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Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
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Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Porco-espinho azul da Sega estreou nos games em 23 de junho de 1991. Sega não cuidou bem do seu mascote em duas décadas.
Criado em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com processadores melhores dos que os apresentados pela concorrência, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores criassem um personagem rápido, que corria em alta velocidade para completar as fases. A falta de cuidado com a história do porco-espinho azul e a falta de exploração de seu mundo fez o grande concorrente da Nintendo na década de 1990 viver à sombra de Super Mario.
Criado para competir
Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente foi chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois.
"'Sonic' foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".
Sega mudou o visual do Sonic: à esquerda, o estilo clássico e, à direita, o moderno
"Em meados de 1993, Sonic chegou a ser mais famoso e reconhecido pelas crianças do que Mario e Mickey", conta Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge. Produtos diversos como bonecos, histórias em quadrinhos e desenho animado ajudaram a popularizar o Sonic e seus amigos como Tails, a raposa de duas caudas, Knuckles, Amy, sua namorada, entre outros.
Sonic em seu momento mais marcante: correr na
fase Green Hill Zone, de 'Sonic the Hedgehog'
O Sonic Team, time de produção responsável pela franquia, perdeu alguns de seus integrantes, fazendo com que os futuros jogos de Sonic perdessem sua identidade na criação. Assim, ao contrário de Super Mario, que teve seu mundo muito bem explorado pela Nintendo e por seu criador, Shigeru Miyamoto, a Sega não soube aproveitar sua maior criação.
"Ambiente do Mario é muito rico em termos de vilões e piossibilidades de ação. Mas "Sonic" foi centrado no personagem e nos seus parceiros, mas o ambiente, o seu mundo nunca foi devidamente exoplorado", explica Cyber. "Um dos exemplos é a conversão de animais em robôs pelo vilão da franquia, Dr. Eggman (ou Robotnik) nunca foi devidamente explicado nos games. Faltou enriquecer este ambiente".
Para o diretor-criativo do Alopra Estúdios, empresa de ilustração e animação para agências de publicidade, Elton Bandeira, Sonic como marca é até superior a Mario. "Mario cai na formula básica do bonequinho gordinho e fofinho, O Sonic, por ser um porco-escpinho, é repulsivo, transformar isso em algo simpático e carismático é difícil". Ele afirma que faltou a preocupação da Sega de desenvolver a marca ao longo dos anos.
Série de erros
Após Mario ter entrado no mundo dos jogos em 3D, com "Super Mario 64", de 1996, a Sega precisava que Sonic seguisse a tendência da época. Após cancelar o primeiro game em 3D do herói para o Sega Saturn, a empresa lançou em 1999 nos Estados Unidos "Sonic Adventure". Embora muitos fãs considerem um bom game, o título não agradou a crítica da mesma forma que o jogo do rival.
"À medida que a Sega começou a fazer jogos do Sonic em 3D, eles perderam a mão", diz Cyber, "Mario conseguiu aproveitar bem a mecânica, mas Sonic não foi tão feliz". O professor de design de game conta como exemplo o game "Super Mario Bros. 2". "['Super Mario Bros. 2'] é péssimo porque ele é apenas uma conversão do primeiro título. Após o fracasso, Miyamoto e o time da Nintendo soube dar a volta por cima com 'Super Mario Bros. 3'. Mesmo com muitas tentativas, a Sega não conseguiu levar a série para um bom patamar".
Nessa mesma época, a Sega abandonou o visual do herói mais baixinho e gordinho e o transformou em algo mais atual e adolescente: magro, alto e com olhos verdes.
'Sonic Unleashed' tentou inovar, mas não
convenceu com um Sonic que virava
lobisomem
Para Bandeira, a Sega ainda tem a chance de resgatar a marca. "Tentar trazer o Sonic para algo mais próximo do nosso mundo, interagir por aqui e voltar, seria uma alternativa. Embora os últimos títulos do herói tenham até vendido bem, a empresa [a Sega] perde credibilidade pois os gamers compram o conceito e não o jogo em si. Quando um novo título é anunciado, os jogadores ficam com o pé atrás".
Um dos jogos mais criticados de Sonic é "Sonic Unleashed", de 2008. No título com ação em 3D, o personagem alterna sua versão "normal" com uma de "lobisomem", chamada de "Sonic the Werehog". O professor de design de games considera esta transformação, que altera até a mecânica do game, uma grande piada.
Sonic se aventurou em corridas no estilo
'Mario Kart'
Sonic ainda, assim como Mario, teve jogos de corrida como "Sonic All-Stars Racing", bastante similar ao famoso "Mario Kart" e de tênis, com "Sega Superstars Tennis", parecido com "Mario Tennis". Curiosamente, os dois rivais estrelaram o mesmo game em "Mario & Sonic at the Olympic Games", de 2007, e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games", de 2009.
"Desde sua criação, Sonic foi um ícone que foi mais feliz pelo hardware que ele representava do que necessariamente com sua estrutura narrativa. Shigeru Miyamoto, por vir das artes, soube criar um mundo rico para Mario, que em todos os jogos possui mesma estrutura. 'Sonic Unleashed é uma piada, uma tentativa de inovação que estragou o game. 'Sonic 4' foi uma perda de oportunidade. A impressão que tenho é que falta à Sega uma estrutura de design melhor, pois ela está esfacelada, sem um ícone como Hideo Kojima [de "Metal Gear Solid"] da Konami ou um próprio Miyamoto".
Nova 'última' chance
Para comemorar os 20 anos de Sonic, a Sega trabalha em um game que promete agradar tanto quem era fã do personagem na década de 1990 quanto quem gosta dos títulos atuais.
"Sonic Generations" une no mesmo game as duas versões do azulão, a antiga, mais gordinha, e a nova, mais magra e com olhos verdes. Ao escolher cada estilo do herói, a mecânica de jogo também será diferente: o Sonic "antigo" traz um esquema de fase em 2D, no estilo do Mega Drive, equanto o "novo" traz fases em 3D, com a visão em terceira pessoa.
Outro foco da Sega está em resgatar cenários clássicos e muito conhecidos pelos fãs como a Green Hill Zone, de "Sonic the Hedgehog". Os estágios do modo clássico, embora seja possível terminá-los em poucos minutos, apresentam segredos e rotas alternativas, do mesmo modo que o game clássico.
Usando o Sonic atual, o game apresenta uma jogabilidade similar aos títulos da série "Sonic Adventure", com efeitos de câmera e alta velocidade, o que exige reflexos do jogador.
Além de celebrar duas décadas do porco-espinho azul, "Sonic Generations" pode ser a última vez que os fãs verão o personagem em sua forma clássica. O produtor do game, Takashi Izuka, diz que o herói voltou apenas para o seu aniversário e que não irá aparecer mais jogos. Mas se depender da Sega, Sonic continuará aparecendo nos games.
[Fonte]
Criado em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com processadores melhores dos que os apresentados pela concorrência, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores criassem um personagem rápido, que corria em alta velocidade para completar as fases. A falta de cuidado com a história do porco-espinho azul e a falta de exploração de seu mundo fez o grande concorrente da Nintendo na década de 1990 viver à sombra de Super Mario.
Criado para competir
Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente foi chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois.
"'Sonic' foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".
Sega mudou o visual do Sonic: à esquerda, o estilo clássico e, à direita, o moderno
"Em meados de 1993, Sonic chegou a ser mais famoso e reconhecido pelas crianças do que Mario e Mickey", conta Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge. Produtos diversos como bonecos, histórias em quadrinhos e desenho animado ajudaram a popularizar o Sonic e seus amigos como Tails, a raposa de duas caudas, Knuckles, Amy, sua namorada, entre outros.
Sonic em seu momento mais marcante: correr na
fase Green Hill Zone, de 'Sonic the Hedgehog'
O Sonic Team, time de produção responsável pela franquia, perdeu alguns de seus integrantes, fazendo com que os futuros jogos de Sonic perdessem sua identidade na criação. Assim, ao contrário de Super Mario, que teve seu mundo muito bem explorado pela Nintendo e por seu criador, Shigeru Miyamoto, a Sega não soube aproveitar sua maior criação.
"Ambiente do Mario é muito rico em termos de vilões e piossibilidades de ação. Mas "Sonic" foi centrado no personagem e nos seus parceiros, mas o ambiente, o seu mundo nunca foi devidamente exoplorado", explica Cyber. "Um dos exemplos é a conversão de animais em robôs pelo vilão da franquia, Dr. Eggman (ou Robotnik) nunca foi devidamente explicado nos games. Faltou enriquecer este ambiente".
Para o diretor-criativo do Alopra Estúdios, empresa de ilustração e animação para agências de publicidade, Elton Bandeira, Sonic como marca é até superior a Mario. "Mario cai na formula básica do bonequinho gordinho e fofinho, O Sonic, por ser um porco-escpinho, é repulsivo, transformar isso em algo simpático e carismático é difícil". Ele afirma que faltou a preocupação da Sega de desenvolver a marca ao longo dos anos.
Série de erros
Após Mario ter entrado no mundo dos jogos em 3D, com "Super Mario 64", de 1996, a Sega precisava que Sonic seguisse a tendência da época. Após cancelar o primeiro game em 3D do herói para o Sega Saturn, a empresa lançou em 1999 nos Estados Unidos "Sonic Adventure". Embora muitos fãs considerem um bom game, o título não agradou a crítica da mesma forma que o jogo do rival.
"À medida que a Sega começou a fazer jogos do Sonic em 3D, eles perderam a mão", diz Cyber, "Mario conseguiu aproveitar bem a mecânica, mas Sonic não foi tão feliz". O professor de design de game conta como exemplo o game "Super Mario Bros. 2". "['Super Mario Bros. 2'] é péssimo porque ele é apenas uma conversão do primeiro título. Após o fracasso, Miyamoto e o time da Nintendo soube dar a volta por cima com 'Super Mario Bros. 3'. Mesmo com muitas tentativas, a Sega não conseguiu levar a série para um bom patamar".
Nessa mesma época, a Sega abandonou o visual do herói mais baixinho e gordinho e o transformou em algo mais atual e adolescente: magro, alto e com olhos verdes.
'Sonic Unleashed' tentou inovar, mas não
convenceu com um Sonic que virava
lobisomem
Para Bandeira, a Sega ainda tem a chance de resgatar a marca. "Tentar trazer o Sonic para algo mais próximo do nosso mundo, interagir por aqui e voltar, seria uma alternativa. Embora os últimos títulos do herói tenham até vendido bem, a empresa [a Sega] perde credibilidade pois os gamers compram o conceito e não o jogo em si. Quando um novo título é anunciado, os jogadores ficam com o pé atrás".
Um dos jogos mais criticados de Sonic é "Sonic Unleashed", de 2008. No título com ação em 3D, o personagem alterna sua versão "normal" com uma de "lobisomem", chamada de "Sonic the Werehog". O professor de design de games considera esta transformação, que altera até a mecânica do game, uma grande piada.
Sonic se aventurou em corridas no estilo
'Mario Kart'
Sonic ainda, assim como Mario, teve jogos de corrida como "Sonic All-Stars Racing", bastante similar ao famoso "Mario Kart" e de tênis, com "Sega Superstars Tennis", parecido com "Mario Tennis". Curiosamente, os dois rivais estrelaram o mesmo game em "Mario & Sonic at the Olympic Games", de 2007, e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games", de 2009.
"Desde sua criação, Sonic foi um ícone que foi mais feliz pelo hardware que ele representava do que necessariamente com sua estrutura narrativa. Shigeru Miyamoto, por vir das artes, soube criar um mundo rico para Mario, que em todos os jogos possui mesma estrutura. 'Sonic Unleashed é uma piada, uma tentativa de inovação que estragou o game. 'Sonic 4' foi uma perda de oportunidade. A impressão que tenho é que falta à Sega uma estrutura de design melhor, pois ela está esfacelada, sem um ícone como Hideo Kojima [de "Metal Gear Solid"] da Konami ou um próprio Miyamoto".
Nova 'última' chance
Para comemorar os 20 anos de Sonic, a Sega trabalha em um game que promete agradar tanto quem era fã do personagem na década de 1990 quanto quem gosta dos títulos atuais.
"Sonic Generations" une no mesmo game as duas versões do azulão, a antiga, mais gordinha, e a nova, mais magra e com olhos verdes. Ao escolher cada estilo do herói, a mecânica de jogo também será diferente: o Sonic "antigo" traz um esquema de fase em 2D, no estilo do Mega Drive, equanto o "novo" traz fases em 3D, com a visão em terceira pessoa.
Outro foco da Sega está em resgatar cenários clássicos e muito conhecidos pelos fãs como a Green Hill Zone, de "Sonic the Hedgehog". Os estágios do modo clássico, embora seja possível terminá-los em poucos minutos, apresentam segredos e rotas alternativas, do mesmo modo que o game clássico.
Usando o Sonic atual, o game apresenta uma jogabilidade similar aos títulos da série "Sonic Adventure", com efeitos de câmera e alta velocidade, o que exige reflexos do jogador.
Além de celebrar duas décadas do porco-espinho azul, "Sonic Generations" pode ser a última vez que os fãs verão o personagem em sua forma clássica. O produtor do game, Takashi Izuka, diz que o herói voltou apenas para o seu aniversário e que não irá aparecer mais jogos. Mas se depender da Sega, Sonic continuará aparecendo nos games.
[Fonte]
Última edição por Rickdingoo em Qui 23 Jun 2011, 4:34 pm, editado 1 vez(es)
Kratos- User Level III
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Sega sempre gostei;apesar d achar legar legal os jogos do mario eu ainda prefiro o + sonic!
Ele corre pakas como sempre hehe vídeo massa,é percebi q de um tempo pra ká ele fiko mais alto e magro e o olho ficou verde,visual menos infantil
Ele corre pakas como sempre hehe vídeo massa,é percebi q de um tempo pra ká ele fiko mais alto e magro e o olho ficou verde,visual menos infantil
Harry- User Level VI
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Harry escreveu:Sega sempre gostei;apesar d achar legar legal os jogos do mario eu ainda prefiro o + sonic!
Ele corre pakas como sempre hehe vídeo massa,é percebi q de um tempo pra ká ele fiko mais alto e magro e o olho ficou verde,visual menos infantil
éé, muito melhor mesmo.
Já eu dexo impatado os dois, pois sou fanatico por Mario "and" Sonic...
Kratos- User Level III
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
E ainda o MICHAEL JACKSON contribui para desenvolver a musica e o sonic!!!
:]
:]
Kratos- User Level III
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
É sempre interessante citar a fonte também
MisterMano- User Level III
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Kratos- User Level III
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
eeeeeeee! gosto muito do sonic, tomara que o genarations não decepcione feliz sonic pra todos!
joeycaruzo- User Level VI
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
1 - Para Sonic se tornar super, é necessário pular E apertar A.
2 - Essa do Michael Jackson já virou piada. Ele teria sim desenvolvido em segredo, mas o motivo ninguém sabe. Essa ideia de que ele acho que o hardware do MD era fraco é totalmente idiota, já que ele teve um jogo exclusivo pro MD (Michael Jackson's Moonwalker) e a qualidade sonora é a mesma.
Ah, a maldita inclusão digital!
2 - Essa do Michael Jackson já virou piada. Ele teria sim desenvolvido em segredo, mas o motivo ninguém sabe. Essa ideia de que ele acho que o hardware do MD era fraco é totalmente idiota, já que ele teve um jogo exclusivo pro MD (Michael Jackson's Moonwalker) e a qualidade sonora é a mesma.
Ah, a maldita inclusão digital!
Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
MasterSonicTH escreveu:1 - Para Sonic se tornar super, é necessário pular E apertar A.
2 - Essa do Michael Jackson já virou piada. Ele teria sim desenvolvido em segredo, mas o motivo ninguém sabe. Essa ideia de que ele acho que o hardware do MD era fraco é totalmente idiota, já que ele teve um jogo exclusivo pro MD (Michael Jackson's Moonwalker) e a qualidade sonora é a mesma.
Ah, a maldita inclusão digital!
scorpion- User Level VI
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
A globo cria uns artigos legais, falam pra caramba, mas eu acho que a turma da área de tecnologia devia estudar mais o que escrevem, pq dizer que o Sonic viveu à sombra do Mario chega a ser um insulto.
Os jogos do sonic não pararam de ser desenvolvidos.
Eles falam disso pq a SEGA saiu da guerra dos consoles (guerra essa q não existe mais, ela acabou quando a SEGA parou), mas a empresa não parou de produzir os games.
Globo = Colunistas ridículos
Os jogos do sonic não pararam de ser desenvolvidos.
Eles falam disso pq a SEGA saiu da guerra dos consoles (guerra essa q não existe mais, ela acabou quando a SEGA parou), mas a empresa não parou de produzir os games.
Globo = Colunistas ridículos
Jean de Lima- User Level II
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Cara, Sonic é demais!!! Adoro a era 16-bits, e o Sonic e Mario são o ápice dessa época. Sonic nunca viveu á sombra do Mario (apesar do apelo popular ser maior para o Mario), Sonic é unico, a Sega foi muito inteligente em não tentar criar uma copia barata de Mario. Eles criaram um personagem original e cativante, com um sistema de jogabilidade apaixonante.
Repito sem parar: Cara, Sonic é demais!!!
Repito sem parar: Cara, Sonic é demais!!!
gregorygrinder- User Level Zero
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Ainda lembro do desenho que passava no SBT e aquela musiquinha introdutória: "Lá vem com todo o gás, Sonic o ouriço.... Sonic é o raio azul que vai de norte a sul... "
Embora goste muito de sonic (tenho o Sonic 4 aqui em casa) sou + Megaman que já fez 25 anos (ele também é azul kkk)
Embora goste muito de sonic (tenho o Sonic 4 aqui em casa) sou + Megaman que já fez 25 anos (ele também é azul kkk)
Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Creio que viram dias melhores a partir de Sonic Generations que será lançado no fim do ano.
Todos ansiosos.
Todos ansiosos.
Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
É o clássico MarioxSonic ; O Crash ficou para trás, pra quem conhece o alex kid tbm já foi um ícone..
Harry- User Level VI
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
curto muito mario e sonic, mas prefiro sonic(talvez pq tive um mega antes do snes e os primeiros são especiais). no caso do alex kid, acho q ele mereceria uma versão atual, ja q games conhecidos da mesma epoca tiveram tipo altered beast:
kefka20- User Level IV
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Seria legal se eles relançar um Alex Kidd de responsa, por que se é pra lançar qualquer porcaria, prefiro ficar com o classico.
gregorygrinder- User Level Zero
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Um jogo q eu tava querendo tentando lembrar o nome é o Nights into Dreams,quando eu era + novo tinha jogado sega saturno em angra dos reis, do filho da empregada da minha tia(isso faz uns 10 anos),e me lembrei depois q entre um dos jogos q tinha era esse,podia escolher um garoto ou uma garota,foi feito um remake dele para ps2,ele é um dos mais conhecidos de sesa saturno.
Harry- User Level VI
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
Sempre vi o Sonic e Mario como amor e ódio, não são opostos, mas são mt iguais, mas ao mesmo tempo mt diferentes (momento filosófico).
Sei que a sony tentou emplacar o crash, pior que acabou ficando mais foi o kratos.
Porra harry, esse jogo aí lembra pa porra pandemonium, puta jogo bom da porra que não teve continuação não sei pq.
Sei que a sony tentou emplacar o crash, pior que acabou ficando mais foi o kratos.
Porra harry, esse jogo aí lembra pa porra pandemonium, puta jogo bom da porra que não teve continuação não sei pq.
Butcher- User Level III
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
n so pra ps2 potter pra wii tb, joguei muito no saturno do meu primo, jogamos ate ele n ler mais o disco, era essa nights e mister bones(caveirinha)Harry escreveu:Um jogo q eu tava querendo tentando lembrar o nome é o Nights into Dreams,quando eu era + novo tinha jogado sega saturno em angra dos reis, do filho da empregada da minha tia(isso faz uns 10 anos),e me lembrei depois q entre um dos jogos q tinha era esse,podia escolher um garoto ou uma garota,foi feito um remake dele para ps2,ele é um dos mais conhecidos de sesa saturno.
kefka20- User Level IV
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Re: Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario
É e tem o 2 tbm para o wii, e parece q tbm tem para o gamecube...
Harry- User Level VI
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