Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Ter 07 maio 2024, 8:43 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


Dingux no A380?

+4
riviery
Tarquineos
ESS
renannalesso
8 participantes

Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Dingux no A380?

Mensagem por renannalesso Sáb 19 Nov 2011, 12:03 pm

Gostaria de saber se é possivel colocar o Dingux no A-380?
ja tenho um microsd extra pra instala-lo...
o tutorial de dingux para o A-320 vale ser usado no A-380 ?
renannalesso
renannalesso
User Level I
User Level I

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por ESS Sáb 19 Nov 2011, 3:27 pm

Não deve funcionar não renan, já q o DIngux funciona a base do dual boot, que por sua vez funciona de acordo com a LCD do modelo do A320 (ou o antigo A330 da DT). E pra q vc quer o Dingux, o SO nativo do A380 É O PRÓPRIO DINGUX Shocked
Se eu fosse vc nem mexia nele, não deve existir (ainda) um desbrikcador para esse modelo.
ESS
ESS
User Level IV
User Level IV

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 318
Data de inscrição : 11/09/2011
Idade : 43
Localização : Mauá - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por renannalesso Sáb 19 Nov 2011, 5:47 pm

valeu ESS, na realidade vc só tirou minha duvida em relação o A-380 ter ja que o nativo dele é o DINGUX, nem quero mexer nele, pois os emuladores rodam a praticamente perfeito..exceto PS que ainda não testei os jogos apenas o crash que rodou lento...
renannalesso
renannalesso
User Level I
User Level I

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Tarquineos Dom 20 Nov 2011, 7:09 am

O interessante é que, pelo que li por aí, aplicativos desenvolvidos para o dingux costumam rodar no A380!

Veja isso:
http://dingoo-scene.blogspot.com/2011/04/dingux-running-on-a380.html

E isso:
http://boards.dingoonity.org/dingoo-emulation/a380-runs-sdlvice-2-2-dingux!!!!/

E mais um monte de informações meio dispersas por aí, hehe.
Tarquineos
Tarquineos
User Level IV
User Level IV

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 313
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 42
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por riviery Dom 18 Dez 2011, 10:03 am

Só para quem quiser se aventurar, mexer no sistema operacional do a380 é muito mais fácil e seguro do que o do a320, porque toda a memória interna está instalada em um cartão MicroSD dentro do aparelho. É só abrir, colocar num leitor de cartão e daí copiar o que bem entender, desde o firmware até os arquivos de configuração. Pode até trocar por outro cartão com maior capacidade (o meu hoje tem 16GB de memória interna).

Eu inclusive recomendo realizar este procedimento aqui:

http://boards.dingoonity.org/dingoo-technology-a380/dingoo-a380-hacked/

O aparelho virou outra coisa, muito melhor do que antes.

riviery
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Matheus290 Dom 18 Dez 2011, 10:09 am

=O Essa eu não sabia!

Então quer dizer que, dá pra por Gmenu2x no A380???

Putz, o A380 não passa de um A320 hackeado então...

Já tentaram ligar o A380 com o Select?

Qual é o processador do Dingoo A380? É o JZ4240?

Engraçado, então o SO padrão do A380 É o Dingux. Cara, essa do cartão eu não sabia. Que fera! kkkkkkk
Matheus290
Matheus290
Administrador
Administrador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1441
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 30
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por italo Dom 18 Dez 2011, 11:56 am

renannalesso escreveu:valeu ESS, na realidade vc só tirou minha duvida em relação o A-380 ter ja que o nativo dele é o DINGUX, nem quero mexer nele, pois os emuladores rodam a praticamente perfeito..exceto PS que ainda não testei os jogos apenas o crash que rodou lento...

NÃO NÃO cara, o SO dele é BASEADO em Dingux e não Dingux, eu não lembro aonde mas li em algum lugar que o BooBoo tava querendo fazer um Dingux pra esse a380. Acho que foi na dingoo scene sei lá mas num é dingux não.

@Matheus290

O processador dele é o jz4755, segundo o que tá dizendo aqui ele tem uma GPU integrada ao núcleo: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Ingenic_Semiconductor&ei=cRvuTuPvG4W3twenjcHXCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CDQQ7gEwAg&prev=/search%3Fq%3Djz4755%2Bprocessor%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26prmd%3Dimvns

Pelo o que eu entendi até agora, se basearam no dingux comum pra fazer o SO desse a380, isso explica porque os arquivos .dge do dingux normal funcionam nele.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por riviery Seg 19 Dez 2011, 6:40 pm

italo escreveu:
renannalesso escreveu:valeu ESS, na realidade vc só tirou minha duvida em relação o A-380 ter ja que o nativo dele é o DINGUX, nem quero mexer nele, pois os emuladores rodam a praticamente perfeito..exceto PS que ainda não testei os jogos apenas o crash que rodou lento...

NÃO NÃO cara, o SO dele é BASEADO em Dingux e não Dingux, eu não lembro aonde mas li em algum lugar que o BooBoo tava querendo fazer um Dingux pra esse a380. Acho que foi na dingoo scene sei lá mas num é dingux não.

@Matheus290

O processador dele é o jz4755, segundo o que tá dizendo aqui ele tem uma GPU integrada ao núcleo: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Ingenic_Semiconductor&ei=cRvuTuPvG4W3twenjcHXCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CDQQ7gEwAg&prev=/search%3Fq%3Djz4755%2Bprocessor%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26prmd%3Dimvns

Pelo o que eu entendi até agora, se basearam no dingux comum pra fazer o SO desse a380, isso explica porque os arquivos .dge do dingux normal funcionam nele.

Bom, o sistema dele é um Dingux meia-boca, mas não deixa de ser um Dingux. Os emuladores do Dingux a320 que não são compatíveis com ele quase sempre enfrentam conflitos de hardware, e não de software (geralmente as diferenças no LCD). Outro problema são as partições pseudo-bloqueadas (só acessíveis depois de extrair o cartão do interior do aparelho). Se houvesse alguma boa vontade da cena dingoo (não há), o a380 seria uma excelente aquisição que só expandiria as alternativas de emulação existentes.

O problema é que a Dingoo Tech andou mexendo num vespeiro de licenças open-source e ganhando dinheiro com o trabalho dos outros (embora já tenha feito isso outras vezes sem tanto alarde). Como desta vez ela se apoderou do trabalho da própria cena dingoo, isso irritou os programadores que trabalhavam focados nestes emuladores e criou uma verdadeira ojeriza quanto ao a380. No final só quem saiu perdendo foram os compradores do aparelho, porque a empresa continua ganhando seus rios de dinheiro na China, onde fica a maior fatia de seu mercado.

riviery
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Tarquineos Ter 20 Dez 2011, 6:08 am

Pois é, riviery, se a gente olhar os comentários gerais sobre o SO do a380 nos blogs e fóruns onde há programadores e desenvolvedores do a320, há mesmo muita revolta, pois a DT pegou o dingux, usou, e não deu crédito pra ninguém...

Mas é isso aí, o pessoal da DT não deve estar se importando muito com esta história, pois não deve afetar muito as vendas. Mas que é triste, isso é.
E o pior é que se eles tivessem dado crédito, simplesmente mencionando que o sistema é baseado no dingux e que existem várias pessoas por trás do desenvolvimento dele (e de repente citando os principais desenvolvedores), acho que teria sido mais tranquilo e teria gerado mais aceitação.
Tarquineos
Tarquineos
User Level IV
User Level IV

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 313
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 42
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Kyrii Ter 20 Dez 2011, 8:31 am

É cara, tecnicamente pegaram o Dingux da source e modificaram, adaptando o aparelho.
Tecnicamente isso é legal, só que se a licença do código for a GPL eles pelo menos tinham que dar créditos.
Kyrii
Kyrii
User Level III
User Level III

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 233
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 25
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por italo Ter 20 Dez 2011, 10:03 am

Concordo kom todos vocês, é muita ingratidão da DT ganhar $$ nas costas dos outros Evil or Very Mad Mas que sabea DD contra-ataca com um dingoo novo com SO Dingux? O jeito é esperar.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por flpstr Ter 20 Dez 2011, 10:07 am

A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por italo Ter 20 Dez 2011, 10:09 am

flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.

Bem lembrado. Se eu fosse o booboo tacava um processo na DT e comprava a impresa só pra mim, aí contratava o pobre do booboo e outros programadores responsáveis pelo a320 ser o sucesso que é hoje.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por flpstr Ter 20 Dez 2011, 10:16 am

italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.

Bem lembrado. Se eu fosse o booboo tacava um processo na DT e comprava a impresa só pra mim, aí contratava o pobre do booboo e outros programadores responsáveis pelo a320 ser o sucesso que é hoje.
Mas tem um problema linux é GNU ou seja é de graça e não pode comercializar e com certeza ele não podeira processar.
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por italo Ter 20 Dez 2011, 10:17 am

flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:
italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.

Bem lembrado. Se eu fosse o booboo tacava um processo na DT e comprava a impresa só pra mim, aí contratava o pobre do booboo e outros programadores responsáveis pelo a320 ser o sucesso que é hoje.
Mas tem um problema linux é GNU ou seja é de graça e não pode comercializar e com certeza ele não podeira processar.

Á mas o dingux foi idéia dele e não da DT.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por flpstr Ter 20 Dez 2011, 10:20 am

italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:
italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.

Bem lembrado. Se eu fosse o booboo tacava um processo na DT e comprava a impresa só pra mim, aí contratava o pobre do booboo e outros programadores responsáveis pelo a320 ser o sucesso que é hoje.
Mas tem um problema linux é GNU ou seja é de graça e não pode comercializar e com certeza ele não podeira processar.

Á mas o dingux foi idéia dele e não da DT.
Olha
O que é GNU?
O projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver o sistema operacional GNU, um sistema operacional completo Unix-like que é software livre software, que respeita a sua liberdade.



Unix-like sistemas operacionais são construídos a partir de uma coleção de software de aplicações, bibliotecas e ferramentas de desenvolvedor de mais um programa para alocar recursos e fale com o hardware, conhecido como kernel.

GNU é freqüentemente usada com um kernel chamado Linux , e aqui está uma lista de ready-to-install distribuições GNU / Linux que são inteiramente software livre. O Hurd, o kernel do GNU , é desenvolvido ativamente, mas ainda é alguma forma de estar pronto para uso diário.

A combinação de GNU e Linux é o sistema operacional GNU / Linux , agora usado por milhões e, por vezes incorretamente chamado simplesmente de "Linux".

O nome "GNU" é um acrônimo recursivo para "GNU Não é Unix!"; é pronunciado g-noo , como uma sílaba sem vogal entre o g eo n .

O que é Software Livre?
" O software livre "é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "livre" como em "liberdade de expressão", não como em "cerveja grátis".

Software livre é uma questão de liberdade dos usuários de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você pode ajudar ao seu próximo (liberdade 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos ao público, de modo que toda a comunidade beneficie (liberdade 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.

Ou seja é questão de censo da DT
flpstr
flpstr
Developer
Developer

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 2140
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26
Localização : No pc

http://flpstr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por italo Ter 20 Dez 2011, 10:29 am

flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:
italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:
italo escreveu:
flpstrquerendoumdingoo!!! escreveu:A sinceramente a DT deveria admitir e recompensar os programadores do dingoo ( dingux também) principalmente o boboo.

Bem lembrado. Se eu fosse o booboo tacava um processo na DT e comprava a impresa só pra mim, aí contratava o pobre do booboo e outros programadores responsáveis pelo a320 ser o sucesso que é hoje.
Mas tem um problema linux é GNU ou seja é de graça e não pode comercializar e com certeza ele não podeira processar.

Á mas o dingux foi idéia dele e não da DT.
Olha
O que é GNU?
O projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver o sistema operacional GNU, um sistema operacional completo Unix-like que é software livre software, que respeita a sua liberdade.



Unix-like sistemas operacionais são construídos a partir de uma coleção de software de aplicações, bibliotecas e ferramentas de desenvolvedor de mais um programa para alocar recursos e fale com o hardware, conhecido como kernel.

GNU é freqüentemente usada com um kernel chamado Linux , e aqui está uma lista de ready-to-install distribuições GNU / Linux que são inteiramente software livre. O Hurd, o kernel do GNU , é desenvolvido ativamente, mas ainda é alguma forma de estar pronto para uso diário.

A combinação de GNU e Linux é o sistema operacional GNU / Linux , agora usado por milhões e, por vezes incorretamente chamado simplesmente de "Linux".

O nome "GNU" é um acrônimo recursivo para "GNU Não é Unix!"; é pronunciado g-noo , como uma sílaba sem vogal entre o g eo n .

O que é Software Livre?
" O software livre "é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "livre" como em "liberdade de expressão", não como em "cerveja grátis".

Software livre é uma questão de liberdade dos usuários de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você pode ajudar ao seu próximo (liberdade 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos ao público, de modo que toda a comunidade beneficie (liberdade 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.

Ou seja é questão de censo da DT

Dessa de ser GNU eu já sabia, o negócio é que no mínimo a DT podia dar pelo menos um crédito ao booboo e seus colaboradores pelo tempo sacrificado e pelos esforços realizados por SO que a DT nem se deu ao trabalho de fazer.
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Kyrii Ter 20 Dez 2011, 11:19 am

Bom , leiam isso.
Spoiler:

Tecnicamente ela pode mudar o código legalmente (se a licença for GPL) mas ela tem que dar os créditos a ele e não pode se apoderar do código.O direito seria do programador BooBoo
Kyrii
Kyrii
User Level III
User Level III

Avisos :
Dingux no A380? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Dingux no A380? Right_bar_bleue

Mensagens : 233
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 25
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dingux no A380? Empty Re: Dingux no A380?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos