Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Qui 04 maio 2023, 2:33 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

+9
Matheus290
Aston X
lucki_vibrato
Dante_moraes
flpstr
ibm 5155
Ezequiel
gabuga
Shin-NiL
13 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Qui 07 Jan 2010, 12:30 pm

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux


Apresentação

Este é um pequeno tutorial para quem deseja compilar seus próprios programas para o Dingoo-linux, mas não sabe por onde começar. Ao final dele você obterá um simples executável que exibe a frase “Ola Dingoo!”.
Até o momento só é possível programar usando a linguagem C/C++, portanto se você pretende se aprofundar no assunto, aconselho procurar um bom livro/tutorial de C e depois C++. Por outro lado, se você já possui conhecimento na linguagem, se sentirá em casa.

EDIT (04/10/11): Quando este mini tutorial foi escrito, a única opção em linguagem de programação era C/C++, se você é iniciante em programação ou mesmo não quer mexer com tal linguagem, recomendo a leitura do seguinte tutorial: http://www.shinnil.blogspot.com.br/2011/11/tutorial-aperitivo-programando-com-love.html que usa o engine love com linguagem lua, muito mais fácil de aprender e configurar.

Pré-requisito: uma distribuição linux instalada, uma vez que só existe toolchain compilada para essa plataforma. Uma alternativa para quem só usa windows, ou outro sistema, seria instalar o sistema operacional do pinguim em uma máquina virtual, já fiz isso e funciona muito bem. Recomendo o uso do Ubuntu 9.10, pois é distro que estou usando e até agora não tive problemas.

Primeiro passo: fazer o download do toolchain do Booboo, o desenvolvedor do Dingoo-linux, para um diretório qualquer. No nosso exemplo eu crio um diretório chamado “downloads” no meu home e baixo o arquivo com o wget. Para isso basta executar os seguintes comandos no shell:
mkdir downloads
cd downloads
wget http://dingoo-linux.googlecode.com/files/dingux_toolchain_20091022.tar.bz2


Segundo passo: extrair o conteúdo do pacote tar.bz2 para o diretório /opt/.
sudo tar xjvf dingux_toolchain_20091022.tar.bz2 -C /opt/

Terceiro passo: editar o arquivo .profile, localizado no diretório /home/usuario/, para exportar as variáveis de ambiente necessárias para compilação.
cd ~
gedit .profile


Adicionar as seguintes linhas no final do arquivo, depois salvar:
Código:
export DINGUX_TOOLCHAIN=/opt/mipsel-linux-uclibc
export DINGUX_TOOLCHAIN_PREFIX=$DINGUX_TOOLCHAIN/usr
export PATH=$PATH:$DINGUX_TOOLCHAIN/usr/bin

Executar o seguinte comando para carregar as alterações no shell atual:
source .profile

Quarto passo: com o ambiente pronto, agora basta criarmos o nosso arquivo com código-fonte. Nós iremos criar um arquivo chamado teste.c usando o gedit.
gedit teste.c

Digitar o seguinte código e salvar o arquivo:
Código:
#include <stdio.h>

int main(int argc, char** argv)
{
   printf("Ola Dingoo!\n");
   sleep(5);
   return 0;
}

Quinto passo: compilar o programa.
mipsel-linux-gcc teste.c -o teste.dge

Se tudo ocorreu bem, você agora terá seu binário para Dingux compilado, agora basta copiá-lo para seu minisd e configurar seu lançador de aplicativos favorito (a maioria usa dmenu) para executá-lo.


Última edição por Shin-NiL em Qui 17 Jan 2013, 7:12 pm, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado link para tutorial nlove)
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por gabuga Qui 07 Jan 2010, 12:36 pm

Primeiro parabens, ótima iniciativa isso demitifica um pouco a parte de desenvolvimento pra o dingux.....
e aproveitando....voce sabe as limitaçõe para um aplicativo feito para linux x86 rode no dingux ,seria só a capacidade de processamento e a "interface de entrada" do dingo ??

Pois se for este o caso, existem varios games leves que poderiam ser portados facilmente...
gabuga
gabuga
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Qui 07 Jan 2010, 5:16 pm

gabuga escreveu:
voce sabe as limitaçõe para um aplicativo feito para linux x86 rode no dingux ,seria só a capacidade de processamento e a "interface de entrada" do dingo ??

Pois se for este o caso, existem varios games leves que poderiam ser portados facilmente...

Olá gabuga,

eu me faria as seguintes perguntas antes de pensar em portar um aplicativo para o Dingoo:

  • Qual é a configuração mínima necessária para rodar o aplicativo (RAM e processamento)?
  • O código-fonte é aberto?
  • É possível adaptar os controles do aplicativo aos controles do Dingoo?
  • De quais bibliotecas o aplicativo depende para compilar?
  • Essas bibliotecas já foram portadas para o Dingux?
  • Se não foram portadas, é possível portá-las?


Dependendo das respostas veria se vale a pena ou não sujar as mãos com o código Razz

Como você pode ver, a dificuldade depende da soma de alguns fatores, dentre eles os citados por você. Mas isso não é tão desanimador, pois existem muitos jogos que respondem a todas essas questões favoravelmente, dessa forma muitos deles ainda serão portados pro Dingoo.
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Ezequiel Qui 07 Jan 2010, 11:18 pm

Editado!!!

Consegui, o arquivo .profile fica na pasta /home/user , então eu fui pelo caminho e consegui, o 4º passo na hora de compilar é a coisa mágica, nenhuma complicação nenhum stress!! Shin-Nil, muito foda isso que você fez!! Um extremo noob de linux conseguiu compilar uma parada pro dingux!!!!

Vlw!!

pra quem quiser testar, é o programa exemplo ai, só mudei a frase dele:
http://testes-no-dingux.googlecode.com/files/teste.dge

veja meu texto ontem a noite:
Eu travei no 3º passo pq o comando cd ~ da um erro de "OLDPWD não configurado", pelo google eu vi que isso de OLDPWD é uma váriavel que guarda o diretório anterior, então provavelmente o "cd ~" nesse caso teria que apontar para o diretório onde esta o arquivo em questão.

Se você poder postar uma solução pra mim, (e também o caminho diretório se for o caso, ou sei o que seja, não sei nem o que eu to falando), mas enfim o toolchain está instalado, deixo claro que isso é tudo novo para mim, e agradeço pela ajuda, desculpe pela dúvida extramamente noob, o pré-requisito deveria ser linux/c/c++, mas como sei um quase nada de c/c++ me aventurei a tentar Embarassed

Meu problema é de linux, então se eu resolver antes da resposta eu venho aqui e edito.

ps 1:Unbunto 9.04 rodando na virtual box
ps 2: 2:15 da manhã, to com muito sono =P
Ezequiel
Ezequiel
Administrador Dono
Administrador Dono

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 35
Localização : São Paulo

http://www.dingoobr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Sex 08 Jan 2010, 6:41 am

Parabéns Ezequiel, pelo resultado final, mas principalmente pela persistência Smile
Fico extremamente feliz por ter ajudado alguém a "programar" pro Dingoo, assim como fiquei quando consegui rodar meu primeiro programa.

Sobre o problema que você teve, achei estranho, pois pelo que eu saiba o alias para retornar ao diretório anterior seria " - " e não " ~ ". O " ~ " é um alias para o diretório home do usuário atual. Outra coisa é que sempre usei a distro Ubuntu e nunca vi esses aliases não estarem configurados. Mas enfim, quem tiver o mesmo problema deve fazer o que você fez, editar o arquivo .profile localizado no home do usuário atual, no seu exemplo, /home/ezequiel/.profile

Realmente, saber um pouquinho de linux ajuda. Espero que o tutorial sirva de ponto de partida para as pessoas curiosas e dispostas como você percebam que esse negócio de programar pro Dingoo não é uma coisa tão complicada como poderia parecer.


Até mais!
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por gabuga Sex 08 Jan 2010, 7:11 am

Obrigado pelas resposta.
Shin-NiL, concordo que todos os pontos que voce citou são relevandes.

No caso penso que a maior contribuição para os ports seria portas as libs (bibliotecas)para o dingo, e nisso eu posso ajudar, tenho esperiencia em portar libs do linux para o solaris, pois trabalho com desenvolvimento de sistemas em unix, assim quando precisamos portar alguma aplicação gnu-linux para solaris (o OS base nosso aqui), muitas vezes temos que portar suas libs.

Se voces soberem que grupo esta desenvolvendo este trabalho, por favor me falem para eu entrar em contato e ver no que posso contribuir.

Valeu!
gabuga
gabuga
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Ezequiel Sex 08 Jan 2010, 1:06 pm

Obrigado Shin-Nil, realmente seu tutorial foi muito claro, e limpo, você tem uma didática muito boa, acredito que pelo motivo de existirem caras como você é que muitos aprendem programação mais sozinhos do que na "Acadêmia".
Um pedido (lá vem..) seria voê postar um programa exemplo nos estilo de, ler os botões do dingoo, e imprimir o valor na tela, acho que com isso já é possivel fazer algum pequeno aplicativo "usual" Valeu![/quote] Smile


Obrigado pelas resposta.
Shin-NiL, concordo que todos os pontos que voce citou são relevandes.

No caso penso que a maior contribuição para os ports seria portas as libs (bibliotecas)para o dingo, e nisso eu posso ajudar, tenho esperiencia em portar libs do linux para o solaris, pois trabalho com desenvolvimento de sistemas em unix, assim quando precisamos portar alguma aplicação gnu-linux para solaris (o OS base nosso aqui), muitas vezes temos que portar suas libs.

Se voces soberem que grupo esta desenvolvendo este trabalho, por favor me falem para eu entrar em contato e ver no que posso contribuir.


Não sei se é possível gabuga, mas seria lindo ver a allegro rodando no dingux, não sei as limitações, sei que a allegro não é a melhor biblioteca, e se interferiria no desempenho do sistema a adição de libs, mas a allegro é linda =D
Ezequiel
Ezequiel
Administrador Dono
Administrador Dono

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 35
Localização : São Paulo

http://www.dingoobr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Sex 08 Jan 2010, 5:55 pm

Olá Ezequiel, não sei se ajuda, mas segue um exemplo não só de detecção de botões pressionados, mas também de carregamento de imagem no formato bmp. Tudo graças à biblioteca SDL Smile


Código:
#include <SDL/SDL.h> //para uso das funcoes SDL

#define LARGURA 320 //largura da janela do Dingoo
#define ALTURA 240 //altura da janela do Dingoo
#define BPP 16 //define o número de bits por pixel


int main(int argc, char** argv) //funcao principal
{
    SDL_Surface* tela; //representa a tela do Dingoo
    SDL_Surface* imagem; //representa nossa imagem
    SDL_Rect rectImagem; //representa o retangulo de nossa imagem
    SDL_Event evento; //um evento a ser gerenciado pela SDL
    int fim = 0; //indica o fim do programa

    SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO); //inicializa o subsistema de video da SDL
    SDL_ShowCursor(SDL_DISABLE); //não exibe cursor do mouse
    tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA, ALTURA, BPP, SDL_SWSURFACE); //cria a tela
    imagem = SDL_LoadBMP("shinnil.bmp");//carrega a imagem do minisd
    rectImagem.x = 0; //zera as coordenadas x e y da imagem
    rectImagem.y = 0;



    while(!fim) //rodaremos até que não seja o fim
    {
        while(SDL_PollEvent(&evento)) //enquanto existir evento
        {
      if( evento.type == SDL_KEYDOWN ) { //verifica se um botão foi pressionado
         switch( evento.key.keysym.sym )
           {
            //move-se 5 pixels, dependendo da direcao
                case SDLK_LEFT: rectImagem.x = rectImagem.x - 5;
                  break;
            case SDLK_RIGHT: rectImagem.x = rectImagem.x + 5;
                  break;
            case SDLK_UP: rectImagem.y = rectImagem.y - 5;
                  break;
            case SDLK_DOWN: rectImagem.y = rectImagem.y + 5;
                  break;
            case SDLK_ESCAPE: printf("FIM\n"); //sai se select for pressionado
                    fim = 1;
                    break;
           }
      }
        }
   
   SDL_FillRect(tela,0,0); //preenche o fundo de preto
   SDL_BlitSurface(imagem,0,tela,&rectImagem); //"cola" a imagem sobre a tela
        SDL_Flip(tela); //atualiza a tela
    }

    SDL_Quit(); //encerra a SDL

    return 0;
}


Eu tentei deixar o código o mais didático possível, por isso escrevi o mínimo necessário para o programa funcionar. Num programa de verdade, deveríamos fazer várias checagens, como se a imagem realmente foi encontrada, por exemplo, mas creio que não seja interessante focar nisso agora.

Para compilar, usaremos o mesmo comando usando no tutorial, a única diferença será a instrução -lSDL que serve para linkar a SDL ao nosso executável.

mipsel-linux-gcc nomedoarquivo.c -o nomedoarquivo.dge -lSDL


Gabuga, acho que o Allegro seria uma ótima mesmo. Bem lembrado Ezequiel!


Ah, a imagem que usei foi essa: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Shinnil Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux W90 , mas pode ser usada qualquer um bmp, menor que a tela, claro. Não se esqueça de copiar para seu microsd no mesmo diretório do executável.


Última edição por Shin-NiL em Sex 08 Jan 2010, 6:35 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Faltou comando para compilação)
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Ezequiel Sex 08 Jan 2010, 10:02 pm

Obrigado pelo exemplo Shin-Nil, porém eu tentei compilar e ele apresentou o seguinte erros (abaixo), eu pensei que fosse a SDL não instalada, então entrei como root (este que não existia também) e instalei ela:

Para quem estiver no Ubunto é o seguinte: (eu achei no google)

apt-get install libsdl1.2-dev

beleza, instalado, só que mesmo assim não deu certo =x, então voltei aqui para postar a dúvida e vi que que tinha que adicionar o -ISDL, (eu tinha salvo o tutorial em Doc, na minha versão não tinha esse edit) então pensei aha!, mas aha nada, (aha só aquela banda lá mesmo) =x

eu dei uma pesquisada por esse erro, e tentei os métodos citados nesse tópico
http://www.daniweb.com/forums/thread92950.html#
porém nada deu certo.

Código:
ezequiel@ezequiel-desktop:~$ mipsel-linux-gcc testex.c -o testex.dge
/tmp/cctDG2Mj.o: In function `main':
testex.c:(.text+0x2c): undefined reference to `SDL_Init'
testex.c:(.text+0x44): undefined reference to `SDL_ShowCursor'
testex.c:(.text+0x68): undefined reference to `SDL_SetVideoMode'
testex.c:(.text+0x90): undefined reference to `SDL_RWFromFile'
testex.c:(.text+0xac): undefined reference to `SDL_LoadBMP_RW'
testex.c:(.text+0x23c): undefined reference to `SDL_PollEvent'
testex.c:(.text+0x264): undefined reference to `SDL_FillRect'
testex.c:(.text+0x28c): undefined reference to `SDL_UpperBlit'
testex.c:(.text+0x2a4): undefined reference to `SDL_Flip'
testex.c:(.text+0x2c8): undefined reference to `SDL_Quit'
collect2: ld returned 1 exit status
ezequiel@ezequiel-desktop:~$ mipsel-linux-gcc testex.c -o testex.dge -ISDL
/tmp/cckENWlH.o: In function `main':
testex.c:(.text+0x2c): undefined reference to `SDL_Init'
testex.c:(.text+0x44): undefined reference to `SDL_ShowCursor'
testex.c:(.text+0x68): undefined reference to `SDL_SetVideoMode'
testex.c:(.text+0x90): undefined reference to `SDL_RWFromFile'
testex.c:(.text+0xac): undefined reference to `SDL_LoadBMP_RW'
testex.c:(.text+0x23c): undefined reference to `SDL_PollEvent'
testex.c:(.text+0x264): undefined reference to `SDL_FillRect'
testex.c:(.text+0x28c): undefined reference to `SDL_UpperBlit'
testex.c:(.text+0x2a4): undefined reference to `SDL_Flip'
testex.c:(.text+0x2c8): undefined reference to `SDL_Quit'
collect2: ld returned 1 exit status
 
Ezequiel
Ezequiel
Administrador Dono
Administrador Dono

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 35
Localização : São Paulo

http://www.dingoobr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Sáb 09 Jan 2010, 6:53 am

Olá Ezequiel, desculpe pela falha, postei o código e só depois percebi que não havia colocado o comando pra compilação Embarassed

O erro está acontecendo porque você está citando funções da SDL no código, mas o programa não a está localizando, devido a um erro de linkagem. Estou explicando isso porque é algo comum de acontecer, você verá muito esse tipo de erro de compilação Razz

O simples detalhe é que a instrução pra linkagem é -lSDL, é um "l" minúsculo de library e não um "I", isso indica que você está usando a library SDL.

Você não precisaria ter baixado a SDL via apt-get pro Ubuntu, pois ela já encontra-se disponível no toolchain, que você baixou, em um diretório separado. Na verdade, são coisas diferentes e não são compatíveis entre si. Porém não afeta em nada na compilação de código pro Dingux, a única vantagem que você tem agora é que pode compilar códigos SDL para o seu Ubuntu também.


Até mais!
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Ezequiel Sáb 09 Jan 2010, 1:53 pm

cyclops hehe agora rodou!!
você poderia postar mais uma coisinha, os valores de todos os botões,
SDLK_?? (você deve ter todos mapeados ai pirat ).

pelo que andei lendo eles recomendam começar por um jogo de tabuleiro, vou procurar mais a respeito.

ah, outra coisa, isso é uma dúvida de compilação em linux, estou criando um programa qualquer, e faça por exemplo, um score.h (com uma rotina matemática pra fazer um raking), como eu incluo essa "lib" no meu programa, além do trivial de #include eu devo deixar em algum diretório especifico, compilar com algo a mais no comando?, eu não tentei ainda mas seria bom saber já.

Obrigado!! cheers
Ezequiel
Ezequiel
Administrador Dono
Administrador Dono

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 35
Localização : São Paulo

http://www.dingoobr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Dom 10 Jan 2010, 9:30 pm

Aqui está a lista com mapeamento dos botões do Dingoo, postado por gp2xs no dingoonity:

Up -> SDLK_UP 273
Down -> SDLK_DOWN 274
Left -> SDLK_LEFT 276
Right -> SDLK_RIGHT 275
A -> SDLK_LCTRL 306
B -> SDLK_LALT 308
X -> SDLK_SPACE 32
Y -> SDLK_LSHIFT 304
L -> SDLK_TAB 9
R -> SDLK_BACKSPACE 8
Select -> SDLK_ESCAPE 27
Start -> SDLK_RETURN 13



Sobre a segunda pergunta, não sei se entendi bem, mas vamos lá.

Os arquivos .h (headers), por convenção, contém geralmente apenas as definições das funções (protótipos), macros ou variáveis externas. A lógica do código em si encontra-se no arquivo .c.

Se você criou um biblioteca, que está distribuída em score.h e score.c, e deseja usar funções deste código, basta usar o #include "score.h", desde que estes arquivos estejam no mesmo diretório do seu projeto atual. Somente para bibliotecas compiladas você precisaria adicionar no comando de compilação o parâmetro -lNomedalib.

Não sei se era essa sua dúvida, mas espero ter ajudado.

Até mais!


Última edição por Shin-NiL em Sex 25 Mar 2011, 6:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do código referente ao SDLK_UP)
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por ibm 5155 Qua 29 Jun 2011, 6:17 pm

Parabens pelo tutorial, bem eu que não sei nada sobre programação vo ve o que é que sai (espero que o que eu sei de acs me ajude com isto).
Como no seu exemplo eu vo mostra o que é que eu entendi
Spoiler:

Bem talvez vendo o que cada código fassa eu consiga fazer algo.
ibm 5155
ibm 5155
User Level V
User Level V

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1132
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : PERFIL_DELETADO

http://ibm5155.site50.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Seg 04 Jul 2011, 6:54 pm

Não conheço ACS, mas parece ser uma linguagem de script. Uma das coisas mais importantes em programação é a lógica, não importa a linguagem. Tendo isso em mente, você será capaz de aprender qualquer linguagem, sintaxe e afins são apenas detalhes Razz

Boa sorte!
Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por ibm 5155 Seg 04 Jul 2011, 7:22 pm

Acertou Shin-Nil
http://zdoom.org/wiki/ACS
é uma linguagem de script, a qual me familiarizou e muito a forma dele com o c++ (talvez seja derivado dele)

Aqui vai um exemplo de ACS simples

Spoiler:
E aqui um mais complexo
Spoiler:
ibm 5155
ibm 5155
User Level V
User Level V

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1132
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : PERFIL_DELETADO

http://ibm5155.site50.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por flpstr Dom 10 Jul 2011, 6:39 am

Fiz maquina virtual do ubuntu 6 e nao recomendo vou testar o 9.10
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por ibm 5155 Dom 10 Jul 2011, 8:54 am

Eu criei da ultima versão e consegui compilar este exemplo sem problemas.

Já o zdoom, eu travei no que fazer.
ibm 5155
ibm 5155
User Level V
User Level V

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1132
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : PERFIL_DELETADO

http://ibm5155.site50.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Shin-NiL Dom 10 Jul 2011, 10:56 am

flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:Fiz maquina virtual do ubuntu 6 e nao recomendo vou testar o 9.10
Acredito que com o Ubuntu 6 não role mesmo, pois é muito desatualizado. Na época em que escrevi o tutorial estava usando o 9.10 e atualmente estou no 10.4, então nessas versões garanto que funciona.

ibm 5155 escreveu:
Eu criei da ultima versão e consegui compilar este exemplo sem problemas.

Já o zdoom, eu travei no que fazer.
Nesse caso são diversas variáveis que podem estar dando algum problema, primeiro o makefile, se existir, depois bibliotecas e aí vai. No mundo perfeito, para portar um programa bastaria editar o makefile e compilar, porém no mundo real são necessárias inúmeras adaptações.

Shin-NiL
Shin-NiL
User Level II
User Level II

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 130
Data de inscrição : 14/12/2009
Localização : Sampa

http://www.shinnil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por flpstr Seg 11 Jul 2011, 2:30 pm

Boa Shil Nill
Bom agora eu estou compilando para o dingux pelo windows graças ao tutorial do Science
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Dante_moraes Seg 11 Jul 2011, 3:25 pm

Shin-NiL escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:Fiz maquina virtual do ubuntu 6 e nao recomendo vou testar o 9.10
Acredito que com o Ubuntu 6 não role mesmo, pois é muito desatualizado. Na época em que escrevi o tutorial estava usando o 9.10 e atualmente estou no 10.4, então nessas versões garanto que funciona.

ibm 5155 escreveu:
Eu criei da ultima versão e consegui compilar este exemplo sem problemas.

Já o zdoom, eu travei no que fazer.
Nesse caso são diversas variáveis que podem estar dando algum problema, primeiro o makefile, se existir, depois bibliotecas e aí vai. No mundo perfeito, para portar um programa bastaria editar o makefile e compilar, porém no mundo real são necessárias inúmeras adaptações.


Cara estou apanhando para instalar o codeblocks para compilar para o WIZ e CAANOO!
vc tem alguma dica?
Dante_moraes
Dante_moraes
User Level VI
User Level VI

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1634
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 35
Localização : Nova Iguaçu-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por flpstr Seg 11 Jul 2011, 5:18 pm

o que voce está usando linux ou windows?
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por ibm 5155 Seg 11 Jul 2011, 7:29 pm

Eu fiz todos os processos do passo a passo do ubuntu aqui
http://zdoom.org/wiki/Compile_ZDoom_on_Linux

Sera que eu deveria ter pego a mesma versão do zdoom que foi utilizada para explicar isso?
ibm 5155
ibm 5155
User Level V
User Level V

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1132
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : PERFIL_DELETADO

http://ibm5155.site50.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Dante_moraes Seg 11 Jul 2011, 8:30 pm

flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:o que voce está usando linux ou windows?

tenho o SDK para WINDOWS e LINUX!
Dante_moraes
Dante_moraes
User Level VI
User Level VI

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 1634
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 35
Localização : Nova Iguaçu-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por flpstr Ter 12 Jul 2011, 6:12 am

Dante_moraes escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:o que voce está usando linux ou windows?

tenho o SDK para WINDOWS e LINUX!
è o que eu faço no linux e windows
Bom você para em que parte?
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por flpstr Ter 12 Jul 2011, 6:14 am

Shin-NiL escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:Fiz maquina virtual do ubuntu 6 e nao recomendo vou testar o 9.10
Acredito que com o Ubuntu 6 não role mesmo, pois é muito desatualizado. Na época em que escrevi o tutorial estava usando o 9.10 e atualmente estou no 10.4, então nessas versões garanto que funciona.

ibm 5155 escreveu:
Eu criei da ultima versão e consegui compilar este exemplo sem problemas.

Já o zdoom, eu travei no que fazer.
Nesse caso são diversas variáveis que podem estar dando algum problema, primeiro o makefile, se existir, depois bibliotecas e aí vai. No mundo perfeito, para portar um programa bastaria editar o makefile e compilar, porém no mundo real são necessárias inúmeras adaptações.

Esse negocio de makefile me confundia pois eu acreditava nesse mundo perfeito ai descubri o porque mais eu entendi e peguei a manha
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux Empty Re: Tutorial – Compilando Seu Primeiro Aplicativo para Dingux

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos