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O que é M.U.G.E.N?

3 participantes

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O que é M.U.G.E.N? Empty O que é M.U.G.E.N?

Mensagem por ripman Ter 03 Jun 2014, 7:09 pm

O que é M.U.G.E.N? Mugen10_logo.jpg?0

O que é M.U.G.E.N?
Spoiler:

M.U.G.E.N. (também conhecido como MUGEN, ou Mugen) é um motor de jogo exclusivo para jogos de luta, desenvolvido pela Elecbyte, e iniciado em 1999 usando a biblioteca Allegro. A Elecbyte distribuiu uma versão beta que rodavam em DOS, Linux, e Windows. Este motor permite qualquer pessoa criar personagens (conhecidos como chars), cenários e add-ons (screenpacks) através de arquivos de texto interpretados e compilações de gráficos e sons, e ainda suporta MP3 nos cenários durante o jogo e add-ons. O motor é poderoso e flexível, permitindo ao mesmo tempo o uso de funcionalidades encontradas em qualquer jogos 2D, como na série Street Fighter produzida pela Capcom ou King of Fighters, série produzida pela SNK.

Historia
Spoiler:

De 1999 a 2001, foram lançadas diversas versões do M.U.G.E.N. para DOS. Em 2001 a Elecbyte abandonou a plataforma DOS e passou para Linux. Durante um período de alguns meses a companhia deixou um pedido de doações no próprio site, alegando que para fazer uma versão Windows 32-bits eles precisavam comprar um compilador profissional. A versão de windows 32-bits resolveria os problemas de manter o código no ambiente DOS, o que causava problemas principalmente para quem usava Windows XP.

Em 2003, depois de conseguir doações suficientes para comprar o compilador para Windows, uma versão beta compatível com Windows foi liberada para quem doou dinheiro. Essa versão acabou vazando para o público, mas por se tratar de um beta tinha algumas limitações, como modos de jogo inacessíveis e limite de apenas dois personagens, que acabaram sendo removidas com "hacks" não autorizados. Nesta mesma época a Elecbyte fechou o site e não manteve contato com o público durante certo tempo.

Porém, em 2009, após um long hiato, a Elecbyte voltou à ativa, reformulando seu site. Durante algum tempo, houve uma certa desconfiança sobre a veracidade de tal site, devido à algumas informações contidas nele e por várias tentativas de pessoas se passarem pela Elecbyte. Em sua página, ela informa que é sim a Elecbyte, porém a equipe foi reformulada, misturando alguns dos criadores originais do Mugen com novas pessoas. Contrariando o que muitos podem pensar, a equipe não é formada, na sua maioria, por norte-americanos e sim por Filipinos.

Hoje em dia, o Mugen caminha para uma nova fase, na qual a Elecbyte caminha para fazer mudanças cada vez mais drásticas no "core" do projeto, para que o Mugen alcance um padrão cada vez melhor, expandindo as atuais limitações.

Formatos de Documentos
Spoiler:

*SFF: Arquivo onde é localizado as sprites (imagens) dos chars, stages, intros ou endings, baseados no formato PCX (Atualmente o formato SFF2 suporta PNG). As imagens seguem uma regra de que devem possuir um fundo "transparente", que nada mais é do que uma cor não utilizada pelo char posicionada em um "box" estratégico para que o MUGEN, ao ler o pixel com a "cor transparente", não desenhe nada.

*ACT: Aqui é onde as cores utilizadas nos sprites dos chars são declaradas. Chamado de "paleta" pelos criadores, o MUGEN suporta até 12 delas de uma vez, cada uma escolhida por um botão - A, B, C, X, Y, Z - ou pela combinação dos botões anteriores com o botão START.

SND: Onde é localizado os sons dos chars, baseado em arquivos de áudio no formato WAV.

*CMD: Arquivo onde é definido os comandos do personagem (ou "char" - abreviação do termo "Character", do inglês). A sintaxe se baseia em strings obedecendo algumas regras. Por exemplo, os botões listados em ACT são reconhecidos como a, b, c, x, y, z, respectivamente, e s, para o botão START. Os botões direcionais são reconhecidos como F, D, B, U, para "frente", "baixo", "trás" e "cima", respectivamente. Existe a combinação dos mesmos, como DF, DB, UB, UF, que significam "diagonal inferior frontal", "diagonal inferior traseira", "diagonal superior traseira" e "diagonal superior frontal", nesta ordem. Existem ainda demais caracteres reservados como o "/", que tem um significado como "pressione", entre muitos outros.

*AIR: Arquivo que contém as animações dos chars, feitos com as imagens do SFF. As animações são compostas por frames, que nada mais são do que a programação de uma ordem definida de sprites, setados em uma determinada posição em relação ao eixo do personagem e um tempo de duração desse sprite na tela. Além dos frames, cada animação possui as chamadas "caixas de colisão", que definem a área de acerto no corpo do char. Essas caixas devem ser definidas pelo criador.

*CNS: Aqui é onde são declarados as Constantes e as Definições dos States, considerado o principal arquivo dos Chars. Esses arquivos, por conterem os códigos dos chars, contém copyright de seu respectivo autor, portanto a cópia de qualquer código sem a devida autorização é severamente recriminada e punida nas maiores comunidades de M.U.G.E.N., embora a própria Elecbyte tenha decretado que pelo arquivo ser baseado em texto e processado pelo motor dessa maneira, os usuários/criadores poderiam aprender entre eles. No entanto, há uma grande controvérsia entre os criadores em questão ao uso de códigos não-autorizados. Existem criadores que permitem a total utilização de seus arquivos (tornando-os "Open Source", popularmente chamado), outros que exigem o chamado "crédito", que nada mais é do que citá-lo na documentação do char, e outros ainda que não permitem qualquer tipo de cópia, seja de código ou de sprites, embora esses últimos não pertençam a eles.

*DEF: O chamado "arquivo de definições". Esse arquivo, quando no char, define os arquivos utilizados pelo mesmo, tais como o de sprites SFF, de animações AIR, as paletas ACT, os arquivos de programação CNS e os de comando CMD. Também define-se, a partir de versões mais recentes, arquivos de "Intro" e "Ending", que são animações coordenadas em outros arquivos, um outro DEF e outro SFF. Como foi dito, o arquivo DEF também pode ser um arquivo de definição para uma intro ou um ending. Também é verdade que o arquivo DEF serve como um arquivo de definição para stages, de forma similar ao de intro e ending. Além da programação, é possível encontrar mais desses arquivos na pasta DATA do MUGEN, onde existe, junto com arquivos CFG, como definidores do "screenpack".

Videos
Spoiler:





Alguns Sites Para baixar Jogos
Spoiler:

http://mugenmundo.ucoz.com/index/games_mugen_variados/0-41
http://clickjogos.uol.com.br/downloads/mortal-kombat-vs-street-fighter-mugen/
http://deltablademugen.blogspot.com.br/2014/01/the-king-of-fighters-ex-unlimited-match.html
http://clickjogos.uol.com.br/downloads/king-of-fighters-counter-strike-arcade-mugen/


Última edição por ripman em Qui 05 Jun 2014, 9:37 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Clicador Ter 03 Jun 2014, 11:17 pm

Mugen é mito demais, a muito tempo que não mecho com isso!
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O que é M.U.G.E.N? Empty Re: O que é M.U.G.E.N?

Mensagem por shin gouki Qui 05 Jun 2014, 1:15 am

o que mais curto no mugen e lance de personalizar seu proprio jogo ao gosto do usuario (chars,stages,musica,scremapack etc...) mugen era super leve quebrou um galhão na epoca ^^ ja que eu tinha um pc muito fraquinho e não tinha video game(tinha um pentium 3 onboard com placa de video de 1 mega  Very Happy  o maximo que podia jogar era um quake 2 Very Happy ) baixei e personalizei varios jogos em mugen tematicos ao meu gosto (dragon ballz ,cap vs snk e samurai shadow) pra jogar com galera na epoca (bons tempos ^^)

hoje em dia ja não jogo tanto mugen como antigamente... mais ainda tenho alguns dos meus jogos personalizado em alguns dos meus dvds ^^ notei tambem que mugen tem evoluido bastante comparado com antigamente... esta com uma engine melhor e chars mais bem feitos e melhor programado e ja tem ate progeto pra jogos 3d. Very Happy 



tem alguns jogos prontos em mugen que posso recomendar pra galera Cool 

street fighter nes (foi baseado da versão pirata do sf3 do nintendinho com melhorias na jogabilidade e varias paradas bacanas)
video
Spoiler:
versão original do nintendinho (o jogo era pirata mais ficou muito bom pros pardrões do nes bons graficos e boa jogabilidade)

versão do mugen

link: http://sf2nes.smeenet.org/


the black heart (a tematica do jogo e muito legal tem fatality e um story mode bacana)
video
Spoiler:
link: http://www.andresborghi.com/theblackheart/index.html


saint seiya-ultimate cosmo (na minha opinião esse cdz ta melhor que muitos jogos oficias do cdz)
video
Spoiler:
link: http://saintseiya-ultimatecosmo.e-monsite.com/
obs: precisa se cadastrar pra baixar


street fighter one (baseado do primeiro street figther com a jogabilidade bem melhor que versão original... com direito a super combo e finais para todos os personagens  Cool )
video
Spoiler:
link: http://thevalkyrieproject.blogspot.com.br/p/game-projects.html


capcom vs snk w 2.8 (esse tambem ficou bom vale pena conferir^^)
video
Spoiler:
link: http://clubsyn-x-treme.com/-X-Base/index.php?app=downloads&showfile=86

tambem existe um progeto do primeiro mortal kombat em hd
esta em fase beta teste

o progeto do mugen em 3d pra quem ainda não viu
shin gouki
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