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[REVIEW] YinLips YDP-G18

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LucianoBraga
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[REVIEW] YinLips YDP-G18 - Página 13 Empty [REVIEW] YinLips YDP-G18

Mensagem por LucianoBraga Qui 12 Jan 2012, 12:51 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Chegou meu YDP-G18. Sim, tecnicamente me lasquei com o anúncio do que vai usar o chipset Allwinner A10 – Cortex A8 1Ghz em processo 45nm esquentando e consumindo menos e a mesma MALI 400 – mas acho, por outro lado, que não vou perder tanta coisa assim.

Eu nunca escrevi um review, que fique claro. Vou dar minhas cacetadas aqui, mas podem ficar lacunas e questões sem resposta. Solicito aos senhores que, em caso de dúvida, perguntem, e eu vou respondendo.

Descrição do embrulho:


A embalagem da DinoDirect é boa. Nada demais, sem invenções, sem firulas. Há a caixa da DD, e dentro dela, bem embrulhada em plástico bolha, a caixa do YinLips. A DD colocou bolsas de ar no espaço restante da caixa maior, o que garante a segurança do produto. Nota 10 pra eles.

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Dentro da caixa, o YinLips, manual, certificado de garantia, um fone de ouvido, um cabo mini-usb/USB, o carregador e um microSD de 4GB. Os dados são duplicados no microSD e na memória interna do YinLips - emuladores e roms. Todos os apks dos jogos instalados estão no microSD e mais um monte de jogos extras. Só acho que tanto o cabo USB quanto o carregador mereciam fios maiores. São bem curtos.

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E embora eu tenha lido em algum lugar que o YinLips da DD fosse exclusivamente preto, veio o branco. LOL! Nada que me emputeça. Verdade seja dita, é um aparelho bonito. No geral, é um aparelho bem acabado, mas os botões L e R balançam um pouco. Eu não me incomodo, mas conheço gente que se incomodaria.

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Sistema Operacional


É o Android 2.2 (FroYo). Funciona bem, mas tem previsão de atualização pra Gingerbread, é esperar pra ver. O sistema poderia ser mais polido; aparecem umas engasgadinhas aqui e ali que não precisam existir num hardware desse porte. Nada que não se resolva com um bom launcher e ajustes, entretanto.

EDIT: Comecei usando o ADW Launcher EX, passei pelo Zeam Launcher e agora estou usando o Go Launcher EX. O primeiro é mais bonito mas meio pesado, o Zeam é enxuto, mas meio feio, e o Go Launcher EX tem sido um bom meio termo.

Importante: eu atualizei o Android pra uma versão postada na GP32Spain - firmware #1061 - fiz o root e apaguei todos os emuladores. É exatamente o mesmo sistema, o Android 2.2, mas com emuladores desinstalados. Assim posso instalar as melhores versões de cada um deles. Não adianta fazer teste com software desatualizado. Seria inclusive injusto com o aparelho. Por exemplo, o GameBoid que vinha instalado dava force closes constantes. O atualizado não tem nenhum tipo de problema.

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Hardware

1. CPU + GPU: O chipset escolhido pra ser o coração do sistema é o Amlogic 8726-M, composto de CPU Cortex A9 800Mhz e GPU Mali-400 single-core a 395Mhz. Os chineses resolveram somar tudo e dizer que a CPU é de 1.2 Ghz, mas isso tá tecnicamente MUITO errado. O bom é o excelente suporte da Mali 400 a codecs de vídeo, inclusive, pra quem gosta, RMVB. Ah, sim, suporta 1080p sem o menor problema.

2. RAM: 512MB.

3. Tela: A tela, de 5 polegadas e resolução 800 x 480, tem qualidade razoável. É grande, cara. MUITO grande. A tela é meio fosca também, não há brilho. Além disso, a iluminação poderia ser mais forte. Nada que salte aos olhos, mas funciona bem. Pena ser resistiva – não acho telas resistivas um problema, mas o fato de ser single-touch é um problema, infelizmente.

4. Controles: Quatro botões frontais, dois de “ombro”, um direcional digital e um analógico. Maior desenvolvimento abaixo.

5. Câmeras/microfone: A traseira é de 2MP e a frontal de 0,5MP. Na hora do desespero, serve pra qualquer coisa, mas a qualidade geral é ruim, como já era de se esperar. Entretanto, funciona o Skype, e até bem. A qualidade do microfone é só suficiente.

Pretendo inserir amostras de imagens da câmera traseira amanhã.

6. Som: satisfatório. Ouvi uns flacs e parece funcionar bem. Tem duas saídas pra fone de ouvido. Isso é pouco convencional, mas é uma boa sacada.

7. Conectividade: O Wi-Fi e o mini-HDMI funcionam como deveriam e a porta USB é sempre útil. Infelizmente, não tem Bluetooth. O USB não dispõe de modo host, então não dá pra usar periféricos externos. Esperamos que alguém faça a inserção do recurso.

8. Bateria: depende muito do uso, mas quatro horas, em média.

Ok, importante citar algumas coisas aqui. Como todo produto chinês, o YinLips tem lá seus problemas.

a) O chipset utilizado é de qualidade razoável, e só isso. Produzido em tecnologia de 65nm, poderia esquentar e consumir menos se fosse em 45nm. Em 45nm, conseguiríamos facilmente um razoável overclock. No geral, esse Cortex A9 tem rendimento pouca coisa maior que um Cortex A8, dependendo da tarefa. Quanto às possibilidades de overclock, varia de chip pra chip. Fiz pra 850Mhz e 900Mhz aqui, sem maiores problemas.

b) A GPU é uma Mali 400, a mesma que equipa o Galaxy S II, por exemplo. A diferença aqui está no fato de que a implementação usada no GS II tem quatro unidades de vertex , e clock de 166Mhz – podendo ir se necessário até 267Mhz, mas é um tanto raro pelo que andei pesquisando - e a do YinLips tem apenas uma unidade de vertex e clock de 395Mhz. Importante notar que a CPU rodando a 800Mhz parece segurar a GPU. Em chipsets diferentes, em que o A9 roda a 1Ghz, o desempenho da GPU aumenta sensivelmente, pelo que pesquisei por aí.

c) Os 512MB de RAM são mais do que suficientes pro Android rodar bem. Com as devidas otimizações, até em 256MB ele rodaria bem – vide a grande quantidade de boas roms para smartphones mais antigos, como o HTC Hero, que tem incríveis 196MB de RAM disponíveis.

d) O controle é uma pequena gambiarra, vou ser sincero. Na prática, é como se fosse um teclado com botões de videogame em cima. FUNCIONA? Sim, funciona. Também falta polimento aqui e muita gente anda reclamando do digital, mas eu acho exagero. Tive dificuldade no início, mas já melhorou um pouco; questão de hábito. O analógico também não funciona como deveria, mas isso ocorre por limitação do Android mesmo. Eu já disse anteriormente que o analógico duplica os comandos digitais, não é independente, e eu não sei se isso pode ser resolvido por software – um colega acha que sim. Essa falta de independência é um problema na emulação do N64, e uma solução possível é deixar um conjunto de direcionais e os botões C na tela de toque, mas é sempre uma solução improvisada que pode te atrapalhar bastante em títulos como, por exemplo, GoldenEye 007 e Perfect Dark. Digo, FPS no geral.

e) Quando ligado por HDMI, a tela do portátil se desativa – o que é bom pra economizar bateria – e se torna algo como um touchpad. Aparece um cursor na tela e tudo. A idéia é boa, mas foi mal executada. Primeiramente, temos contato ruim aqui, principalmente na parte inferior e na direita da tela. Isso quer dizer qualquer coisa; a tela pode ser ruim, a matrix de toque pode ser ruim, ou tudo pode ser resolvido com calibração e atualização de software.

f) Eu achei a touchscreen ruim. Digo, a sensibilidade é ruim. Talvez dê pra melhorar alterando parâmetros de sistema. Vou dar uma estudada nisso. EDIT: Atualizei pra uma rom da GP32Spain baseada em uma rom mais atualizada, e a sensibilidade parece ter melhorado um pouco.

g) Um elogio aqui: o acelerômetro funciona MUITO bem e é MUITO rápido.

Benchmarks

AnTuTu Benchmark
@ 800 Mhz - 3121 pontos. Isso o coloca, em performance, entre o Galaxy S e o Nexus S. Dado o fato de que o Galaxy S é conhecido pela sua potência e que o Nexus S usa o Android 4.0, com muitas melhoras, esse resultado não é nada mau, ao meu ver.
@850Mhz - 3218 pontos
@900Mhz - 3321 pontos

Quadrant
2571 pontos.
O dobro de Nexus One e um pouco mais que o dobro do Droid X.
@850Mhz foi pra 2821.
@900Mhz deu problema, o score ficou MENOR que antes.
@1Ghz se eu tiver coragem, testo depois.

NeoCore
@800Mhz - 47.8 FPS.
Não testei com outros clocks.
Lembrando que o NeoCore só serve como parâmetro se os aparelhos tiverem a mesma resolução de tela. O YDP-G18 consegue essa pontuação com uma tela de 800 x 480. O Galaxy Ace, por exemplo, consegue 67FPS, mas a resolulçao dele é de 480 x 320. É evidente que os resultados seriam, portanto, melhores.


Desempenho dos emuladores:


1. Gameboid – GBA: funciona muitíssimo bem.

2. Super Nintendo - Snes 9X EX: roda muito bem no geral, inclusive em jogos que usam co-processadores (Star Fox, Super Mario RPG);

3. Playstation - FPSE 0.11: MK Trilogy rodou muito bem, SFA3 nem tanto. Mas sabemos que jogos 2D eram o inferno pro PS1. Só testei o FPSE, falta testar o PSX4Droid.

4. Mupen64Plus AE e N64oid - Nintendo64: Testei Mario 64, Mario Kart 64, Ocarina of Time, Star Fox 64...Todas rodaram bem. RE2, Ogre Battle 64 e Pokémon Stadium tem problemas, mas a culpa é dos emuladores.

5. Arcade - Mame4Droid / TigerArcade: Funciona muitíssimo bem, mas não faz milagres. Se quer milagres, procure um santo ou o JC em pessoa. Killer Instinct nem foi reconhecido pelo emulador. Preciso ver se o set do Mame foi suprimido. Me parece razoável. CPS3 rodou com um pouco de frameskip no clock de @800Mhz, mas nada que prejudique a jogabilidade. Deve melhorar com atualizações do emulador. Melhorou @850Mhz.

6. Mega Drive/Master System - Md.emu: Funciona perfeitamente bem.

Outras imagens

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Pra quem quiser comprar na DinoDirect, segue o link:
http://www.dinodirect.com/players-game-android-electronic/~p.a6b


Última edição por LucianoBraga em Sab 24 Mar 2012, 1:07 pm, editado 11 vez(es)
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[REVIEW] YinLips YDP-G18 - Página 13 Empty Re: [REVIEW] YinLips YDP-G18

Mensagem por corey Seg 16 Abr 2012, 8:53 pm

ismaiden666 escreveu:Pessoal... A 2ª versão do G18 possui Android 2.3? Se sim, quais foram mesmo as outras melhorias que tinham feito nele?

Ele temomesmo hardware que o G16,cpu boxchip A10 e Android 2.3 http://www.etronixmart.com/yinlips-ydpg18-core-a10-upgrade-new-version-4gb-p-995.html deu uma baixada no preço.
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[REVIEW] YinLips YDP-G18 - Página 13 Empty Re: [REVIEW] YinLips YDP-G18

Mensagem por jcs1971 Dom 24 Jun 2012, 8:55 am

Olá pessoal, recentemente comprei um Yinlips Ydp-G18 2ª geração com android 2.3. Acontece que os botões select, ok, A, B e X não funcionam, não consigo configurá-los no fpse e nem nos emuladores do snes. Já tentei de tudo, até reinstalar o firmware que baixei do site da Yinlips. O que será que deve estar acontecendo. Alguém pode me ajudar?

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