Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Qui 04 maio 2023, 2:33 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


Emulador de ZX81 portado por mim

Ir para baixo

Emulador de ZX81 portado por mim Empty Emulador de ZX81 portado por mim

Mensagem por ricleite Sex 18 Fev 2011, 7:11 am

Este post pode gerara alguma confusão pois existe um conhecido contribuidor do Dingux que tem como nick ZX81.
Mas ZX81 era um dos primeiros microcomputadores pessoais que foram feitos pela Sinclair Research nos anos 80.
Baseado no microprocessador de 8 bits Z80 (o mesmo do MSX e de muitos arcades). Este computador foi um dos mais baratos e queridos da história da microcomputação e levou toda uma geração a sonhar com o desenvolvimento de games.
Este computador não possuía cores, alta resolução e nem som. Mas através de periféricos e mods da época era possível colocar um processador de som e um modo de alta resolução.
Atualmente existem listas de discussão nacionais desse computador tkcp@yahoogrupos.com.br onde ainda são desenvolvidos mods e hardware para as máquinas.
Como o ótimo mod para hi-res com apenas um chip para o TK85 do Victor Trucco ( http://www.victortrucco.com/TK/TK85Redefinidor/TK85Redefinidor.asp ) , ou a placa com o processador de som AY.

No Brasil existiram clones dessa máquina com diferentes quantidades de memória e configurações: TK82, TK82c, TK85 (todos da Microdigital) E também CP200 e CP200s (lançados pela Prológica).

Aqui um link para um vídeo que eu fiz do emulador rodando no Dingux:
https://www.youtube.com/watch?v=nG2bqFE_Fpo

Este aqui é o primeiro vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jt5uLDclyks
Vou enviar o link para os binários "quase" funcionais.
Já dá pra ver o computador ZX81 emulado "funfando".

Ao apertar o X ele dá espaços
A+X ele escreve o simbolo de libra "£" .
A+START mudo o cursor de K para F
R apaga
Para direita e para esquerda anda o cursor no que for escrito.

START da ENTER

Com um melhor mapeamento espero poder abrir os menus do emulador corretamente.

Não tem ainda como sair do emulador.

Tem que conectar o cabo USB e por telnet fechar ou dar um comando reboot.

Claro que pode-se dar reset no Dingoo. mas não gosto de fazer isso pois as vezes atrapalha o filesystem. (mas não deve dar pipoco pq ele não tem arquivos abertos. na memória)

Aqui está o pacote:
http://www.koflinux.com.br/sz81_2.1.7_mipsel-linux-uclibc.tar.gz


Última edição por ricleite em Sex 18 Fev 2011, 7:22 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Coreções ortográficas)

ricleite
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Emulador de ZX81 portado por mim Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Emulador de ZX81 portado por mim Right_bar_bleue

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Emulador de ZX81 portado por mim Empty Re: Emulador de ZX81 portado por mim

Mensagem por ricleite Sex 18 Fev 2011, 6:05 pm

Vejam um pequeno demo do MOD da placa de som AY rodando no emumador:

https://www.youtube.com/watch?v=uXZbSzGg8tE

ricleite
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Emulador de ZX81 portado por mim Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Emulador de ZX81 portado por mim Right_bar_bleue

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Emulador de ZX81 portado por mim Empty Re: Emulador de ZX81 portado por mim

Mensagem por ricleite Sáb 19 Fev 2011, 8:31 am

Pessoal impementei alguma funcionalidade:
SELECT+START : Load File
SELECT+L : Emulator Menu
SELECT+A : Save State
SELECT+B : Load State
SELECT+X : Exit

Pactote para esta versão:
http://www.koflinux.com.br/dingoo/sz81_2.1.7_mipsel-linux-uclibc-r2.tar.gz

https://www.youtube.com/watch?v=JEUTddXVCag

O sono havia me "pegado" de jeito e eu só consegui colocar as teclas básicas.

Agora estou com pendencias que serão mais desafiadoras e significarão uma alteração muito grande no meu port em relação à outras versões do mesmo emulador pois descidi fazer o melhor e eu explicarei melhor abaixo:

Em um mundo perfeito onde todos os games para ZX81 funcionassem pelo joystick do computador (que era naverdade as teclas 6,7,8,9 e 0) mapeadas, quase tudo já iria funcionar com o port no estágio atual . Sei, inclusive, que nem todas as versões e clones do ZX81 tinham um joystick feito dessa forma

Mas a realidade é outra e cada um colocava em seus jogos teclas diferentes.

O ideal seria mapear qualquer tecla que se queira do computador emulado para as teclas de jogo do Dingoo (A,B,X,Y e DPAD).

Neste emulador existe implementado um teclado virtual, onde se teria que clicar (usando mouse) nas teclas.

No Dingoo não existe mouse e nem touch screen para emular mouse o que vai fazer com que o tecladinho virtual do emulado precise de uma adaptação bem grande para funcionar como o esperado.

Na verdade tem como simular o mouse no Dingoo por um patch de kernel que foi lançado recentemente, mas teria que obrigar as pessoas a usar um determinado kernel e isto não é prático. Por isso terei de fazer um programinha para simular o mouse dentro da janelinha de teclado virtual que existe no emulador. O teclado virtual deverá poder ser acessado, na próxima versão, teclando-se SELECT+R no Dingoo.

Isso vai ser "intenso" e conto com vossas orações :-D

Dentro das grandes mudanças pretendo mudar a tela de configuração do Joystick para mapear as teclas DPAD e A,B,X e Y.
Evidentemente irei manter o que existe e vou fazer com que minha alteração seja compilada apenas na versão para Dingoo A320.

Na versão para Dingoo nessa tela de configuração tem uma mensagen dizendo que "não existe joystick plugado" (A joystick is not plugged in).

Esta tela já pode ser acessada pelas que já pode ser acessada pelo menu do emulado teclando-se SELECT+L. depois deve-se ir navegando com o DPAD e SELECT até a tela 4/4.

Então é isso, pessoal !



ricleite
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Emulador de ZX81 portado por mim Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Emulador de ZX81 portado por mim Right_bar_bleue

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Emulador de ZX81 portado por mim Empty Re: Emulador de ZX81 portado por mim

Mensagem por ricleite Sáb 26 Fev 2011, 2:58 am

Pessoal,

Está pronto a revisão 3 do meu port do emulador sz81 para o Dingoo.
Desculpem a demora inesperada, mas como eu imaginava tive muito trabalho no mapeamento de teclas.

Mas finalmente o recurso de mapear as teclas está bastante funcional e eu fiquei muito feliz com o resultado final.
Vejam: http://www.koflinux.com.br/map.jpg

É possível através disso jogar 90% dos jogos para o ZX81.

O funcionamento é, difícil de explicar, mas acredito que usar o recurso é bem simples.

Entre no menu de hardware com SELECT + R.

Vá até a tela 4/4. Esta tela servia para configurar o joystick na versão original do emulador e eu alterei completamente para remapear as teclas do dingoo.
O bom é que depois de se posicionar nesta tela pode-se voltar a ela apenas teclando-se SELECT+R, assim pode-se entrar e sair desse menu com velocidade para poder mapear as teclas com facilidade.

Eu desenhei um layout do dingoo e um layout do teclado do ZX81 (os dois desenhados eu fiz mantendo usando o estilo dos caracteres do menu do emulador que lembra muito um desenho feito com os caracteres de desenho de caixa (box drawing characters) do ZX81)


Para mapear uma tecla, basta selecionar a tecla no layout do teclado do ZX e teclar START.
E em seguida seleciona-se no layout do dingoo o botão a ser associado e pressiona-se START.

Pode-se mapear também selecionando primeiramente uma tecla no layout do dingo para depois selecionar a tecla correspondente no layout do teclado do ZX81. Tanto faz a ordem que o programa vai mapear da mesma forma.

Não existe confusão

Para se guiar aparece abaixo dos dois layouts uma lista das teclas mapeadas.

Para efetivar as alterações é bom selecionar SAVE pois desse modo quando sair do emulador ele ira pedir para gravar o mapeamento no arquivo zx81rc

Meu próximo passo é acertar o teclado virtual para funcionar, dessa forma inúmeros jogos tipo adventure de texto poderão ser jogados.

Eu coloquei um acesso ao teclado virtual teclando-se SELECT+R. Mas o teclado virtual não está ainda funcional. Eu e deixei-o ativado como uma promessa e um compromisso que eu irei cumprir.

Também desejo fazer com que o mapeamento das teclas seja gravado em arquivos separados associados a cada ao ROM que se use no emulador. O emulador já grava save state dessa forma e gravar as configuração da emulação incluindo o mapeamento do teclado deve tornar o emulador muito mais fácil de se usar.dessa forma poderia-se ter vários mapeamentos, um para cada jogo.

Mais uma coisa importante !

Apaguem o arquivo zx81rc que está na instalação antiga antes de descompactar este pois pode gerar problemas.
Isso ocorreu entre a primeira versão e a segunda e pode ocorrer novamente nesta revisão 3.
Pode-se apagar este arquivo a qualquer momento que o emulador gera novamente e é nele que será gravado o mapeamento do teclado.

O link para o pacote dos binários:
http://www.koflinux.com.br/dingoo/sz81-2.1.7-dingux-a320-r3.tar.gz (link checado duas vezes dessa vez)

Link para o Código fonte:
http://www.koflinux.com.br/dingoo/sz81-2.1.7-dingux-a320-r3-src.tar.gz

Espero que gostem das alterações.

[]s




ricleite
User Level Zero
User Level Zero

Avisos :
Emulador de ZX81 portado por mim Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Emulador de ZX81 portado por mim Right_bar_bleue

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Emulador de ZX81 portado por mim Empty Re: Emulador de ZX81 portado por mim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos