CEE as encomendas já estão nas mãos dos Correios, e irão para o estado e cidade de destino. Chegando a cidade de destino vão para uma ACF (Agência de Correios Fraquiada), a mais próxima da casa do destinatário. Se a encomenda não foi taxada o próprio agente dos Correios fará a entrega. Se a encomenda foi taxada o destinatário receberá um telegrama informando o valor da taxa e o local de retirada.

Algumas considerações:

- Grande parte das taxas é de 60% do valor do produto + frete. O que define a porcentagem da taxa é o tipo de produto e estado destinatário.

- Foi taxado e eles cobraram um valor superior ao que deveria? Você pode se negar a pagar a taxa e recorrer, porém o tempo de uma nova análise é longo (em média 2 meses), isto porque a mercadoria volta ao GEARA.

- Se você for taxado e não retirar a mercadoria em até 3 meses na ACF a encomenda volta ao remetente.

- A alfandega fica de olho em que importa e o que importa, portanto se você importa para revender e sempre em grandes quantidade é possível que um dia receba uma visita da receita para legalizar sua situação perante a Justiça – quem compra para revender precisa abrir uma empresa e pagar impostos ao país.

- os fiscais da alfândega passam por um rodízio períodico, isto para que não ocorram esquemas de proprinas e coisas do gênero.

Espero que tenham gostado do post e que tenham aprendido um pouco mais sobre importação.

fonte : http://compreinagringa.wordpress.com/2013/07/17/etapas-de-uma-encomenda-internacional/
tardino
tardino
Moderador
Moderador

Avisos :
Etapas na importação de uma encomenda internacional  Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Etapas na importação de uma encomenda internacional  Right_bar_bleue

Mensagens : 554
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 44
Localização : Ubatuba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etapas na importação de uma encomenda internacional  Empty Re: Etapas na importação de uma encomenda internacional

Mensagem por tiagao_extremo Sáb 27 Set 2014, 7:52 pm

Interessante. Não conhecia em detalhes toda a burocracia.
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
Etapas na importação de uma encomenda internacional  Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Etapas na importação de uma encomenda internacional  Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos