Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Dezembro 2016
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário


Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por tiagao_extremo em Seg 11 Ago 2014, 8:41 pm

Olá amigos, vez ou outra eu vejo aqui pelo fórum o pessoal com muitas dúvidas sobre como funciona o armazenamento de dados no Android. As vezes a pessoa compra um aparelho com 8gb de memória interna e quando vai copiar jogos do pc para o portátil se espanta quando vê 4 ou 5gb disponíveis pensando até que o aparelho veio com defeito. Também vejo o pessoal com muitas dúvidas sobre a instalação de jogos e aplicativos, aonde copiar arquivos da pasta data ou obb, falta de espaço na memória interna, swap da memória interna com a externa e por aí vai. Juntando o pouco que eu sei com o que eu pesquisei no Google vou tentar compilar algumas informações para facilitar o entendimento sobre o sistema operacional da Google. Quem encontrar algum erro ou quiser adicionar algo que faltou é só avisar que eu  modifico o tópico. Toda ajuda é válida.



A primeira coisa que temos de entender no Android, pode parecer óbvio, mas ele é muito diferente do Windows. No Windows você pode ter no hd do seu pc/notebook, etc o sistema operacional, os programas instalados, a
memória virtual sem a necessidade de particionamento, por mais que isso seja arriscado. No Android isso não é possível, nele são criadas várias partições, cada uma com um propósito específico. Para verificar o tamanho dessas partições e o sistema de arquivos de cada uma existe um aplicativo gratuito e muito útil chamado DiskInfo que nos fornece todas essas informações:

https://play.google.com/store/apps/details?id=me.kuder.diskinfo

Essas partições se dividem em dois grupos, as partições montadas e as não montadas:

> Partições montadas (Dessas partições no Windows só é possível enxergar as partições sdcard ou sd-ext. Outras partições como Cache, System e Data vem num sistema de arquivos chamado Ext4 o qual não é possível acessar diretamente no Windows, mas no Android através de um aplicativo chamado Root Explorer, outros semelhantes fazem a mesma coisa, é possível acessar cada uma dessas partições):

  > Cache: Essa partição armazena registros e dados de aplicativos que são frequentemente acessados. Downloads da Play Store do Google também são armazenados nessa partição. Usar a opção de limpeza ou Wipe não vai afetar o seu aparelho Android. Apenas liberar pouco espaço que na minha opinião nem chega a valer a pena.

  > System: Essa partição contém basicamente todo o sistema operacional, com exceção do kernel e ramdisk. Inclui toda a interface do usuário do Android além de todos os aplicativos do sistema que já vem pré-instalados. Para remover esses aplicativos é necessário root além de aplicativos como o Titanium Backup. Sem essa partição, ou caso os arquivos estejam corrompidos, o sistema operacional não vai iniciar corretamente. Fazendo uma analogia não muito correta seria o equivalente a pasta Windows nos nossos computadores.

   > Data: Também conhecida como userdata, na minha opinião é uma das partições mais importantes do Android, depois da partição System. Ela é que contém todos os dados do usuário, é aqui que ficam armazenados os contatos, mensagens, configurações e aplicativos que instalamos. Limpar essa partição realiza um reset de fábrica removendo todos os dados criados pelo usuário e instalando apenas aplicativos de fábrica da partição System. Tentando fazer a ponte com o Windows ela seria em parte o equivalente a pasta Users e uma parte de Arquivos de Programas. Essa partição é quem dita o quanto de aplicativos podem ser instalados no seu pc. Quando instalamos um aplicativo normalmente ele é instalado nessa partição, mas quando instalamos jogos ou aplicativos maiores uma parte dele fica na partição data e arquivos maiores vão para a pasta Data ou OBB dentro da pasta Android na memória interna ou cartão SD. É um pouco difícil de explicar, mas seria algo assim no Windows, a partição Data armazena apenas o arquivo "executável" junto com configurações do usuário, saves e outras coisas, enquanto que os arquivos do jogo vão para a memória interna. Geralmente essa partição tem entre 1 a 2gb, e quando ela enche você não pode mais instalar novos aplicativos, apenas se desinstalar outros. O Android possui o recurso de mover alguns aplicativos dessa partição para o cartão de memória, mas nem todos podem ser movidos, e espera-se uma perda no desempenho quando o aplicativo é movido dessa partição para um cartão. Outra opção que eu sempre procuro fazer nos meus aparelhos, e acho mais viável, é redimensionar as partições. Normalmente eu converto a memória interna para partição data assim eu não preciso me preocupar em quantos aplicativos posso instalar.

   > SD card2 ou sd-ext: Um cartão de memória externo. Grande maioria dos aparelhos usa o padrão microsd que pode alcançar até 128gb de capacidade. Nessa partição você não instala aplicativos nem nada. Serve apenas para copiar filmes, roms, músicas, vídeos, arquivos de texto, etc. Pode ser formatada a qualquer hora e sem nenhum problema.

   > SD card: Apesar do nome parecer bem óbvio normalmente essa partição normalmente se refere a memória interna do aparelho que é destinada para armazenar dados pessoais do usuário. Um aparelho com 8gb de memória interna, se você desconsiderar as partições do sistema vai deixar disponível cerca de 4-5gb. Nessa partição existe uma pasta chamada Android, e dentro dela você encontra outras duas chamadas de data e obb. É para essas pastas que vão os arquivos adicionais de jogos que ocupam muito espaço como os da gameloft, electronic arts, sega, square enix e outras. Por via de regra em muitas roms é para a memória interna que esses arquivos devem ir, mas aí tem um problema bem claro: Esse espaço é muito limitado. Se o seu aparelho tem 4gb de memória interna isso significa que você no máximo vai instalar uns dois jogos pesados e acabou o espaço. Agora que os cartões de 128gb estão se tornando comuns (mesmo que ainda muito caros). Uma opção que algumas roms já vem habilitadas é o swap. Com ela você pode inverter a forma como o Android enxerga a memória interna e o cartão externo. Com isso um cartão de 128gb passa a ser reconhecido como o SD card e a memória interna vai ser reconhecida como o cartão externo. A vantagem mais óbvia disso é que o espaço para instalar jogos aumenta de forma gigantesca, e com isso você vai poder instalar quantos jogos o seu cartão permitir. A primeira coisa que devemos fazer com nossos aparelhos Android é verificar se o nosso aparelho está ou não com o swap habilitado. Sem ele não adianta copiar a pasta dos jogos para o cartão porque ele não vai reconhecer. Alguns aparelhos já permitem escolher diretamente aonde queremos instalar aplicativos através do swap. Basta ir em Configurações > Armazenamento e lá você vai saber aonde seu aparelho instala os aplicativos por padrão. Tanto no meu smartphone (Lenovo A390, Android 4.0.4) como no meu G5A (Android 4.2.2) as próprias roms já dão a opção diretamente. Nos aparelhos aonde não existe essa opção basta editar o arquivo vold.fstab que fica localizado na partição system dentro da pasta etc e trocando os valores do armazenamento que ao reiniciar o aparelho o swap estará habilitado. Aqui um print screen dos meus aparelhos mostrando a opção Swap:

Lenovo A390 (Android 4.0.4):
Spoiler:

GPD G5A (Android 4.2.2):
Spoiler:

Aqui os tamanhos para cada partição (Fornecidos pelo DiskInfo):

Lenovo A390 (Android 4.0.4):

Spoiler:

Spoiler:

Vejam que no smartphone ele vem de fábrica com partição data de 1gb para instalar programas. Eu instalei um aplicativo que permite redimensionar essas partições. Assim eu aumentei o tamanho da partição data de 1gb para 3gb (no momento usando 1.7gb o que não seria possível com as roms do aparelho. Assim o cartão de 32gb com swap passou a ser chamado de memória interna e os 23mb que sobraram passaram a ser reconhecidos como um cartão externo (fica lá só por enfeite já que não tem nenhuma utilidade). A única desvantagem desse método é que eu fico totalmente dependente de ter um cartão microsd inserido no aparelho.

GPD G5A (Android 4.2.2) (Swap não está habilitado, troquei de rom por isso só aparece a memória interna do aparelho):

Spoiler:

E aqui é como eu costumo usar o meu G5A. Eu redimensionei quase toda a memória interna para a partição data com a ajuda do Skelton. Com isso eu fico com mais de 6gb na partição data, e usando em conjunto com o swap faz com que seja muito difícil encher esse espaço e poder instalar quantos jogos, emuladores e aplicativos eu quiser.

Spoiler:


> Partições não montadas (São partições que não aparecem nem no próprio Android. São exclusivamente do sistema. Eu acredito que elas sejam tão inacessíveis porque se algum arquivo for removido ou corrompido o Android pode não funcionar, ou não funcionar de forma adequada. Inclui essas partições: Misc, Kernel (O coração do sistema operacional), Boot (Sem ela nada acontece), Recovery (Para formatar o aparelho ou fazer uma limpeza e instalação de uma nova rom), backup e kpanic.

Não sei se deu pra deixar isso claro o suficiente. A ideia do tópico é tentar tornar mais comuns alguns dos conceitos usados no Android e que nos permitam usar o aparelho da melhor forma, além de conhecer um pouco mais a forma de armazenamento do sistema.

tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 2503
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por tardino em Ter 12 Ago 2014, 10:06 am

Parabéns Tiagao ... muito boa essa matéria

_________________
consoles portáteis (22):
Gameboy classic ,Game boy Pocket , Game boy Color ,Game Boy Advance classico , Game Boy advance SP , Nintendo Ds Lite , Nintendo 3ds
(21)Game Gear (6 zerado, 1 com led mode , 14 em manutenção) , MD Play ,Master Arcade game , Sega Nomad .
Neo Geo Pocket ,Neo Geo Pocket Color , Wonderswan
Dingoo , Caanoo, Revo k101
PSP 3001 ,  Playstation Vita
Jxd s7800b , GPD G5A e o "poderoso Nvidia Shield"


vendidos : jxd s5110b, jxd s7300b e Yinlips YDPG 19           

consoles (2):
Nintendo Wii e XBox 360 placa jasper ...

tardino
Moderador
Moderador

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 554
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 37
Localização : Ubatuba - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por italo em Ter 12 Ago 2014, 6:42 pm

Matéria bem útil... tem que ficar fixado esse tópico

_________________
Consoles:
Nintendo Wii Branco (Desbloqueado)
 Dingoo A320
 Nintendo DSi preto + R4 Dual Core 2014
 Nintendo 3DS XL Azul + SDHC 4Gb

Smartphone:
LG L20 - (Android 4.4.2 // Cortex A7 Dual-Core @ 1Ghz // Mali-400 // 4Gb Interno + Micro SD SanDisk 8Gb)

Notebook:
Samsung NP305E4A-BD1BR (AMD A8 3500M @1.5Ghz/Radeon HD 6620G/6Gb RAM DDR3 1333Mhz Dual-Channel/HDD Hitachi 500Gb 5400RPM/Windows 8.1 PRO x64l)

italo
Moderador
Moderador

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 19
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por tiagao_extremo em Ter 12 Ago 2014, 7:38 pm

italo escreveu:Matéria bem útil... tem que ficar fixado esse tópico

Valeu Ítalo. Acho que esse tópico pode ajudar bastante ao pessoal que recentemente conheceu o Android ou que ainda não está muito familiarizado com o mesmo. Smile

tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 2503
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por ripman em Ter 12 Ago 2014, 7:59 pm

muito bom para o conhecimento das pessoas.

FIXADO

ripman
Administrador
Administrador

Avisos :
0 / 1000 / 100

Mensagens : 2893
Data de inscrição : 19/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entenda o funcionamento das partições no Android [Leitura Recomendada]

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:55 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum