Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Qui 04 maio 2023, 2:33 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

+4
Reid
erick monteiro
Vits
ripman
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por tiagao_extremo Sex 18 Jul 2014, 7:39 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Olá, nesse tópico vou falar rapidamente sobre um controle bluetooth que funciona tanto no Android como no iOS e também no Windows contanto que a máquina possua bluetooth ou um usb dongle, é o ÍPEGA PG-9025, uma alternativa boa e barata para quem tem um celular com boa configuração e não quer ou não gosta dos portáteis da China. A ÍPEGA já lançou três modelos, sendo eles o PG-9017, já mais antigo, o PG-9025 (o qual será analisado nesse review) e o PG-9021 que foi lançado esse ano.

Eu comprei o meu gamepad na DX através desse link:

http://www.dx.com/p/ipega-pg-9025-multimedia-bluetooth-controller-black-256612

O PG-9025 está custando hoje R$ 56,76 e por ser um produto abaixo de 50 dólares é muito pouco provável ser taxado. Também está sendo vendido no mercado livre, mas a falta de noção dos vendedores faz com que ele seja encontrado por cerca de 150 reais. Infelizmente eu tive um problema com a entrega do meu aparelho que demorou quatro meses e alguns poucos dias para chegar na minha casa. O PG-9025 tem muitos pontos positivos, assim como alguns negativos. Vou destacar alguns aspectos dele.

A embalagem dele começa chamando atenção. Já comprei produtos da China que não vem com manual nem site da fabricante, o gamepad vem numa embalagem transparante com uma boa escolha de cores. Curioso que eles já gostam da mistura de cores com o vermelho até no site da empresa. A embalagem é em vermelho e branco, enquanto que o PG-9025 propriamente é feito numa carcaça preta com algumas partes em vermelho. Aqui a embalagem dele:

Spoiler:

O pacote vem com:

> O ÍPEGA PG-9025,

> Um cabo USB para recarregar a bateria do aparelho. Nas descrições técnicas do aparelho diz que a bateria é de 380mAh e que permite jogar por até 20 horas. Ainda não fiz testes para verificar a duração.

> Um manual relativamente completo em chinês de um lado e em inglês do outro. Muita informação para um aparelho da China e isso é um ponto positivo.


Spoiler:

Ao abrir confesso que gostei muito do aparelho. Ele é pequeno, mas é completo. Tem um direcional, dois analógicos reais que podem ser mapeados de forma independente. Não estou falando de sliders, mas sim de bons analógicos com uma ótima resposta. Vem com os botões A, B, X, Y, L1, L2, R1, R2, Select, Start além de cinco botões multimídia que servem para diminuir e aumentar o volume, dar o play, avançar e voltar uma faixa. Também possui um tipo de clip que serve para segurar o celular.

Spoiler:

Aparentemente o máximo que ele pode segurar é até um smartphone com tela de 5.5 polegadas. Eu possuo um Lenovo A390 com tela de 4 polegadas, que tem o tamanho idêntico ao do Nokia Lumia 520, e o PG-9025 segura perfeitamente passando a segurança que o aparelho está bem firme:

Spoiler:

O aparelho tem uma carcaça de ótima qualidade. Nada de aparência frágil, os botões são macios. Um fato que chama a atenção é que o L2 e o R2 ficam localizados na parte de trás do aparelho. Quando eu vi as fotos achei muito estranho e pensei que seriam inutilizáveis, mas ao jogar felizmente eu estava errado. O L2 e R2 são pressionados com o dedo médio e a localização é excelente.

Spoiler:

O grip do aparelho é muito bom, permitindo jogar sem causar nenhum tipo de incômodo nas mãos. O controle é pequeno, pessoas com mãos grandes não conseguirão jogar nesse gamepad. As minhas mãos tem um tamanho médio e eu sinto que o controle poderia ser um pouco maior, ainda mais depois do G5A que para mim tem o tamanho perfeito. A minha queixa é apenas com o direcional, é muito pequeno. Semelhante ao tamanho do Dingoo, mas é um pouco duro. Isso melhora com o tempo, mas o direcional é meio pontiagudo nas extremidades e isso causa um pouco de desconforto ao jogar jogos de luta. Outro problema é que o direcional fica abaixo do analógico esquerdo, mas muito próximo, com isso jogos de luta ficam bastante prejudicados. A cada 3 hadoukens que eu solto só 1 funciona, além do fato dos meus dedos ficarem batendo no analógico a maior parte do tempo, e isso é muito chato. Eu diria que esse controle é ótimo para jogos de plataforma, ação, aventura, esportes, rpgs, menos jogos de luta. Se você está pensando em comprar esse gamepad para jogar street fighter e seus derivados eu aconselho procurar outro.

Eu só possuo um portátil que é o G5A da GPD, tela de 5 polegadas. Aqui tem uma foto dos dois lado a lado para vocês terem uma ideia do tamanho dele:

Spoiler:

Agora vamos falar um pouco sobre a conectividade do aparelho e o seu desempenho. Vou começar falando sobre a conexão dele no sistema Android. O PG-9025 é muito completo nesse sentido e pode funcionar em quatro modos, todos eles sendo ativados através da combinação do botão Home com os botões A, B, X e Y. Primeiro você segura um desses quatro botões e depois o home por cerca de 2 segundos, assim você liga o aparelho no modo desejado, sendo eles:

Modo Gamepad (X + Home): Nesse modo o PG-9025 é reconhecido como um joystick propriamente dito. Jogos que possuem suporte nativo a controles vão ser reconhecidos automaticamente. Esse modo só funciona a partir do Android 4.0, mas infelizmente não é suportado em todos os smartphones. O meu celular possui um Soc MediaTek, o qual não é compatível com esse aparelho, e infelizmente não há o que possa ser feito. Mesmo após o pareamento com o gamepad nada acontece. Também vi relatos no fórum xda developers sobre a incompatibilidade desse aparelho com alguns modelos da Samsung e algumas versões do Motorola Razr.

Modo Keyboard (A + Home): Esse é o modo teclado. Nele cada um dos botões do PG-9025 é definido com uma tecla do teclado. Esse é um modo mais geral que teoricamente vai funcionar em todos os aparelhos. Não entendi qual a diferença desse modo para o gamepad. O meu smartphone apenas aceita o modo keyboard, mas eu consigo configurar todos os botões nele sem nenhum problema.

Modo SPP (Y + Home): Esse é o modo quando você quer mapear algum jogo que não suporta controles de forma nativa. É algo semelhante ao que o tincore faz, mas com um aplicativo próprio da ípega. Não funcionou no meu smartphone, mas honestamente se você quer mapear algum jogo que não dá suporte a controles eu recomendo o Tincore Keymapper que na minha opinião é o melhor mapeador de teclas para Android.

Modo iCade (B + Home): Esse modo é exclusivo para iOS. Eu só posso falar baseado no que vi em outros sites, mas pelo que dizem o suporte ao iOS é bem fraco. Os poucos jogos que aceitam o gamepad serão apenas por esse modo.

Para colocar o aparelho para funcionar é bem simples. Com o bluetooth do seu celular desligado ligue o PG-9025 segurando primeiro o botão referente ao modo que você deseja e depois o home por dois segundos. O led Search vai ficar piscando. Agora é só ativar o bluetooth do seu celular. Vai aparecer o ipega media gamepad, é só clicar nele e o led pára de piscar e fica acesso direto. Vai aparecer uma mensagem avisando que o controle foi conectado com sucesso e você já pode usar para jogar. Para desligar o controle basta desativar o bluetooth e depois segurar o botão Home por alguns segundos que o led Search vai desligar. Um ponto negativo que eu quero destacar aqui é que tanto o led search como o charge são tão intensos que chega a incomodar um pouco. Nada demais, mas poderiam ter colocado um led mais fraco, ajudaria até a consumir um pouco menos da bateria. Eu costumo sempre tirar 45 minutos até 1 hora por dia antes de dormir para jogar e percebi que no quarto com pouca iluminação esse led se destaca ainda mais.

Com o aparelho devidamente pareado e independente do modo que você escolher o desempenho dele é muito bom. Não há nenhum tipo de input lag, a resposta é imediata. Tirando o problema de ser desaconselhável para pessoas de mãos grandes e dos direcionais pontiagudos ele é ótimo. Todos os emuladores que testei reconheceram os botões e os analógicos sem nenhum problema. É possível configurar o controle do Nintendo 64 com o direcional, analógico, os quatro Cs e ainda vai sobrar botão. Para jogos Android que não suportam controles eu aconselho o Tincore Keymapper. Basta parear o controle, abrir o tincore e escolher a opção Discover Devices. Com isso o PG-9025 é reconhecido com todos os seus botões e você pode criar e salvar seus perfis sem nenhum problema. Para quem tem um smartphone que não seja compatível com ele basta usar a combinação do modo keyboard e o tincore que você vai conseguir rodar quase todos os jogos da vasta biblioteca disponível para Android.

Para quem procura a comodidade de jogar sem se preocupar com fios também é possível usar esse gamepad num pc/notebook e jogar no windows sem problemas, ou quase. Caso a sua máquina já possua um dispositivo de bluetooth integrado o reconhecimento é direto, mas caso não tenha eu aconselho um usb dongle bluetooth 3.0. Eu comprei esse na DX que além de ser muito barato funciona perfeitamente com o PG-9025:

http://www.dx.com/p/mini-bluetooth-v3-0-usb-2-0-dongle-71248

No Windows 7 x64 o PG-9025 dá um trabalho muito chato para conectar. Não sei o que acontece, mas para que esse gamepad funcione no windows o procedimento é assim:

> No ícone do bluetooth escolha a opção Adicionar um dispositivo. Vai aparecer a janela do windows procurando um dispositivo bluetooth;

> Ligue o PG-9025 de acordo com o modo desejado. No windows use o gamepad ou keyboard.

> Ele vai aparecer como ipega media gamepad controller. Clique com o botão direito e escolha propriedades. Em Serviços Bluetooth marque a caixa Drivers para teclado, mouses, etc. (HID). Ele vai instalar os drivers necessários, e após isso uma janela avisando que um dispositivo bluetooth está tentando se conectar. Basta clicar em conectar que o led vermelho vai parar de piscar e ficar aceso direto indicando que o dispositivo está devidamente pareado e funcionado. Aqui tem duas situações interessantes:

> No modo gamepad ele se controla exatamente como um gamepad, podendo ser calibrado sem problemas. Uma coisa que percebi é que nesse modo o gamepad dá pequenas travadas que não acontecem no Android. Não sei se isso está relacionado ao aparelho ou ao usb dongle, mas não dá pra jogar bem assim. Também estranhei que o direcional aparece no windows como sendo o analógico esquerdo, e o analógico esquerdo como sendo o direcional. Esquisito, e talvez explique essas travadas. Vou pesquisar se uma possível atualização de firmware pode resolver essa inversão. Também alguns jogos não me permitem mapear as teclas, nenhuma delas é reconhecida para alguns jogos. Felizmente isso é muito fácil de contornar com o programa JoyToKey para Windows. Com ele eu consigo mapear as teclas do teclado diretamente nos botões e funciona numa boa.

> No modo keyboard o controle funciona perfeitamente, mas não é possível calibrar já que ele é reconhecido apenas como um teclado. Para emuladores basta configurar o teclado que nesse modo o gamepad reconhece sem problemas.

> Acaba sendo necessário ter que usar os dois modos para conseguir jogar no PC. É um processo meio trabalhoso, mas que se faz apenas uma vez. O que eu acho muito chato é que por algum motivo no meu pc ele não salva as configurações de instalação do driver. Toda vez que ligo o pc eu preciso remover e adicionar o PG-9025 novamente. Demora cerca de 30 segundos, mas é algo chato de se fazer toda vez.

> Curiosamente isso acontece apenas no windows 7. Testei numa máquina virtual com o XP e reconheceu de primeira.

O meu veredito final é que o PG-9025 vale muito a pena. Logicamente ele não é perfeito, nada é, mas ele vale totalmente cada centavo do investimento, especialmente para quem tem algum celular top de linha e quer jogar de verdade (touch não é diversão). Combinado com o Tincore é possível jogar quase todos os jogos para Android. Também é bom saber que ele pode ser usado para jogar no windows para uma diversão wireless. O material com o qual ele é feito é muito bom, de forma consistente, acabamento de qualidade e nem de longe dá para pensar que é um "xing-ling". Poderia ser ainda melhor se o direcional fosse um pouco maior e com um material mais maleável. Não é recomendado para jogos de luta, mas para todos os outros sim.


Última edição por tiagao_extremo em Sáb 26 Jul 2014, 7:21 pm, editado 4 vez(es)
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo


Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por tiagao_extremo Dom 12 Out 2014, 9:48 pm

italo escreveu:É um LG L20 ... smartphone bem modesto, comprei por R$200,00 no Extra ... foi por pura necessidade mesmo. Mas nem por isso ele parece ser "ruim", as specs dele:

CPU: Cortex A7 Dual-Core @1Ghz
GPU: Mali-400
RAM: 512Mb
O.S. : Andorid Kit-Kat 4.4.2

Mais detalhes nesse link -> http://www.gsmarena.com/lg_l20-6548.php

EDIT: Vou fazer um review dele depois...

As configurações dele são bem interessantes. Manda aí depois as suas opiniões sobre ele.
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por italo Dom 12 Out 2014, 9:51 pm

tiagao_extremo escreveu:
italo escreveu:É um LG L20 ... smartphone bem modesto, comprei por R$200,00 no Extra ... foi por pura necessidade mesmo. Mas nem por isso ele parece ser "ruim", as specs dele:

CPU: Cortex A7 Dual-Core @1Ghz
GPU: Mali-400
RAM: 512Mb
O.S. : Andorid Kit-Kat 4.4.2

Mais detalhes nesse link -> http://www.gsmarena.com/lg_l20-6548.php

EDIT: Vou fazer um review dele depois...

As configurações dele são bem interessantes. Manda aí depois as suas opiniões sobre ele.

Pode deixar Razz ... acho que o único tiro no pé vai ser tela pequena. Acredito que até PS One ele deve conseguir emular sem muitos problemas. Essa semana ele deve chegar bounce bounce bounce bounce
italo
italo
Moderador
Moderador

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 1803
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 27
Localização : Aracaju-SE

http://rockmancentral.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por doriann Seg 20 Out 2014, 7:14 am

Tiago você sabe me dizer se este controle serve para tablet de 7 ou 8 polegadas? Eu vi que existe o ipega 9023 propio para tablets de ate 10 polegadas, mais o preco dele é meio alto. Por isso queria saber se o 9025 da certo?

doriann
User Level I
User Level I

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 25
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 35
Localização : Minas Gerais

http://www.zmusic.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por tiagao_extremo Seg 20 Out 2014, 8:19 pm

doriann escreveu:Tiago você sabe me dizer se este controle serve para tablet de 7 ou 8 polegadas? Eu vi que existe o ipega 9023 propio para tablets de ate 10 polegadas, mais o preco dele é meio alto. Por isso queria saber se o 9025 da certo?

Não serve, no máximo 5.5 polegadas. Eu já vi pessoas falando que usaram com até 6 polegadas, mas tá forçando além do limite do grip, ou seja, pode quebrar a qualquer momento. Para os tablets que você quer não tem outra opção, só o PG-9023 mesmo. Nesse link tá por 83 reais na aliexpress. Não está tão caro assim, tá razoável:

http://www.aliexpress.com/item/iPEGA-PG-9023-Telescopic-Wireless-Bluetooth-Game-Gaming-Controller-Gamepad-Joystick-for-Phone-Pod-Pad-Android/2021121349.html

E na DX por 82. Na DX tem a vantagem que nesse valor você não vai ser taxado:

http://www.dx.com/pt/p/ipega-9023-bluetooth-telescopic-controller-for-iphone-ipod-ipad-samsung-htc-more-337604#.VEWmZhZNeSo
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por doriann Seg 20 Out 2014, 8:34 pm

tiagao_extremo escreveu:
doriann escreveu:Tiago você sabe me dizer se este controle serve para tablet de 7 ou 8 polegadas? Eu vi que existe o ipega 9023 propio para tablets de ate 10 polegadas, mais o preco dele é meio alto. Por isso queria saber se o 9025 da certo?

Não serve, no máximo 5.5 polegadas. Eu já vi pessoas falando que usaram com até 6 polegadas, mas tá forçando além do limite do grip, ou seja, pode quebrar a qualquer momento. Para os tablets que você quer não tem outra opção, só o PG-9023 mesmo. Nesse link tá por 83 reais na aliexpress. Não está tão caro assim, tá razoável:

http://www.aliexpress.com/item/iPEGA-PG-9023-Telescopic-Wireless-Bluetooth-Game-Gaming-Controller-Gamepad-Joystick-for-Phone-Pod-Pad-Android/2021121349.html

E na DX por 82. Na DX tem a vantagem que nesse valor você não vai ser taxado:

http://www.dx.com/pt/p/ipega-9023-bluetooth-telescopic-controller-for-iphone-ipod-ipad-samsung-htc-more-337604#.VEWmZhZNeSo

Por que na DX não serei taxado neste valor?

doriann
User Level I
User Level I

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 25
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 35
Localização : Minas Gerais

http://www.zmusic.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por tiagao_extremo Seg 20 Out 2014, 8:41 pm

doriann escreveu:Por que na DX não serei taxado neste valor?

É que na teoria você não pode ser taxado em valores abaixo de 50 dólares. Agora a loja tem que tomar cuidado pra não colocar logotipo da empresa no pacote. Eu já fiz muitas compras na DX, sempre abaixo de 50 dólares, e nunca fui taxado.
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows] - Página 2 Empty Re: Review ÍPEGA PG-9025 [Controle Bluetooth para Android/iOS/Windows]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos