Fórum DingooBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» PERGUNTA: ALGUÉM AINDA USANDO SEU DINGOO? SE TIVEREM POSTEM FOTOS
por Andy_Devil Ontem à(s) 8:43 pm

» Instalando Opendingux ou Dingux em 2019
por Matheus290 Sáb 08 maio 2021, 10:21 pm

» Duvida Powkiddy Q80
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 4:19 pm

» Duvidas RS97
por retrogamer87 Sáb 18 Jul 2020, 7:59 am

» dingoo ligando sozinho
por lucas_tamp Qui 09 Jan 2020, 7:31 pm

» Case para raspberry pi zero da Retroflag
por filipe0606 Sex 19 Abr 2019, 7:42 pm

» CoolBoy RS-97: Um portátil com Dingux que custa menos de 50 dólares!
por Tarquineos Seg 09 Jul 2018, 3:48 pm

» Review GPD XD
por ricardo85x Dom 08 Jul 2018, 12:53 pm

» Peças de reposição para dingoo a320 em 2018
por corey Ter 03 Jul 2018, 11:29 am

» [Vendo] Mouse Gamer R$150 - SSD R$420
por eduardo.oc Qui 03 maio 2018, 12:53 am

» ATARI VCS-console novo da Atari depois de anos.
por Andre Pedreira dos Santos Sex 23 Mar 2018, 7:20 pm

» Boteco do Boteco
por Andre Pedreira dos Santos Qua 21 Fev 2018, 11:26 pm

» Onde conseguir um bom portátil "retrogame"?
por guilhoboy Qua 14 Fev 2018, 9:57 am

» [Android] Pacote de Emuladores Android (07-02-2017)
por willk Sex 29 Dez 2017, 1:38 am

» JXD S7300b - Temperatura elevada (será que é a bateria esquentando)?
por Dcnautamarvete Sáb 16 Dez 2017, 12:52 pm


[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!!

2 participantes

Ir para baixo

[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Empty [GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!!

Mensagem por tardino Sex 23 maio 2014, 9:56 am

Olá galera .. hoje vou compartilhar uma experiência com vocês . No começo da minha coleção eu tinha um Game Gear zerado , certa vez um amigo ficou doente e pediu emprestado por 3 dias , claro que eu emprestei e pra minha tristeza ele voltou sem funcionar .No compartimento das pilhas tinha um líquido que havia vazado . Percebi que tinha ate corroído algumas partes , fiz de tudo p limpar , mas não funcionou mais . Resolvi então guardar meu amigo , acontece que provavelmente em alguma limpeza doméstica minha esposa deve ter dado algum destino pra ele , nunca mais o encontrei .
    Recentemente descobri “o problema dos Game Gear” : Os capacitores eletrolíticos . Os originais do aparelho são de baixa qualidade , principalmente os da Tec Toy , e vazam com o passar dos tempos inutilizando seu portátil . Neste tópico vou ensinar como trocar seus capacitores e ressuscitar seu amigo . Lembrando que eu não sou técnico em eletrônica , apenas um curioso que pesquisou um pouquinho na internet .
  Pra fazer esse tópico eu comprei baratinho no mercado livre nada menos que 7 aparelhos .... RS ... a idéia era de arrumar pelo menos 2 ....  kkkk .

     Os sintomas mais comuns são os seguintes:
-Imagem muito fraca, só podendo ser vista de certos ângulos;
-Excesso ou falta de brilho, pouco contraste, cores desbotadas;
-O console liga e logo em seguida desliga. O problema diminui se ajustado para um brilho menor;
-Sem som, com som apenas nos fones de ouvido, som muito baixo e/ou distorcido em excesso;
- esse modelo que reparei nem ligava e não acendia o led ;

Em todos os casos pode acontecer de o videogame melhorar após um tempo ligado.

Todos estes problemas são causados pelos capacitores eletrolíticos usados na época. Estes capacitores acabam envelhecendo rápido demais e vazam após alguns anos. Dá pra notar os capacitores defeituosos só de olhar para a placa principal do videogame. Normalmente eles apresentam uma meleca verde no terminal que corrói a área em volta. Para consertar o Game Gear basta ir trocando os capacitores por eletrolíticos comuns até que o aparelho volte a funcionar.

A troca dos capacitores da placa principal resolve a maioria dos problemas de imagem. Para o som recomendo trocar todos da plaquinha de som.
                       Materiais necessários
Ferro de solda 30W
Fluxo de solda
Capacitores eletrolíticos ( varia pra cada modelo do GG)
Álcool isopropílico
Estanho : de preferência marca “Best “
 Comprei os capacitores pela internet no site abaixo www.sotudo.com.br/vitrine/c/TVRrMw==/Capacitor
Lembrando que os capacitores tem uma voltagem mínima , a maioria é de 6,3v , mas encontrei de 35v , confirme na tabela abaixo os valores :
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Kcbhah

                                                             O Aparelho
 Existem vários modelos de Game Gear , nesse primeiro momento vou falar apenas do modelo da Sega americano “VA1” , que foi o primeiro que eu consertei , assim que eu for reparando outros modelos postarei fotos .
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! 14aa989

Reparando
Este tipo de capacitor é polarizado, ou seja, ele tem uma posição certa para ser soldado. Ao retirar o antigo capacitor, veja onde o símbolo (+) se encontra na placa, e solde o novo capacitor na mesma posição, se não achar o (+), raspe um pouco da cola, que o símbolo estará por baixo, ou se guie pelo antigo capacitor.
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! 64fiqg

Os capacitores antigos além de soldados na placa,estão deitados e colados, então antes de retirar o capacitor antigo com o soldador, você deve pegar uma pinça, ou uma chave de fenda bem fina, e levantar com cuidado, até que se perceba que a cola soltou, só depois disso, você deverá usar o soldador. Aconselho a soltar primeiro uma perna, e depois a outra, fica bem mais fácil.
Outro problema, é que na hora de comprar os capacitores, peça o menor tamanho possível, o Game Gear possui um tamanho reduzido para acomodar seus componentes. O ideal é antes de soldar o novo capacitor, medir mais ou menos como ele vai ficar na placa, aí é só soldar, e depois deitar ele para que fique bem alojado.

Comecei o trabalho por volta de meia noite , queria trabalhar em silêncio , e por volta das 02 hs da manhã e algumas pontas de dedos queimados terminei o trabalho . As fotos não ficaram muito boas , mas dá pra ter uma noção .Estou com pouco tempo disponível , mas queria compartilhar com o pessoal do fórum essas informações . Assim que tiver mais tempo disponível vou adicionando informações e corrigindo alguma coisa do tópico .

Game Gear com capacitores originais :
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! T86m28

Após duas horas e algumas pontas de dedos queimadas :
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Ezlkx

[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Lxsaa

resultado final - desculpe a qualidade das fotos - nos próximos vou tentar melhorar -
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! 710em9

[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! 33yjjtf


   CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Não é um trabalho muito difícil , basta ter paciência e concentração , no meu caso treinei e pesquisei vários tópicos técnicas de soldagem e dessoldagem ;
- Atente pra voltagem dos capacitores , se não encontrar a correta utilize volores acima , lembrando que quanto maior o valor maior o capacitor e depois ficará difícil fechar a carcaça;
- se for comprar Game Gear pelo mercado livre cuidado com vendedores que falam não saber se foi aberto , na maioria já foi e não falam pra não perder a venda . Comprei 7 e deles 4 já tinham sido aberto e dois inclusive já tinha sido trocado os capacitores ( bem mal feito por sinal ) .
- Essa foi minha primeira troca de capacitores , assim que eu for tendo tempo de trocar mais eu compartilho os resultados aqui no fórum ;
- Nesse fórum eu reuni informações pessoais e de pesquisas da internet conforme links abaixo ;
- Espero que gostem , valew galera .

links relacionados :
http://members.optusnet.com.au/eviltim/ggrgb/ggrepair.html
http://rigues.badcoffee.info/2010/11/07/ressuscitando-um-gamegear/
http://www.sega-brasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=4043
http://gameplayerspecial.com/2012/06/13/game-gear-e-a-solucao-para-os-capacitores/
http://www.pakequis.com.br/2009/01/consertando-o-velho-problema-dos.html
http://www.seganet.com.br/index.php?showtopic=45301&page=2


Última edição por tardino em Sex 23 maio 2014, 9:13 pm, editado 1 vez(es)
tardino
tardino
Moderador
Moderador

Avisos :
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Right_bar_bleue

Mensagens : 554
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 44
Localização : Ubatuba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Empty Re: [GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!!

Mensagem por tiagao_extremo Sex 23 maio 2014, 7:59 pm

Muito legal Tardino para quem for encarar uma missão dessas. Very Happy
tiagao_extremo
tiagao_extremo
Master User
Master User

Avisos :
[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[GameGear] Tutorial de Reparação um Game Gear !!! Right_bar_bleue

Mensagens : 2540
Data de inscrição : 12/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos