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[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)

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[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2) - Página 2 Empty [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)

Mensagem por madcat1990 Ter 11 Jan 2011, 4:56 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)


Introducao
Neste tutorial irei explicar basicos de C, e o que precisam para comecar a programar em C.
Eis o que vao precisar:
  • Notepad++(11mb)
  • Meu template(5Kb)
  • Coragem, que isto nao e para os fracos de coracao Razz


Preparando isto tudo
Sei que estao fartos de copiar, instalar e etc.. mas confiem em mim, acaba neste tutorial, e temos muitos menos passos agora Razz
por isso, comecemos!
  1. Instala o Notepad++
  2. Baixa o meu template
  3. Extrai o template na raiz do teu disco, para ficar assim:
    Código:
    C:
    |--Cygwin
    |--Program Files
    |--Template
        |--font.tga
        |--Makefile
        |--main.c
    |--Windows
  4. Feito!


Como programar em C
Finalmente a parte que todos estavam a espera! Razz
*ahem* eis parte do ficheiro main.c:
Código:
#include <stdlib.h>      //Livraria principal de C, precisamos disto em todos os projectos C
#include <stdio.h>      //Input/Output de ficheiros, apaga isto se nao usares ficheiros
#include <string.h>      //Strings/texto, apaga isto se nao usares texto
#include <stdbool.h>   //Booleanos, apaga isto se nao usares
#include <stdint.h>      //Varios tipos adicionais de inteiros para poupar memoria e etc...

// Aqui comecam dependencias recomendadas para compilar no Dingoo
#include <dingoo/ucos2.h>
#include <dingoo/entry.h>

#include <dingoo/jz4740.h>
#include <jz4740/emc.h>
#include <jz4740/cpm.h>
#include <jz4740/cpu.h>
// Fim das dependencias recomendadas

// Livrarias SML para nos facilitar a vidinha
#include <sml/graphics.h>   // Para Graficos
#include <sml/display.h>   // Para aparecerem as coisas no ecra
#include <sml/control.h>   // Para detectar quando os botoes foram pressionados
Confuso nao? eu sei, mas nao se preocupem, vou explicar tudo devagarinho e com paciencia Razz

C, como em todas as linguagens, tem funcoes e livrarias, livrarias estas que podem tanto estar num ficheiro .h ou num ficheiro .c
Nestas livrarias geralmente sao incluidas funcoes, procedimentos, e declaracoes de novos tipos de variaveis.
O que estao a ver acima, sao declaracoes de dependencias. Basicamente dizendo que o nosso programa precisa do codigo daqueles ficheiros tambem.
eis a sintaxe:

Código:
#include <nomedoficheiro.extensao>
NOTA : se tiverem ficheiros destes vossos, usem "" em vez de <>.

Eu ate entrava mais nisto, mas por agora nao!

Variaveis

O que sao variaveis?
Variaveis sao basicamente onde guardamos a informacao que sera processada. Esta informacao pode ir deste 0 ou 1, ate uma imagem.
Mas ja que estamos numa linguagem de baixo nivel, nao esperem esse tipo de facilidades Razz
Eis alguns tipos de variaveis que possam ser vos uteis:
Código:
int - numeros que vao deste -2,147,483,648 ate' +2,147,483,647
bool - Booleano, basicamente valores TRUE e FALSE e nada mais
char - caracter, nao um conjunto de caracteres, 1 so' caracter!
float - como int, mas podemos usar decimais

e eis a sintaxe de como declarar variaveis em C:
Código:
int inteiro;
bool booleano;
char caracter;
float milhas;

Como podem reparar, temos basicamente, o tipo de variavel, seguindo de o nome da variavel. E para finalizar, um ponto e virgula Smile
Mas tenham cuidado!! Nomes de variaveis tem regras!!
Eis as regras:
  • Nao podem comecar por numeros (Ex : 34Var)
  • Nao podem ter nomes repetidos (Ex : Declarar duas vezes a variavel dingoo)
  • Nao podem ter nomes de funcoes ou tipos (Ex : nao podem declarar uma variavel chamada "int" )
  • Nao podem ter caracteres especiais (Ex : %#@+Var)
  • Esta nao e exactamente uma regra obrigatoria, mas ajuda.. Deem nomes que fazem sentido as vossas variaveis, evitem usar nomes como "LOL" "ROFL" etc.. usem coisas que fazem sentido como "Alunos" "Tempo".

Agora... No template, temos umas variaveis especiais... e estas sao:
Código:
gfx_font* appFont    = NULL;      // Variavel para a font que vamos usar para apresentar texto
display* appDisplay  = NULL;      // Memoria do ecra, usado para mostrarmos no ecra as coisas
bool    appRunning  = true;      // isto e' uma variavel que e' usada para manter o programa num ciclo constante,
                           // Fazendo com que este nao se feche assim que for aberto! :)
Acima temos uma que sabemos o que e'...

Código:
bool appRunning = true;

Temos uma variavel que e' booleana, chamada "appRunning" cujo valor inicial e' TRUE, e para finalizar, claro, um ponto e virgula

>>>>NO FIM DE CADA FUNCAO OU OPERACAO EM C TEM DE POR UM PONTO E VIRGULA;<<<<
Agora, antes desta booleana, temos 2 tipos desconhecidos:

Código:
gfx_font* appFont    = NULL;      // Variavel para a font que vamos usar para apresentar texto
display* appDisplay  = NULL;      // Memoria do ecra, usado para mostrarmos no ecra as coisas

Estes 2 tipos tem cada um deles um uso.
gfx_font - Para carregarem tipos de letra para a memoria. Neste caso, mais a frente no programa, carregamos para esta variavel o ficheiro "font.tga" e usamos como tipo de letra!
display - e' aqui onde e' guardado tudo o que nos queremos apresentar no ecra. Basicamente, fazemos as operacoes todas, alteramos a imagem, e guardamos nesta variavel, ela depois e' mandada para o ecra usando a funcao :

Código:
display_flip(appDisplay);

Operacoes com variaveis
Antes de comecar, em C, usa-se o sinal de "=" para atribuir valores. No entanto!! Se usarmos dois "==" estamos a comparar valores!! Por isso tenham cuidado!
Agora, vou dar-vos uns exemplos de operacoes e vou explicar o que cada um faz!
Código:
int num = 0;
num = 1;
num++;
num = num + 3;
num = num - 3;
num--;

int num = 0;
Criei uma variavel integer chamada "num" e atribui-lhe o valor de 0.

num = 1;
Variavel integer ja foi criada! Estou a alterar o valor de 0 para 1.
Nota que, tens sempre de criar a variavel antes de a poder usar. e se vais comparar, precisas de lha atribuir ja um valor!

num++;
Isto basicamente adiciona 1 para a variavel (Se o valor dela for 1, 1+1=2, se o valor for 2, 2+1=3, e etc...).
Nota que, para isto funcionar direito, temos de declarar uma variavel com valor inicial, como o exemplo acima.

num = num + 3;
Com isto, pegamos no valor corrente da variavel "num", somamos com 3, e atribuimos o total 'a variavel "num"
Imaginemos que Num = 5, isto ira atribuir o valor de 8 'a variavel "num"

num = num - 3;
Com isto, pegamos no valor corrente da variavel "num", subtraimos com 3, atribuimos o total 'a variavel "num"
Imaginemos que Num = 5, isto ira atribuir o valor de 2 'a variavel "num"

num--;
Isto basicamente subtrai 1 da variavel (Se o valor dela for 3, 3-1=2, se o valor for 2, 2-1=1, e etc...).
Nota que, para isto funcionar direito, temos de declarar uma variavel com valor inicial, como o exemplo acima.

Bem, camaradas Dingooeiros, por agora e' tudo. Esperem mais tutoriais. Mas se no entanto tiverem duvidas, postem e irei responder Smile
Outravez, quero feedback, se gostaram ou nao, postem e dem me as fossas opinioes! Elas sao muito importantes para mim!
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[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 2)

Mensagem por Vits Ter 29 Jan 2013, 7:45 pm

Tarikbc escreveu:Ah cara, valeu por comentar ae, mais eu ja tenho 2 aparelhos androids, não estou muito afim de ter mais um, queria mesmo é entrar para o mundo do dingoo, experimental algo diferente.. para você que ja teve um, oque você achou?, a qualidade da carcaça dele é boa(se botões emperram, etc)e se você achou que valeu a pena ter comprado um.. Abraço!

Eu tenho um Dingoo.
Mas acho que a única vantagem dele em relação aos consoles Android, é que a interface é diretamente voltada para os emuladores e jogos.
A qualidade da construção do console é bem baixa, os botões de ombro são terríveis e se for modelo da Dynacom a tela possui um anglo de visão muito restrito.

Não me entenda mal, eu gosto muito do Dingoo, mas hoje em dia existem aparelhos melhores e mais baratos.
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 8:35 am

Então cara, pensei no dingoo principalmente por ele ser um concole extremamente barato, ao contrario do que vcs disseram, em um site chinês, DealExtreme, na qual eu vivo comprando coisas... achei ele por R$147.55, por isso me interessei nele..deem uma olhada .. pelos videos que eu andei vendo, muitas pessoas falaram que, apesar de ele ser feito na china, a qualidade da carcaça dele é extremamente boa, diferente dos outros produtos chineses que tem um plastico extremamente frágil e que enverga..

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Mensagem por tiagao_extremo Qua 30 Jan 2013, 9:13 am

O problema é que as pessoas exageram amigo, e as vezes distorcem a realidade. Eu ainda acho que a carcaça é apenas razoável, e com certeza não é extremamente boa. Eu acho assim cara, o Dingoo em 2009-2010 era fantástico, uma plataforma excelente para emulação, mas depois de 2011 e com a chegada dos portáteis para Android ele foi enterrado de vez. Mas claro, se você quer um, não perca tempo e compre o seu.
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 9:24 am

Então amigo, obrigado por dar sua opinião Wink mais assim, eu estou em duvida entre o DS lite e o dingoo... Eu, em particular, não me preocupo muito com graficos, e sem, na diversão que o console irá me proporcionar.. em quesitos de emulação,o DS não é tão forte quanto o dingoo e é mais limitado na variedade de consoles emulados.. mais, nesse mesmo site, o DS sai mais em conta do que o Dingoo, ele está por R$ 124,00 ... oque você acha?

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Mensagem por tiagao_extremo Qua 30 Jan 2013, 9:34 am

O DS é refurbished. Aí é uma questão filosófica: Você é um retrogamer ou um adepto da nova geração de jogos? Se for a opção 1 vá de Dingoo, se for a 2 vá de ds.
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 9:38 am

Ah.. então vou no Dingoo mesmo.. meu único medo mesmo, é de comprar e depois me arrepender..

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Mensagem por tiagao_extremo Qua 30 Jan 2013, 9:43 am

Hehe, é o que eu digo: tem que pensar para qual finalidade você quer um aparelho. Jogos atuais ou antigos. Ou então comprar os dois de uma vez. Razz
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 9:48 am

E entre o dingoo A380 e o A320? qual que compensa mais?

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Mensagem por tiagao_extremo Qua 30 Jan 2013, 9:54 am

o A320 com 200% de certeza. Você não vai achar outras pessoas que tenham o A380 e o suporte a ele é zero.
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 9:57 am

Dingoo uhum.. e em questão de programação para o dingoo, o C é a unica linguagem que ele suporta?

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Mensagem por Matheus290 Qua 30 Jan 2013, 11:56 am

Vou tentar simplificar pra você.

No Dingoo você encontrará uma emulação LIMITADA. Como assim? Certos jogos não vão funcionar direito, como Star Fox e outros... Vão rodar, mas não 100%, ao contrário do Android, que roda 100% todos os jogos que eu testei.

No Android você tem até emulação de PSOne de qualidade (certos jogos como Crash 3 rodam praticamente perfeitamente), já no Dingoo, roda lento e sem som.

Tudo o que o Dingoo faz, o JXD S5110 (por exemplo) faz também, e melhor. E mais ainda. Tem emulador de N64 que funciona muito bem. No Dingoo não.

No JXD você pode jogar em 2 jogadores, colocando um controle na USB do portátil. No Dingoo NÃO.

No JXD você pode jogar os jogos do Android, Heróis da Ordem e do Caos (online, estilo Dota 2), Wild Blood, Batman The Dark Knight Rises, Hero of Sparta, Asphalt 6, Need for Speed, Virtua Tennis e muuuuitos outros. No Dingoo, não. No máximo os Dingoo Games, como o 7 Days e o Chips (sim, aquele do Windows, foi portado para o Dingoo, mas ele não é um "Dingoo Game").

Hoje, vários softwares conseguem criar jogos para Android, como Game Maker, Unity 3D, MMF2 (tá chegando) e outros softwares de criação de jogos e engines. No Dingoo, você tem que ser NINJA pra conseguir criar algo. Sendo que exportar algo com código aberto já é difícil...

Agora, vamos sair dos jogos e vamos ver as outras funcionalidades. Facebook, Opera, Calculadora, Agenda, Play Store, PhotoShop (não é igual do PC, mas é legalzinho), simulador de Caderno, simulador de Teclado (Piano), simulador de Bateria, simulador de Violão, tem o Widget do Midomi, Team Viewer (sim, você pode acessar o PC da sua casa pelo Android), assistir filmes em Full HD, tem o Office (Word, Excel, Power Point) que você pode, além de visualizar arquivos, pode editá-los, tem leitor de PDF (nunca procurei um editor de PDF), e muitas outras funções. Fora que, além dos botões físicos do JXD, tem o Touch Screen.

Dingoo, você pode jogar, ver videos (não muito pesados), imagens, músicas... só...

Então mano, a vantagem dos aparelhos com Android é MUUUUITO maior. Você paga quase o mesmo preço num Dingoo e num JXD S5110, mas a vantagem do JXD é bem maior.

A bateria do Dingoo dura mais, e ele é menorzinho, melhor para levar para os lugares. Essas são as vantagens dele em relação ao JXD S5110. Só.

Bom, é isso.
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Mensagem por Tarikbc Qua 30 Jan 2013, 12:02 pm

Bom, então pelo que você diz..(obrigado por fazer esse texto enorme.. xD ajudou bastante.. hehe) vou ficar com o meu tablet android mesmo, baixar uns emuladores legais.. e tentar achar pra vender algum tipo de controle bluetooth..não conhecia esses criadores de jogos para android.. muito interessate, vou experimentar em breve também..Obrigado a todos vcs por tudo Wink vcs me ajudaram mto.. um grande abraço!

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Mensagem por Matheus290 Qua 30 Jan 2013, 12:30 pm

Pegar um Tablet pra jogar, não sei se é recomendado... Eu tenho um Tablet e jogar nele é bem difícil. Bom, pelo menos eu não consigo me acostumar com o Touch pra jogar kkkk Mas os jogos próprios para Android é sossegado.

Mas se você quer jogar os jogos de emuladores, recomendo um aparelho com botões físicos acoplados, como no JXD.
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