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[PROJETO] Console movido a SDL
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IVO THE HEDGEHOG
omundodogabriel
Matheus290
joeycaruzo
italo
Rick16
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[PROJETO] Console movido a SDL
Ultimamente tenho visto vários lançamentos de portáteis chineses movidos a android, com um preço razoável, mas qualidade duvidosa. Antigamente existia a GPH que lançou os consoles Wiz e Caanoo que eram verdadeiras máquinas de emulação muito bem montadas, mas com o preço elevado para o que ofereciam. Muito em breve, o GCW Zero será lançado, com o preço de $150, que eu considero caro, levando em conta que existem muitas plataformas melhores atualmente, com até metade desse preço. Mas o que acham de um console portátil movido a emuladores já criados, feitos em SDL, com um hardware bem mais simples, que fizesse o prometido por menos de $50 ? Estou há um mês idealizando um console menor que o GCW Zero, bem parecido com o Gemei A330, com hardware bem mais modesto, movido a ARM, SDL e Linux, e tudo isso por menos de 100 reais. O que acham ? Postem suas opiniões
FLW E VLW
OBS: Título do Tópico Editado pela Moderação
FLW E VLW
OBS: Título do Tópico Editado pela Moderação
Rick16- User Level II
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Data de inscrição : 15/09/2010
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Re: [PROJETO] Console movido a SDL
A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
italo escreveu:A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Querer sim mas não tenho todo o conhecimento/recursos pra isso..
O que eu estou fazendo é um projeto escrito de um console parecido com o gemei a330, mas que fosse projetado para ser extremamente barato e "hackable" digamos assim.. Por enquanto é apenas um projeto, um conceito. Queria o parecer de pessoas que já tiveram n consoles portáteis para emulação, para melhorar a ideia.. e quem sabe, tornar o projeto real.
Rick16- User Level II
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Data de inscrição : 15/09/2010
Idade : 28
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Rick16 escreveu:italo escreveu:A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Querer sim mas não tenho todo o conhecimento/recursos pra isso..
O que eu estou fazendo é um projeto escrito de um console parecido com o gemei a330, mas que fosse projetado para ser extremamente barato e "hackable" digamos assim.. Por enquanto é apenas um projeto, um conceito. Queria o parecer de pessoas que já tiveram n consoles portáteis para emulação, para melhorar a ideia.. e quem sabe, tornar o projeto real.
Poxa.... agora você animou meu dia
Vamos por partes:
1- Considerando que os consoles android estão detonando devido á sua multi-funcionalidade seria bom "tentar" a mesma linha de raciocínio. Como? Com um hardware bom... não precisa ser um dual-core... basta olhar para o Open Pandora... um hardware ao mesmo nível do GCW e ainda consegue emular a maioria dos jogos de PSX com clock em 600Mhz graças á um recurso presente no processador ARM do mesmo, fora o fato de possuir uma GPU integrada de desempenho médio/alto para os padrões de um console como o Pandora.
2- O S.O. do aparelho é um dos pontos chave que definirá se ele vai ser um sucesso ou não... recomendaria uma versão do Linux pro mesmo, senão uma versão do Android também serve
3- Tamanho da tela, duração da bateria e conectividade... uma tela de 4,5 polegadas (com suporte a touch-screen, ou não) estaria de bom tamanho, uma bateria de uns 2500mAh pode servir e uma USB OTG seria bem-vinda
Recomendação:
Processador=> Um ARM Cortex A9 seria um bom candidato, afinal, a maioria dos homebrews existentes foram criados para dispositivos com arquitetura ARM.
GPU=> Acho que uma Mali 400 daria pro gasto
RAM=> uns 512mb ou 1Gb estariam de bom tamanho (dependendo do S.O. que o aparelho irá rodar)
Botões Físicos=> Seria muito bom se houvessem os R2 e L2
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
italo escreveu:Rick16 escreveu:italo escreveu:A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Querer sim mas não tenho todo o conhecimento/recursos pra isso..
O que eu estou fazendo é um projeto escrito de um console parecido com o gemei a330, mas que fosse projetado para ser extremamente barato e "hackable" digamos assim.. Por enquanto é apenas um projeto, um conceito. Queria o parecer de pessoas que já tiveram n consoles portáteis para emulação, para melhorar a ideia.. e quem sabe, tornar o projeto real.
Poxa.... agora você animou meu dia
Vamos por partes:
1- Considerando que os consoles android estão detonando devido á sua multi-funcionalidade seria bom "tentar" a mesma linha de raciocínio. Como? Com um hardware bom... não precisa ser um dual-core... basta olhar para o Open Pandora... um hardware ao mesmo nível do GCW e ainda consegue emular a maioria dos jogos de PSX com clock em 600Mhz graças á um recurso presente no processador ARM do mesmo, fora o fato de possuir uma GPU integrada de desempenho médio/alto para os padrões de um console como o Pandora.
2- O S.O. do aparelho é um dos pontos chave que definirá se ele vai ser um sucesso ou não... recomendaria uma versão do Linux pro mesmo, senão uma versão do Android também serve
3- Tamanho da tela, duração da bateria e conectividade... uma tela de 4,5 polegadas (com suporte a touch-screen, ou não) estaria de bom tamanho, uma bateria de uns 2500mAh pode servir e uma USB OTG seria bem-vinda
Recomendação:
Processador=> Um ARM Cortex A9 seria um bom candidato, afinal, a maioria dos homebrews existentes foram criados para dispositivos com arquitetura ARM.
GPU=> Acho que uma Mali 400 daria pro gasto
RAM=> uns 512mb ou 1Gb estariam de bom tamanho (dependendo do S.O. que o aparelho irá rodar)
Botões Físicos=> Seria muito bom se houvessem os R2 e L2
Não tem recurso nenhum, é só um Cortex A8 normal. É que o emulador é muito bem otimizado
Edit: Talvez você esteja falando do NEON? é uma instrução para a aceleração de midia presente nos Cortexs. Pelo que li no site do notaz, o PCSX4ALL é otimizado para o uso dessas instruções.
joeycaruzo- User Level VI
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Re: [PROJETO] Console movido a SDL
italo escreveu:Rick16 escreveu:italo escreveu:A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Querer sim mas não tenho todo o conhecimento/recursos pra isso..
O que eu estou fazendo é um projeto escrito de um console parecido com o gemei a330, mas que fosse projetado para ser extremamente barato e "hackable" digamos assim.. Por enquanto é apenas um projeto, um conceito. Queria o parecer de pessoas que já tiveram n consoles portáteis para emulação, para melhorar a ideia.. e quem sabe, tornar o projeto real.
Poxa.... agora você animou meu dia
Vamos por partes:
1- Considerando que os consoles android estão detonando devido á sua multi-funcionalidade seria bom "tentar" a mesma linha de raciocínio. Como? Com um hardware bom... não precisa ser um dual-core... basta olhar para o Open Pandora... um hardware ao mesmo nível do GCW e ainda consegue emular a maioria dos jogos de PSX com clock em 600Mhz graças á um recurso presente no processador ARM do mesmo, fora o fato de possuir uma GPU integrada de desempenho médio/alto para os padrões de um console como o Pandora.
2- O S.O. do aparelho é um dos pontos chave que definirá se ele vai ser um sucesso ou não... recomendaria uma versão do Linux pro mesmo, senão uma versão do Android também serve
3- Tamanho da tela, duração da bateria e conectividade... uma tela de 4,5 polegadas (com suporte a touch-screen, ou não) estaria de bom tamanho, uma bateria de uns 2500mAh pode servir e uma USB OTG seria bem-vinda
Recomendação:
Processador=> Um ARM Cortex A9 seria um bom candidato, afinal, a maioria dos homebrews existentes foram criados para dispositivos com arquitetura ARM.
GPU=> Acho que uma Mali 400 daria pro gasto
RAM=> uns 512mb ou 1Gb estariam de bom tamanho (dependendo do S.O. que o aparelho irá rodar)
Botões Físicos=> Seria muito bom se houvessem os R2 e L2
Bem, vamos por partes rs :
1 - Sobre o hardware, pensei naquele SoC A13 de 1.2 Ghz que está embarcado na maioria dos tablets baratos mundo a fora, devido ao preço dele(se não me engano, algo em torno de $5 por unidade vendida separada, e olha, ainda vem com a famosa Mali 400);
2 - Sobre o SO, pensei em usar um Linux mesmo, mas aqui ainda está meio aberto. Ainda fico pensando nas vantagens em se utilizar android e sua grande quantidade de desenvolvedores e aplicativos;
3 - Eu estava pensando em uma tela menor que 4", queria algo que fosse realmente portátil sabe, como um Caanoo ou o próprio Gemei A330; Sobre a bateria, algo assim está de bom tamanho e uma USB OTG tb
4 - Sobre a RAM, pensei em algo menor, até por causa do preço. O projeto é de um console sub $50
Aberto a opiniões
Rick16- User Level II
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Data de inscrição : 15/09/2010
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Re: [PROJETO] Console movido a SDL
joeycaruzo escreveu:italo escreveu:Rick16 escreveu:italo escreveu:A ideia é boa sim mas, o que você tem em mente? Seria bom um console like a caanoo style se é que me entende
Sem brincadeira, você realmente quer criar um console?
Querer sim mas não tenho todo o conhecimento/recursos pra isso..
O que eu estou fazendo é um projeto escrito de um console parecido com o gemei a330, mas que fosse projetado para ser extremamente barato e "hackable" digamos assim.. Por enquanto é apenas um projeto, um conceito. Queria o parecer de pessoas que já tiveram n consoles portáteis para emulação, para melhorar a ideia.. e quem sabe, tornar o projeto real.
Poxa.... agora você animou meu dia
Vamos por partes:
1- Considerando que os consoles android estão detonando devido á sua multi-funcionalidade seria bom "tentar" a mesma linha de raciocínio. Como? Com um hardware bom... não precisa ser um dual-core... basta olhar para o Open Pandora... um hardware ao mesmo nível do GCW e ainda consegue emular a maioria dos jogos de PSX com clock em 600Mhz graças á um recurso presente no processador ARM do mesmo, fora o fato de possuir uma GPU integrada de desempenho médio/alto para os padrões de um console como o Pandora.
2- O S.O. do aparelho é um dos pontos chave que definirá se ele vai ser um sucesso ou não... recomendaria uma versão do Linux pro mesmo, senão uma versão do Android também serve
3- Tamanho da tela, duração da bateria e conectividade... uma tela de 4,5 polegadas (com suporte a touch-screen, ou não) estaria de bom tamanho, uma bateria de uns 2500mAh pode servir e uma USB OTG seria bem-vinda
Recomendação:
Processador=> Um ARM Cortex A9 seria um bom candidato, afinal, a maioria dos homebrews existentes foram criados para dispositivos com arquitetura ARM.
GPU=> Acho que uma Mali 400 daria pro gasto
RAM=> uns 512mb ou 1Gb estariam de bom tamanho (dependendo do S.O. que o aparelho irá rodar)
Botões Físicos=> Seria muito bom se houvessem os R2 e L2
Não tem recurso nenhum, é só um Cortex A8 normal. É que o emulador é muito bem otimizado
Edit: Talvez você esteja falando do NEON? é uma instrução para a aceleração de midia presente nos Cortexs. Pelo que li no site do notaz, o PCSX4ALL é otimizado para o uso dessas instruções.
Sim é dele mesmo que eu estava falando...
@Rick16
Outra coisa que eu esqueci de mencionar é sobre a carcaça... seria interessante usar a carcaça do Caanoo, pelo menos ela parecer ser bem ergonômica. A do Gemei A330 também é interessante de se usar...
Uma saída HDMI também é bem-vinda visto que muitas pessoas estão optando por jogar no modo Av-Out, isso também facilitaria na hora de exibir filmes.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Lembrando que o aparelho precisa ter bom desempenho. Para isso, precisará de um processador bom. Processador bom = caro e gasta muita bateria, gastando bateria demais, é preciso ter uma bateria melhor, assim, ficando mais caro.
Meu Tablet tem 4000mAh e a bateria não dura muito tempo.
-------
Hoje eu vejo o quando o Dingoo era perfeito kkkkkkkkkk
Meu Tablet tem 4000mAh e a bateria não dura muito tempo.
-------
Hoje eu vejo o quando o Dingoo era perfeito kkkkkkkkkk
Matheus290- Administrador
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Idade : 31
Localização : SP
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Matheus290 escreveu:Lembrando que o aparelho precisa ter bom desempenho. Para isso, precisará de um processador bom. Processador bom = caro e gasta muita bateria, gastando bateria demais, é preciso ter uma bateria melhor, assim, ficando mais caro.
Meu Tablet tem 4000mAh e a bateria não dura muito tempo.
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Hoje eu vejo o quando o Dingoo era perfeito kkkkkkkkkk
A grosso modo, a ideia era criar um console com processador barato(AllWinner A13), bateria de 2000mAh, tela de 3".. Algo um pouco melhor que um gemei A330 e muito barato
Rick16- User Level II
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Data de inscrição : 15/09/2010
Idade : 28
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Rick16 escreveu:Matheus290 escreveu:Lembrando que o aparelho precisa ter bom desempenho. Para isso, precisará de um processador bom. Processador bom = caro e gasta muita bateria, gastando bateria demais, é preciso ter uma bateria melhor, assim, ficando mais caro.
Meu Tablet tem 4000mAh e a bateria não dura muito tempo.
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Hoje eu vejo o quando o Dingoo era perfeito kkkkkkkkkk
A grosso modo, a ideia era criar um console com processador barato(AllWinner A13), bateria de 2000mAh, tela de 3".. Algo um pouco melhor que um gemei A330 e muito barato
Então... esse SoC é um forte candidato pelo seu desempenho em outros produtos que já se tem relato. A bateria podia ser de uns 2300mAh até porque não acabaria muito rápido e nem sairia tão cara... a carcaça podia ser que nema a do Gemei mesmo só que com uma tela de 3,5 ou 4 ... mais ou menos que isso já fica meio ruim sabe...
Acho que daqui pra Sábado eu posto algumas artes conceituais de como poderia ser esse console...
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Para fazer um console portátil, você vai precisar de muitos conhecimentos de eletrônica, para conseguir montar um esquema e uma placa, que seja capaz de fazer o processador se comunicas com os botões e com todo o hardware do seu console, nada fácil.
Tem um projeto muito bom que eu fiz a algum tempo que é o uzebox, veja: http://belogic.com/uzebox/index.asp
É um console que pode ser feito em casa baseado no chip atmega 644, que é um MCU, ou seja, tem processador, memoria ram e flash tudo no mesmo chip. Ele tem vários jogos próprios feitos pela comunidade em C. Você poderia fazer uma versão portátil dele, ficaria bem interessante e você ia gastar por volta dos 100 reais.
No caso de você realmente querer fazer um console portátil voltado a emulação, recomendo um processador de 800 mhz sem GPU para cortar gastos (roda ps1 liso se fizer um emulador bem otimizado com dynarec). No mais, boa sorte com seu projeto.
Tem um projeto muito bom que eu fiz a algum tempo que é o uzebox, veja: http://belogic.com/uzebox/index.asp
É um console que pode ser feito em casa baseado no chip atmega 644, que é um MCU, ou seja, tem processador, memoria ram e flash tudo no mesmo chip. Ele tem vários jogos próprios feitos pela comunidade em C. Você poderia fazer uma versão portátil dele, ficaria bem interessante e você ia gastar por volta dos 100 reais.
No caso de você realmente querer fazer um console portátil voltado a emulação, recomendo um processador de 800 mhz sem GPU para cortar gastos (roda ps1 liso se fizer um emulador bem otimizado com dynarec). No mais, boa sorte com seu projeto.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
omundodogabriel escreveu:Para fazer um console portátil, você vai precisar de muitos conhecimentos de eletrônica, para conseguir montar um esquema e uma placa, que seja capaz de fazer o processador se comunicas com os botões e com todo o hardware do seu console, nada fácil.
Tem um projeto muito bom que eu fiz a algum tempo que é o uzebox, veja: http://belogic.com/uzebox/index.asp
É um console que pode ser feito em casa baseado no chip atmega 644, que é um MCU, ou seja, tem processador, memoria ram e flash tudo no mesmo chip. Ele tem vários jogos próprios feitos pela comunidade em C. Você poderia fazer uma versão portátil dele, ficaria bem interessante e você ia gastar por volta dos 100 reais.
No caso de você realmente querer fazer um console portátil voltado a emulação, recomendo um processador de 800 mhz sem GPU para cortar gastos (roda ps1 liso se fizer um emulador bem otimizado com dynarec). No mais, boa sorte com seu projeto.
Boa ideia, muito interessante esse projeto... mas acho que se desse pra substituir esse processador 8-bits pelo que o Rick citou, acredito que ficaria melhor. Acredito que, com a ausência de uma GPU a emulação de certos sistemas ficaria sofrível e limitaria a quantidade de ports de jogos já existentes para o Linux.
Montar uma placa-mãe é que é o problema, creio eu que os responsáveis pelo GCW pagam uma fábrica pra montar seus consoles... se essa ideia do Rick der certo, seria necessária uma boa quantia em grana pra poder montar as peças e componentes, ou não (afinal eu não faço ideia de quanto alguma fábrica cobraria pra montar um console)
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Italo, não da pra simplismente trocar o processador, seria necessário refazer todo o projeto. E não é nada facil projetar uma placa para uso com um processador desses, tem que ter muito conhecimento mesmo para montar o hardware, que aliás é a parte mais importante. Então eu sugeri um processador 8 bits, por ser simples de se trabalhar, e esse projeto já está pronto. Imagina o inferno que não deve ser só de soldar um processador desses de 100 pinos... E para produzir esses consoles em larga escala seria necessário pagar e muito, e ter um grande investimento. Ainda mais no Brasil.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
omundodogabriel escreveu:Italo, não da pra simplismente trocar o processador, seria necessário refazer todo o projeto. E não é nada facil projetar uma placa para uso com um processador desses, tem que ter muito conhecimento mesmo para montar o hardware, que aliás é a parte mais importante. Então eu sugeri um processador 8 bits, por ser simples de se trabalhar, e esse projeto já está pronto. Imagina o inferno que não deve ser só de soldar um processador desses de 100 pinos... E para produzir esses consoles em larga escala seria necessário pagar e muito, e ter um grande investimento. Ainda mais no Brasil.
Era isso que eu temia... não tem como encomendar uma quantidade x de consoles sem gastar muita grana, agora entendo o por que do GCW custar aquele valor. Bem, com um processador de 8-Bits nem vale á pena fazer um console portátil até porque o mínimo aceitável hoje em dia é que um portátil emule tudo até a era GBA e com o processador do projeto do link que você citou daria pra emular só master system, nes, atari 2600 e olha lá...
Espero que haja outra maneira de se criar pelo menos um protótipo... podemos pedir ajuda lá na dingoonity e ver se o pessoal lá se interessa e saber se eles podem/querem dar uma ajudinha.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Bem Italo, o Uzebox não tem capacidade de emular NES nem Master System, para emular esses consoles tem que ter pelo menos 80 mhz de processador, o Uzebox só tem 28. Atari talvez. Ele é mais pra fazer remakes e jogos próprios mesmo.
Eu achei o processador pic32 pinguino interessante, ele tem 80 mhz e custa 16 dolares (deve dar uns 35 reais) e ja vem com entrada USB, SD e uma plaquinha pronta. Você pode conectar a uma lcd pra fazer seu portátil. Olha aqui um video do youtube de um cara que colocou um emulador de NES nesse processador:
https://www.youtube.com/watch?v=ZiRC5mj209s
Porém ele não colocou códigos nem esquemas nem nada :/
Na faixa de preço de 50 reais que o rick falou não da pra fazer nada melhor do que isso eu acredito, e se ele for fazer pra vender em larga escala, ele vai ter que fazer na china.
Um console como esse do video emulando NES e a venda a uns 60 reais eu compraria. E se emula NES, acredito que dê pra fazer rodar master system e gameboy com algumas otimizações.
Algumas idéias:
- Carcaça de acrilico, é barato, facil de achar e fica com acabamento bem legal, é só fazer o design bom (lembre-se, o design é muito importante para dar conforto ao jogador)
- Processador simples e barato, sem GPU se não fica muito caro
- Entrada USB e para cartão de memória são essenciais. Tem que ver tambem onde vai ficar entrada do fone, pra não atrapalhar na pegada que nem o dingoo.
- Tela de 480x320 se possivel, ninguem gosta mais de telas pequenas depois desses portáteis com Android.
- Sistema baseado em linux vai facilitar a portar jogos e emuladores, assim vários membros da comunidade podem programar para o console acelerando o seu desenvolvimento.
Eu achei o processador pic32 pinguino interessante, ele tem 80 mhz e custa 16 dolares (deve dar uns 35 reais) e ja vem com entrada USB, SD e uma plaquinha pronta. Você pode conectar a uma lcd pra fazer seu portátil. Olha aqui um video do youtube de um cara que colocou um emulador de NES nesse processador:
https://www.youtube.com/watch?v=ZiRC5mj209s
Porém ele não colocou códigos nem esquemas nem nada :/
Na faixa de preço de 50 reais que o rick falou não da pra fazer nada melhor do que isso eu acredito, e se ele for fazer pra vender em larga escala, ele vai ter que fazer na china.
Um console como esse do video emulando NES e a venda a uns 60 reais eu compraria. E se emula NES, acredito que dê pra fazer rodar master system e gameboy com algumas otimizações.
Algumas idéias:
- Carcaça de acrilico, é barato, facil de achar e fica com acabamento bem legal, é só fazer o design bom (lembre-se, o design é muito importante para dar conforto ao jogador)
- Processador simples e barato, sem GPU se não fica muito caro
- Entrada USB e para cartão de memória são essenciais. Tem que ver tambem onde vai ficar entrada do fone, pra não atrapalhar na pegada que nem o dingoo.
- Tela de 480x320 se possivel, ninguem gosta mais de telas pequenas depois desses portáteis com Android.
- Sistema baseado em linux vai facilitar a portar jogos e emuladores, assim vários membros da comunidade podem programar para o console acelerando o seu desenvolvimento.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
omundodogabriel escreveu:Bem Italo, o Uzebox não tem capacidade de emular NES nem Master System, para emular esses consoles tem que ter pelo menos 80 mhz de processador, o Uzebox só tem 28. Atari talvez. Ele é mais pra fazer remakes e jogos próprios mesmo.
Eu achei o processador pic32 pinguino interessante, ele tem 80 mhz e custa 16 dolares (deve dar uns 35 reais) e ja vem com entrada USB, SD e uma plaquinha pronta. Você pode conectar a uma lcd pra fazer seu portátil. Olha aqui um video do youtube de um cara que colocou um emulador de NES nesse processador:
https://www.youtube.com/watch?v=ZiRC5mj209s
Porém ele não colocou códigos nem esquemas nem nada :/
Na faixa de preço de 50 reais que o rick falou não da pra fazer nada melhor do que isso eu acredito, e se ele for fazer pra vender em larga escala, ele vai ter que fazer na china.
Um console como esse do video emulando NES e a venda a uns 60 reais eu compraria. E se emula NES, acredito que dê pra fazer rodar master system e gameboy com algumas otimizações.
Algumas idéias:
- Carcaça de acrilico, é barato, facil de achar e fica com acabamento bem legal, é só fazer o design bom (lembre-se, o design é muito importante para dar conforto ao jogador)
- Processador simples e barato, sem GPU se não fica muito caro
- Entrada USB e para cartão de memória são essenciais. Tem que ver tambem onde vai ficar entrada do fone, pra não atrapalhar na pegada que nem o dingoo.
- Tela de 480x320 se possivel, ninguem gosta mais de telas pequenas depois desses portáteis com Android.
- Sistema baseado em linux vai facilitar a portar jogos e emuladores, assim vários membros da comunidade podem programar para o console acelerando o seu desenvolvimento.
Ou então poderíamos usar o processador do Caanoo (não sei se é fabricado ainda), afinal os emuladores existentes pro Caanoo foram bastante otimizados, que eu diga o PCSX4ALL Rearmed. Se tirarmos o N64 dos planos acho que daria pra arriscar um console sem GPU ou então com a GPU do Caanoo (que acho que vinha junto no SoC)
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
O problema é conseguir montar a placa pra fazer um portatil com esse processador, esses processadores são bem complexos e precisam de Ram externa para funcionar, e se tiver uma GPU complica mais ainda. Alem de elevar o preço bem acima dos 100 reais.
Mas se sair um console assim, vai ser ótimo
Mas se sair um console assim, vai ser ótimo
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Bem... se rodar a maioria dos jogos do PSX já deve dar pro gasto.
Creio eu que se vender bem talvez uma edição com GPU possa ser feita num futuro próximo (só um devaneio meu)
Tirando isso, a adição de uma entrada USB Host pode substituir a USB OTG se ela for custar muito caro. Seria interessante ver se o pessoal da Dingoonity toparia em dar uma mão com esses detalhes, afinal, se desse pra alguém produzir a placa lá nos EUA e enviar pra cá acho que sairia mais em conta.
Creio eu que se vender bem talvez uma edição com GPU possa ser feita num futuro próximo (só um devaneio meu)
Tirando isso, a adição de uma entrada USB Host pode substituir a USB OTG se ela for custar muito caro. Seria interessante ver se o pessoal da Dingoonity toparia em dar uma mão com esses detalhes, afinal, se desse pra alguém produzir a placa lá nos EUA e enviar pra cá acho que sairia mais em conta.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Uma coisa que seria legal ter no portátil, mas não totalmente necessário é uma conexão entre os aparelhos para uma jogatina 2-player.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Gostei da discursão
Achei bem interessante esse PIC32. Ta aí uma boa ideia, bem simples, bem hackeável, bem barato...
Talvez ele não emule todos os consoles ever, mas pelo menos de NES, SMS e GBC sim..
Hoje eu tive algumas ideias e queria compartilhar com vocês:
1 - Criar o console sem lucros, de forma colaborativa, assim como o Raspberry Pi ;
2 - Criar uma espécie de game maker para ele, e distribuir gratuitamente
Vou pesquisar mais sobre esse processador..
(Não esperem algo como um Xbox One esse é o meu primeiro projeto eletrônico que estou fazendo para aprendizado, sou apenas um desenvolvedor de software)
Em breve volto com mais notícias hehe
Achei bem interessante esse PIC32. Ta aí uma boa ideia, bem simples, bem hackeável, bem barato...
Talvez ele não emule todos os consoles ever, mas pelo menos de NES, SMS e GBC sim..
Hoje eu tive algumas ideias e queria compartilhar com vocês:
1 - Criar o console sem lucros, de forma colaborativa, assim como o Raspberry Pi ;
2 - Criar uma espécie de game maker para ele, e distribuir gratuitamente
Vou pesquisar mais sobre esse processador..
(Não esperem algo como um Xbox One esse é o meu primeiro projeto eletrônico que estou fazendo para aprendizado, sou apenas um desenvolvedor de software)
Em breve volto com mais notícias hehe
Rick16- User Level II
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Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Rick16 escreveu:Gostei da discursão
Achei bem interessante esse PIC32. Ta aí uma boa ideia, bem simples, bem hackeável, bem barato...
Talvez ele não emule todos os consoles ever, mas pelo menos de NES, SMS e GBC sim..
Hoje eu tive algumas ideias e queria compartilhar com vocês:
1 - Criar o console sem lucros, de forma colaborativa, assim como o Raspberry Pi ;
2 - Criar uma espécie de game maker para ele, e distribuir gratuitamente
Vou pesquisar mais sobre esse processador..
(Não esperem algo como um Xbox One esse é o meu primeiro projeto eletrônico que estou fazendo para aprendizado, sou apenas um desenvolvedor de software)
Em breve volto com mais notícias hehe
Bem já que você quer ficar nas plataformas 8-bits aquele processador que o gabriel indicou deve servir... quem sabe no futuro, se o projeto vingar, possa ser lançado uma versão que emule GBA, PSX, SNES, MD/SCD/32x
Só acho que esse console só seria comprado por pessoas que só queiram relembrar os tempos de GB/GBC ... sendo bem franco agora, seria melhor pensar em um console que pelo menos emulasse plataformas dos 8 aos 16-bits (os arcades podem até entrar nesse meio)
Nos mantenha informados ok?
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Boa sorte com seu projeto, o bom do PIC32 é justamente que ele é bem amigável para hobbistas e iniciantes, ele ja vem soldado na placa com os pinos para fazer a conexão.
Se precisar de ajuda na parte da programação, eu posso te ajudar, esse pic32 tem compiladores em basic, c e pascal. E o design a galera daqui pode ajudar também. Se eu achar mais alguma coisa relevante eu posto aqui.
Nos mantenha atualizados
Edit: Achei um emulador de ZX Spectrum pro PIC32 - http://www.exploringpic32.com/ZX.html
O legal é que ele usa o mesmo processador do Gameboy (Z80).
Ambos os emuladores foram feitos para pic32mx4 ao que parece.
Se precisar de ajuda na parte da programação, eu posso te ajudar, esse pic32 tem compiladores em basic, c e pascal. E o design a galera daqui pode ajudar também. Se eu achar mais alguma coisa relevante eu posto aqui.
Nos mantenha atualizados
Edit: Achei um emulador de ZX Spectrum pro PIC32 - http://www.exploringpic32.com/ZX.html
O legal é que ele usa o mesmo processador do Gameboy (Z80).
Ambos os emuladores foram feitos para pic32mx4 ao que parece.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
Taca um raspberry pi ai, gpu maneira, processador que chega a 1GHz, 512mb de ram, suporte a cartão sd embutido, suporte a esses displays de portateis..
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
ibm 5155 escreveu:Taca um raspberry pi ai, gpu maneira, processador que chega a 1GHz, 512mb de ram, suporte a cartão sd embutido, suporte a esses displays de portateis..
Era nisto que eu estava pensando também... pelo preço que o rapberry é vendido daria pra fazer uns dois protótipos e tentar portar alguma versão do Linux pro mesmo. Bastaria a versão sem a porta Ethernet que ficaria tudo bacana, só que seria necessário uma reconfiguração na posição dos pinos da placa que deveriam ter suas posições trocadas ou simplesmente eliminados.
Re: [PROJETO] Console movido a SDL
italo escreveu:ibm 5155 escreveu:Taca um raspberry pi ai, gpu maneira, processador que chega a 1GHz, 512mb de ram, suporte a cartão sd embutido, suporte a esses displays de portateis..
Era nisto que eu estava pensando também... pelo preço que o rapberry é vendido daria pra fazer uns dois protótipos e tentar portar alguma versão do Linux pro mesmo. Bastaria a versão sem a porta Ethernet que ficaria tudo bacana, só que seria necessário uma reconfiguração na posição dos pinos da placa que deveriam ter suas posições trocadas ou simplesmente eliminados.
Bem, eu não queria fazer um "Raspgame Portable", queria criar um console com tecnologia "própria", até porque o raspberry pi é pra fins de estudo..
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