Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Qui 04 maio 2023, 2:33 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

+2
marcosx
Hagiri
6 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Hagiri Sáb 28 Jul 2012, 5:57 pm

Já se perguntaram o que as siglas dos jogos de seus portáteis retros querem dizer?

Bem para quem tem dúvida sobre o que significa aqui vai um Tutorial:

Informações do Jogo:

[a] ou [PRG#] - Alternativo - Quando o jogo possui versões diferentes.
[b] - Jogo com Problemas.
[BF] - Jogo corrigido.
[c] - Crackeado para possível a emulação.
[f] - Jogo Reparado.
[h] - Jogo alterado do formato Original.
[o] - Jogo com extras sem alterar o original.
[p] - Protótipo de Jogo Original.
[t] - Jogo com Cheats.
[T] - Jogo Traduzido.
[x] - Jogo identificado como alterado.
[!] - 100% livre de erros.

ZZZ_ - Sem Classificação!

Siglas Gerais

(M#) - Multi-Idiomas (# = Numero de Idiomas)
(PAL) - Opção PAL Vídeo.
(???k) - Tamanho do Jogo.

Siglas de Plataformas:

(PC10) - PlayChoice 10 (NES)

[C] - Color GameBoy.
[S] - Super GameBoy.

[M] - Somente Mono (NeoGeo Pocket)

(1) - Japan (Genesis)
(4) - USA (Genesis)
(5) - Somente NTSC (Genesis)
(8 ) - Somente PAL (Genesis)

(BS) - Jogo BS (SNES)
(ST) - Sufami Turbo (SNES)
(NP) - Nintendo Power (SNES)

(Adam) - ADAM Version (Coleco)

Siglas dos Países:

(A) - Austrália
© - China
(E) - Europa
(F) - França
(FN) - Finlândia
(G) - Alemanha
(GR) - Grecia
(HK) - Hong Kong
(I) - Italia
(J) - Japão
(K) - Coreia
(NL) - Holanda
(S) - Espanha
(SW) - Suécia
(U) - Estados Unidos
(UK) - Inglaterra

(PD) - Domínio Público
(Unl) - Unlicensed ou Sem Licença
(Unk) ou (-) - Desconhecido


Última edição por Hagiri em Dom 29 Jul 2012, 9:18 pm, editado 3 vez(es)
Hagiri
Hagiri
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 195
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por marcosx Sáb 28 Jul 2012, 7:13 pm

A sigla dos países eu sabia, mas o resto...
Assim fica mais fácil de encontrar os jogos do jeito que você quer.
Valeu pelas informações
marcosx
marcosx
User Level II
User Level II

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 149
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : Crateria, Zebes

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por omundodogabriel Sáb 28 Jul 2012, 7:29 pm

Legal, também sabia a dos países. Geralmente alguns jogos vem como JUE ou UE ou JU, que são Japão, Estados Unidos e Europa! E as roms com PRG0 no Nes significam o que?
omundodogabriel
omundodogabriel
User Level IV
User Level IV

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 527
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 26
Localização : Unknow

http://gamebots.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Hagiri Sáb 28 Jul 2012, 8:06 pm

Todas as siglas [PRG#] indicam a mesma coisa que o [a], cada letra é uma versão do jogo, é geralmente utilizada pela Nintendo 8bits para designar jogos de edições diferentes do mesmo jogo.

Lembrando que é sempre bom conseguir um jogo com a sigla [!] para saber que ele está rodando perfeitamente.
Hagiri
Hagiri
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 195
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por flpstr Sáb 28 Jul 2012, 8:15 pm

Tópico muito útil Hagiri!
Admito que eu nem sabia de algumas dessas siglas Smile
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por italo Sáb 28 Jul 2012, 9:02 pm

A siglas dos países eu sabia mas do resto... nem passou pela minha cabeça. Mas acho que no lance das versões num deve ter tanta diferença não...
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Hagiri Sáb 28 Jul 2012, 9:08 pm

As versões podem ter fases extras, finais diferentes (ex: Chrono Trigger), e até mudança nas texturas, sprites, diálogo, mapa, jogabilidade, golpes...

Um exemplo de como pode ser diferente é o Super Mario 1 (Diferentes no NES e no Super Mario All Stars)

Essas versões são originais dos games, porém com lançamentos em épocas diferentes...
Hagiri
Hagiri
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 195
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por italo Sáb 28 Jul 2012, 9:11 pm

Hagiri escreveu:As versões podem ter fases extras, finais diferentes (ex: Chrono Trigger), e até mudança nas texturas, sprites, diálogo, mapa, jogabilidade, golpes...

Um exemplo de como pode ser diferente é o Super Mario 1 (Diferentes no NES e no Super Mario All Stars)

Essas versões são originais dos games, porém com lançamentos em épocas diferentes...

É mesmo, tinha me esquecido desses jogos... Se bem que dizem o Super Mario bros. 2 japonês era diferente.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por joeycaruzo Sáb 28 Jul 2012, 9:12 pm

Pelo que eu li em um site, o PGR0/1 servia pra indicar uma diferença de chip do cartucho original.

Já vi roms com [BR], na maioria das vezes eram do Master System, Portados/Localizados pela tectoy.

Isso é interessante. Tenho curiosidade de saber quem criiou esse sistema de organização Razz
joeycaruzo
joeycaruzo
User Level VI
User Level VI

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 1635
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Hagiri Sáb 28 Jul 2012, 10:01 pm

joeycaruzo escreveu:Pelo que eu li em um site, o PGR0/1 servia pra indicar uma diferença de chip do cartucho original.

No Nes, houve autenticação da marca registrada da Nintendo, para que houvesse um controle de qualidade contra falsificação de cartuchos, ganhando uma nova versão, que conhecemos por PRG1.

Algumas mudanças foram sutis em relação à alguns games, como incentivo, houve relançamento de alguns dos títulos do NES! Para introdução desses novos cartuchos, a Nintendo incentivou o mercado dando novos "bônus" para os jogos relançados a fim de atrair o público consumidor, como novas cores, nova tela de save, e mudanças na jogabilidade, para introduzir os cartuchos PRG1 no mercado.

Veja dois exemplos:

Spoiler:
The Legend of Zelda com apenas mudança na tela de abertura e no Save!

Spoiler:
Super Mario Bros 2 com Mudanças na jogabilidade!

A partir dos novos consoles que surgiram: Em seus cartuchos ganharam a sigla [a] para identificar jogos que tiveram novas versões, sejam com modificações, correções ou adições do mesmo! Trazendo consigo mais do que apenas correções e mudanças de cores ou tela, como fases, música, mini-games e etc... (Cito novamente Chrono Trigger e Super Mario AllStars)
Hagiri
Hagiri
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 195
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por omundodogabriel Dom 29 Jul 2012, 4:11 pm

Hagiri escreveu:Todas as siglas [PRG#] indicam a mesma coisa que o [a], cada letra é uma versão do jogo, é geralmente utilizada pela Nintendo 8bits para designar jogos de edições diferentes do mesmo jogo.

Lembrando que é sempre bom conseguir um jogo com a sigla [!] para saber que ele está rodando perfeitamente.
Outra dúvida, eu costumo jogar a ROM do Super Mario Bros 3 [!p]. Pelo que eu li, a exclamação significa livre de erros, porém o P é uma Rom não original, quer dizer que esse tempo todo eu joguei uma versão alternativa?
omundodogabriel
omundodogabriel
User Level IV
User Level IV

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 527
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 26
Localização : Unknow

http://gamebots.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Hagiri Dom 29 Jul 2012, 9:06 pm

omundodogabriel escreveu:
Outra dúvida, eu costumo jogar a ROM do Super Mario Bros 3 [!p]. Pelo que eu li, a exclamação significa livre de erros, porém o P é uma Rom não original, quer dizer que esse tempo todo eu joguei uma versão alternativa?

não... no caso do [p] trata-se ou de um protótipo de Rom Original, ou seja, de uma versão de testes do jogo Original antes do lançamento no mercado... Foi fabricada pela Nintendo, mas não foi lançada no mercado e por isso era considerado uma cópia pirata!

Tenho por exemplo um pack contendo todos os originais do SNES: Incluindo Protótipos (Versões iniciais do Jogo antes do mercado), Betas (Versões Iniciais lançadas para players), Demostrações (Versão de Teste), e Versões com (BS)!

Eu posso utilizar a maioria pois possuo ainda aproximadamente 120 cartuchos de SNES! Incluindo quebrados (porém como os possuo, ainda tenho direito de uso de seus jogos)

As versões Beta e Demostrações geralmente não possuem licença para utilização, pois foram lançadas para que todos pudessem usar, porém os protótipos não se oferecem licenças para sua utilização... em geral consideram o [p] como pirata e não como protótipo! rsrsrs, mas te garanto que são roms mais do que originais!
Hagiri
Hagiri
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Right_bar_bleue

Mensagens : 195
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo! Empty Re: [Tutorial] Como Reconhecer seu Jogo!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos