Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Ter 07 maio 2024, 8:43 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

+9
flpstr
Olicheski
64gamers
Nenoboy
BCarvalho
Dante_moraes
Matheus290
www86
madcat1990
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por madcat1990 Seg 10 Jan 2011, 6:04 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)


Introducao
Neste tutorial irei explicar como instalar o SDK para programar no sistema nativo, e como compilar o nosso primeiro "Hello World".
Para este tutorial irao precisar :

  • Sistema Operativo Microsoft™️ Windows™️ (Eu assumo que maior parte do pessoal aqui usa e' windows por isso...)
  • Cerca de 4GB de espaco livre no disco
  • Uma Ligacao a internet decente (512Kb/s)
  • Dingoo A320
  • Paciencia e tempo


Instalando o Cygwin
Maior parte das pessoas assustam-se quando chegam a esta parte (que, para muitos, e o primeiro passo), sem razao nenhuma. Eis o que tem que fazer:
  1. Baixar este programa
  2. Abra o programa, devera aparecer uma janela como esta :
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1hj.th
  3. Obviamente, queremos correr a instalacao, carrega no botao sem ser o de cancelar Razz
  4. Agora, irao ver esta janela:
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1a.th
  5. Carrega no botao que diz NEXT
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1n.th
  6. Agora temos 3 opcoes!
    -Instalar pela internet e guardar os ficheiros (Primeira)
    -Baixar os ficheiros sem instalar (Segunda)
    -Instalar de um directorio local (Terceira)
  7. Vamos instalar pela internet e guardar os ficheiros, escolhe a primeira opcao, e faz NEXT
  8. Ele agora pergunta-nos onde queremos instalar. E eu agora peco vos! Deixem ficar no "C:\cygwin" para vos facilitar a vida, pois assim, vai ser mais facil para mim e para voces instalarem isto!
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1g.th
  9. Ate' agora nao e' complicado, pois nao? Smile Ainda bem! Agora!! Ele pergunta-nos onde guardar os ficheiros que ele vai baixar, Isto e' uma daquelas coisas em que tanto faz onde fica, nao ira' fazer diferenca.
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1r.th
    Eu deixei o directorio pre'-definido, se querem assim deixar ou nao, e' convosco
  10. NOTA : Se estao a usar um proxy para aceder 'a internet, agora vao precisar de configurar o programa agora, caso nao, podem simplesmente passar a frente este passo, deixando a configuracao em "Direct Connection":
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1w.th
    Se de facto estao numa ligacao proxy, recomendo usarem a opcao no meio, assim o setup vai ao Internet Explorer e pega nas configuracoes dele!
  11. Agora, qual servidor irao usar para baixar os pacotes necessarios. Nesta parte, voces tem de pensar um bocado, pois, o servidor mais rapido para voces sera aquele que esta mais perto.
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1nw.th
    No meu caso, como estou no Canada, estou a usar um canadiano. No vosso caso, assumindo que sao brazileiros, procurem um servidor cujo link acabe em BR (Caso nao houver, recommento o HTTP://mirrors.kernel.org )
    Quando escolherem, pressionem "NEXT"
  12. Agora vai aparecer uma lista assustadora:
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1hn.th
    mas nao se preocupem, simplesmente procurem "Devel" na lista, carreguem nas setas ao lado do nome ate ficar assim:
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1l
  13. Pressionem next, e agora e' so esperar!
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1ne.th
    O que ele esta' a fazer agora, basicamente, e', baixar da internet pacotes e instalar-lhes na pasta cygwin. Estes pacotes sao precisos para programar o dingoo, e ira' criar um ambiente "virtual" de linux no vosso windows.
    Nao se preocupem, este so' e' activado quando abrem o aplicativo Cygwin
  14. E quando acabar, deverao ver isto:
    [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1h.th
    Facam atalhos como quiserem, e carreguem no botao Finish
    E o Cygwin esta' instalado. Agora a coisa e' muito mais facil, confiem em mim!


Instalando os pacotes para compilar
  1. Abre ESTE link
  2. O ficheiro que precisamos por agora e' o mipsel-gcc4.1-cygwin-nopic.tar.bz2, por isso baixem esse ficheiro.
    NOTA : Irao precisar de um programa como 7Zip ou winRAR para extrair este ficheiro! Eu assumo que voces sabem o que fazem e que tem algum programa como esses instalados!
  3. Extraiem os conteudos deste ficheiro na pasta cygwin do vosso disco, ficando com a seguinte estructura:
    Código:

    |---bin
    |---cygdrive
    |---dev
    |---etc
    |---home
    |---lib
    |---mipsel-gcc4.1-nopic
        |---bin
        |---include
        |---info
        |---lib
        |---libexec
        |---man
        |---mipsel-linux
        |---share
    |---opt
    |---srv
    |---tmp
    |---usr
    |---var


Instalando o SDK
  1. Abre ESTE link
  2. O ficheiro que precisamos por agora e' o dingoo_sdk_r298.zip, por isso baixem esse ficheiro
    NOTA : Nota que, onde esta' R298, este numero ira incrementar a medida que o tempo passa, com melhorias ao codigo e afins.
  3. Extraiem os conteudos deste ficheiro na pasta cygwin do vosso disco, ficando com a seguinte estructura:
    Código:

    |---bin
    |---cygdrive
    |---dev
    |---etc
    |---home
    |---lib
    |---mipsel-gcc4.1-nopic
    |---dingoo_sdk
        |---doc
        |---include
        |---lib
        |---samples
        |---src
        |---test
        |---tools
    |---opt
    |---srv
    |---tmp
    |---usr
    |---var
  4. Agora, volta para a pasta cygwin, e abre o ficheiro cygwin.bat com o bloco de notas.
  5. Normalmente ele e' assim:
    Código:

    @echo off

    C:
    chdir C:\cygwin\bin

    bash --login -i
    e transformem nisto:
    Código:

    @echo off

    C:
    chdir C:\cygwin\bin

    SET MIPSTOOLS=/mipsel-gcc4.1-nopic
    SET DINGOO_SDK=/cygdrive/c/cygwin/dingoo_sdk
    SET PATH=%PATH%;%MIPSTOOLS%/bin;%DINGOO_SDK%

    bash --login -i

    (Reparem nas linhas entre o Chdir e Bash)

[*]Agora! Abram o ficheiro bat normalmente
[*]Escrevam agora :
Código:
cd /cygdrive/c/cygwin/dingoo_sdk
./install

Ele agora esta' a compilar o SDK, por isso, dependendo da velocidade do teu pc, pode demorar um bocado... Ate' la', vai tomar um cafe', dormir uma soneca, ou se forem doidos como eu, fiquem a olhar para o ecra enquanto ele compila, e tentem perceber o que se passa xD
Se esta tudo a correr bem, devem ver um ecra assim:
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1r.th
E quando acabar deve ficar algo assim:
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Part1k.th

Compilando o nosso hello world!
  1. Na janela do Cygwin, vamos a pasta dos exemplos do SDK.
    Código:

    cd /cygdrive/c/cygwin/dingoo_sdk/samples/zaxxon_hello_world
    make
  2. A esta altura, ja esta compilado o ficheiro! Abram a pasta cygwin no vosso disco, depois Dingoo_SDK, depois Samples, e depois Zaxxon_hello_world, deve la estar um ficheiro .app
  3. Copiem o ficheiro .app para a pasta GAMES do vosso dingoo, e abram.
  4. Parabens! Compilaram o vosso primeiro programa para o Dingoo!


Conclusao
Com este tutorial no's:
  • Instalamos o Cygwin
  • Instalamos os pacotes Mipsel para compilar para processadores moveis
  • Instalamos o SDK do dingoo
  • Compilamos o nosso primeiro programa!


Proximo tutorial irei cobrir mais coisas Razz se houver gente o suficiente interessada...
Agora peco aos administradores para editarem este post e acertarem as vezes que disse o' a' e etc.. e ponham os caracteres correctos, isto de escrever br/pt num teclado canadiano nao e' facil Smile

Qualquer das formas! Quero feedback! Foi facil? O que acharam? Deixem posts aqui!
madcat1990
madcat1990
User Level I
User Level I

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 33
Localização : Canada

http://dcheartly.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo


[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por flpstr Seg 18 Jul 2011, 7:21 pm

Matheus290 escreveu:Olha o erro que aparece:

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Install

E depois, mesmo depois com o erro, eu tento compilar e veja o que aparece:

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Makefile

Por que isso?

--------------------

Testei na pasta Windows e na pasta C:\... Mesmo assim, não funcionou. Sempre dá esse erro. Me ajudem, please! Será que foi esse SDK que eu baixei? Já baixei 2 vezes e deu o mesmo erro.


--------------------


Ah, agora deu certo... Eu não tinha notado esse detalhe:
https://2img.net/r/ihimizer/img156/7905/part1l.png
Makefile incorreto
Ou sem os recursos extras no caso devel
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por befahe Qua 17 Ago 2011, 12:04 pm

Estou seguindo esse tutorial vou tentar alguma coisa,vamos ver! study
befahe
befahe
User Level III
User Level III

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 204
Data de inscrição : 23/03/2011

https://www.youtube.com/user/beffahe?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por Jean de Lima Dom 21 Ago 2011, 3:02 pm

Madcat,

Eu uso o Ubuntu, como faço pra instalar o SDK nele? Eu fiz o download dos arquivos, mas não encontrei nada ensinando a instalar.

Se puder me ajudar agradeço ^^

Abraço!!!

Jean de Lima
User Level II
User Level II

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 66
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 39
Localização : Mauá-SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por Patrick Sáb 05 Nov 2011, 4:31 pm

to com problemas a instalação do Cygwin ta vindo com uma pasta faltando D:

to fazendo download dnovo aqui.

tipo consigui compilar e tudo mas não foi criado o .app o.O
Patrick
Patrick
User Level II
User Level II

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 116
Data de inscrição : 19/10/2011
Idade : 35
Localização : Canoas-rs

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por wparja Qua 19 Dez 2012, 7:49 pm

preciso ter alguma configuração no linux, pq executei todos os passos, deu certo, gerou o .app so que quando mando executar(apertei todos os botoes do dingoo) ele não executa o helloworld

wparja
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1) - Página 2 Empty Re: [Tutorial] Como programar para o sistema nativo do Dingoo (Parte 1)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos