Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Junho 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário


Etapas na importação de uma encomenda internacional

Ir em baixo

Etapas na importação de uma encomenda internacional

Mensagem por tardino em Sab 27 Set 2014, 5:53 pm

Olá galera , encontrei essa informações pela net e achei interessante pra galera desse fórum .

Dá pra imaginar em quantos lugares uma encomenda internacional passa até chegar as mãos do destinatário? Eu não imaginava até trabalhar com COMEX, e me surpreendi quando me deparei com isto no dia a dia do meu trabalho.

Vou listar e explicar o caminho das encomendas despachadas via serviço postal (USPS, China Post..). Courier é bem mais simples, e atípico, portanto explico em outra oportunidade.

* Lembrando que toda encomenda despachada por serviço postal chegará a sua casa por um agente dos Correios. Caso seja Courier chegará com algum agente da empresa contrata, como FedEx, UPS, DHL..)

Etapas:

1- Remetente deixa encomenda no serviço postal.

2- Encomenda pega avião rumo ao país de destino. O tempo que demora para a encomenda sair do país de origem varia de acordo com a modalidade de envio (First Class, Priority, Express). Quanto mais cara a modalidade mais rápido a encomenda sai do país de origem. Acesse aqui para ler mais sobre modalidades. Em geral encomendas dos EUA saem em até 7 após a postagem, até mesmo as de modalidade mais baratas. Já da China o envio é mais demorado, teve encomenda minha que demorou 2 semanas para sair de lá.

É normal avião de carga passar em vários países numa mesma rota, isto porque ele deixa e pega novas encomendas; com isto o tempo para o voo chegar ao país de destino acaba se estendendo.

3- Assim que o voo chega ao país de destino a encomenda é de responsabilidade da alfândega. Uma curiosidade é que você pode morar no Nordeste e sua encomenda ir para a alfândega de Curitiba. Isto porque o que define em qual alfândega sua encomenda irá passar não é o estado que você mora e sim o tipo de encomenda. Encomendas pequenas e de baixo valor declarado vão para Curitiba; encomendas de tamanho pequeno ou médio, e com valor declarado acima de 50 dólares vão para alfândega do Rio de Janeiro; e encomendas com valor declarado alto (próximo de 500 dólares ou acima) vão para alfândega de São Paulo.

4- Independente de qual alfândega vá o processo é o mesmo para todas. Primeiro a encomenda vai para a Unidade de Tratamento Internacional, “carinhosamente” apelidada pelos importadores de UTI; isto porque é nesse momento que o destino da encomenda será decidido. A decisão de qual encomenda será taxada e qual não será é por amostragem, ou seja, o fiscal da alfândega tem que escolher X quantidades de encomendas que vão para o canal vermelho. Por isso é importante que as caixas das encomendas sejam menores e mais discretas possível, porque quanto maior a caixa e mais diferente mais chamativa para os fiscais. Canal, que citei acima, é uma denominação que se refere a situação da encomenda. Existem dois canais: o verde (entrar no país sem ser taxado) e o vermelho (possível taxação).
O verde é quando sua encomenda já passou pela amostragem do fiscal e não foi escolhida para o canal vermelho, então a próxima etapa da encomenda é ir para um CEE (Centro de Entrega de Encomenda).
Caso a encomenda seja escolhida pelo fiscal para passar pelo canal vermelho é quase que certo que será taxada – cerca de 90% da encomendas que caem no canal vermelho são taxadas. No canal vermelho há o GEARA (Gerência de Atividades do Recinto Alfandegário), lá outros fiscais analisam detalhadamente cada encomenda que caiu no canal vermelho. O que é analisado:

- produtos químicos, remédios e alguns suplementos são barrados e não podem entrar no Brasil.

- se haverá taxação. Apenas encomendas de pessoa física para pessoa física, com valores inferiores a 50 dólares (produto + frete), e marcado como gift tem por lei isenção total de taxas; outras encomendas que não se enquadram nisso podem ser taxadas. *Livros, independente do valor, também não podem ser taxados.

- caso seja necessário o fiscal abrirá a caixa para averiguar melhor a encomenda.

- se o remetente despachar um produto e declarar um valor inferior ao verdadeiro o fiscal pode desconfiar e ver o valor de mercado do produto. E quem terá problema com e receita fiscal será o destinatário da encomenda, que terá que explicar legalmente o motivo do preço real estar diferente do declarado. Ou seja, não adianta comprar um Iphone e pedir para o vendedor declarar como 30 dólares.

As encomendas que caem no canal vermelho levam, aproximadamente, 1 mês a mais para chegar ao destinatário do que as encomendas que caem no canal verde. Taxadas ou não as encomendas que passaram pelo canal vermelho e GEARA vão também para o CEE.

5- No CEE as encomendas já estão nas mãos dos Correios, e irão para o estado e cidade de destino. Chegando a cidade de destino vão para uma ACF (Agência de Correios Fraquiada), a mais próxima da casa do destinatário. Se a encomenda não foi taxada o próprio agente dos Correios fará a entrega. Se a encomenda foi taxada o destinatário receberá um telegrama informando o valor da taxa e o local de retirada.

Algumas considerações:

- Grande parte das taxas é de 60% do valor do produto + frete. O que define a porcentagem da taxa é o tipo de produto e estado destinatário.

- Foi taxado e eles cobraram um valor superior ao que deveria? Você pode se negar a pagar a taxa e recorrer, porém o tempo de uma nova análise é longo (em média 2 meses), isto porque a mercadoria volta ao GEARA.

- Se você for taxado e não retirar a mercadoria em até 3 meses na ACF a encomenda volta ao remetente.

- A alfandega fica de olho em que importa e o que importa, portanto se você importa para revender e sempre em grandes quantidade é possível que um dia receba uma visita da receita para legalizar sua situação perante a Justiça – quem compra para revender precisa abrir uma empresa e pagar impostos ao país.

- os fiscais da alfândega passam por um rodízio períodico, isto para que não ocorram esquemas de proprinas e coisas do gênero.

Espero que tenham gostado do post e que tenham aprendido um pouco mais sobre importação.

fonte : http://compreinagringa.wordpress.com/2013/07/17/etapas-de-uma-encomenda-internacional/

_________________
consoles portáteis (22):
Gameboy classic ,Game boy Pocket , Game boy Color ,Game Boy Advance classico , Game Boy advance SP , Nintendo Ds Lite , Nintendo 3ds
(21)Game Gear (6 zerado, 1 com led mode , 14 em manutenção) , MD Play ,Master Arcade game , Sega Nomad .
Neo Geo Pocket ,Neo Geo Pocket Color , Wonderswan
Dingoo , Caanoo, Revo k101
PSP 3001 ,  Playstation Vita
Jxd s7800b , GPD G5A e o "poderoso Nvidia Shield"


vendidos : jxd s5110b, jxd s7300b e Yinlips YDPG 19           

consoles (2):
Nintendo Wii e XBox 360 placa jasper ...
avatar
tardino
Moderador
Moderador

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 554
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 38
Localização : Ubatuba - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Etapas na importação de uma encomenda internacional

Mensagem por tiagao_extremo em Sab 27 Set 2014, 7:52 pm

Interessante. Não conhecia em detalhes toda a burocracia.
avatar
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum